![]() |
crédito da foto - Fabio Piva / Red Bull Content Pool |
• Atleta da Equipe Caloi Henrique Avancini Racing ficou com o 12ª lugar na prova disputada domingo passado e acredita que mudança no circuito favorece seu estilo de pilotagem; entrar no TOP 10 é o objetivo do campeão brasileiro do XCO
• Sabrina Oliveira e Eiki Leoncio, companheiros de equipe de Ulan, também gostaram das mudanças na pista
Nesta sexta-feira (11), as disputas voltam com as provas oficiais da 2ª etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike, competição que mais uma vez será disputada na cidade de Araxá, interior de Minas Gerais. Na quarta-feira a nova pista foi aberta para treino, quando os atletas puderam conhecer o percurso.
No final de semana passado, na abertura da temporada 2025 da Copa do Mundo de MTB, o Brasil fez história com três atletas no Top 15 da categoria Elite na prova do Cross Country Olímpico (XCO). Feito inédito na história do ciclismo brasileiro!
Ulan Galinski, que terminou na 12ª colocação na prova do Cross Country Olímpico, está animado com o novo circuito. O atleta da Equipe Caloi Henrique Avancini Racing quer bater um novo recorde pessoal nesses próximos dias, com o objetivo de entrar agora no Top 10. Ulan competirá na sexta-feira a prova do Short Track (XCC) e no sábado a disputa do XCO.
“Está um circuito bem diferente do que foi na primeira etapa. Um circuito mais físico, com subidas duras e mais constantes, um pouco menos técnico. Acredito que continua sendo um circuito veloz, mas onde a velocidade média será um pouco mais baixa do que na primeira etapa. Acredito também que a dinâmica de prova será diferente, os grupos vão andar mais separados, não acredito que estejam em disputa com um grupo tão grande como na primeira prova. É um circuito que analisando as minhas características, eu prefiro em relação à primeira etapa, e isso sem dúvidas me deixa muito empolgado. Tive meu melhor resultado em Copas do Mundo, que foi a 12ª colocação, sprintando pelo Top 10 na última volta. E isso mostra que a gente vem caminhando em uma boa direção, conseguindo degrau a degrau, crescer no cenário mundial, e é muito gratificante poder fazer isso no Brasil, ao lado de toda a torcida. Sem dúvida perceber a alegria que eu consegui transmitir através do meu resultado na 1ª etapa da Copa do Mundo me motiva ainda mais para a 2ª etapa. Quero poder compartilhar essa alegria com todo o povo brasileiro mais uma vez, então eu vou em busca de conseguir um resultado ainda melhor agora”, diz Ulan.
Sabrina Oliveira, companheira de Ulan na Equipe Caloi Henrique Avancini Racing, também gostou das mudanças na pista. A atleta, que está em seu primeiro ano correndo na Elite do mountain bike, espera aprender ainda mais com a disputa do Cross Country Olímpico que ocorrerá no sábado.
"A pista de Araxá para a 2ª etapa teve mudanças bem significativas em relação ao trajeto da semana anterior, e isso a deixou mais dura e física, mesmo mantendo aproximadamente a quilometragem da 1ª etapa e também a parte divertida e técnica dos saltos. Acredito que posso fazer um resultado mais expressivo agora, conseguindo me impor mais na pista. Quero aproveitar essa nova oportunidade para aprender mais com o pelotão", explica Sabrina.
Eiki Leoncio, atleta Sub-23 da Equipe Caloi Henrique Avancini Racing, disputará as provas do Short Track e Cross Country Olímpico da sua categoria. Eiki foi outro atleta brasileiro que aprovou as mudanças no circuito.
“Gostei muito mais de como ficou a pista para essa 2ª etapa. Ela está um pouco mais física, um pouco menos técnica e algumas partes dos saltos ficaram ainda mais rápidas. A subida ficou mais constante, contando com uma parte dela que ficou bem técnica no final do Rock Garden, e a descida foi literalmente invertida. Aquele trecho de 180 graus nas raízes, que era subida, agora é descida, e ficou realmente difícil, foi um trecho que a galera parou bastante nos treinos. De resto, não vi muitos atletas parados. O percurso já está conhecido, a galera está andando muito rápido, então vai ser uma pista muito rápida e dura. A volta continua bem rápida em termos de tempo também, teremos assim velocidade média alta e muita força. Desta forma, eu acredito que o pelotão na prova da Sub-23 e da Elite vai ser menor”.
Na sexta-feira ocorrerão as provas do Short Track (XCC) em Araxá. Tanto da categoria feminina, quanto da masculina Elite, assim como da Sub-23. Já no sábado será a vez das corridas do XCO. São 205 atletas de 28 países – de todos os Continentes – disputando os lugares mais altos da Copa do Mundo de MTB em Araxá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário