MENU LAPA BIKE

Páginas

segunda-feira, 3 de março de 2025

Henrique Avancini competirá em 2025 pela equipe Factor Racing







Bicampeão mundial no mountain bike, atleta brasileiro retorna ao cenário de competições agora em outra modalidade, no ciclismo de estrada




Maior nome da história do ciclismo brasileiro, Henrique Avancini está de volta às competições! O atleta, que havia anunciado aposentadoria em agosto de 2023 após conquistar o bicampeonato mundial de maratona no mountain bike, competirá em 2025 pela equipe Factor Racing no ciclismo de estrada.

A reviravolta na carreira ocorre para que Avancini realize um sonho de criança. Há mais de um ano sem competir profissionalmente, ele está animado com a nova fase.

"Começo agora um novo projeto, que nasce de um sonho muito antigo meu de competir na estrada. Esse era um sonho de infância que foi ficando cada vez mais de lado pelo desenvolvimento da minha carreira. No momento da minha aposentadoria, eu cheguei a conversar sobre esse último ponto não realizado da minha jornada com o meu treinador e depois com o meu pai. Na época, resolvi que eu precisaria de um tempo para avaliar se eu teria saúde, ânimo e energia para tentar realizar essa empreitada. Então, em meados de 2024 foi quando eu comecei realmente a considerar a possibilidade, a falar com algumas equipes. O meu grande objetivo seria competir em algumas grandes provas que eu tenho desejo e para isso eu teria que integrar uma grande equipe - alguma com licença World Tour ou Pro Tour. A minha ambição nesse projeto era inicialmente bem pequena, o que eu buscava era a oportunidade de competir essas grandes provas, e no desenrolar de toda a negociação surgiu uma oportunidade de integrar um projeto de uma equipe que está passando por uma grande mudança, uma equipe de nível Continental Europa e que está sendo reformulada. É um projeto ambicioso e que eu teria a oportunidade de me desenvolver mais com um papel talvez de destaque. Após ponderar, após pensar muito, eu tomei essa decisão, de integrar a equipe Factor Racing" comenta o atleta.

Só que competir como atleta profissional nas grandes provas mundiais do ciclismo de estrada não será o único sonho que Henrique Avancini realizará em 2025. Há 11 anos Avancini fundou sua equipe de mountain bike, e a Caloi Henrique Avancini Racing segue como fundamental em sua caminhada, buscando voos ainda mais altos.
 
Principal projeto do ciclismo brasileiro, a Equipe Caloi Henrique Avancini Racing se destacou no cenário brasileiro em 2024 com grandes conquistas nacionais e até feitos internacionais. Avancini ocupa o cargo de General Manager em seu time de MTB e estará agindo nos bastidores em cada detalhe mesmo tendo que se dividir agora como atleta profissional novamente.
 
"Acredito que de tudo que eu tenha feito na minha carreira, competir na estrada é o projeto mais motivado por uma vontade pessoal do que qualquer outro, e eu não quis deixar passar a oportunidade. Hoje eu sou cerca de 10 anos mais velho do que a média do pelotão profissional, portanto, não tenho muito tempo hábil de carreira para competir em alto nível, mas era algo que eu queria ter experiência, ter a vivência e completar minha bucket list. Mas para realizar isso eu deixei viva a condição de não interromper outros projetos, principalmente a Caloi Henrique Avancini Racing. Essa foi a condição que eu trouxe nas negociações, que o meu papel nos outros projetos não fosse interferido e que eu pudesse perseguir o meu sonho pessoal sem me esquivar das responsabilidades que eu mesmo criei pra mim".

Avancini viajou na semana passada para a Europa. O momento que está por vir são de treinos e ajustes com o time Factor Racing. As primeiras competições ocorrem também já nesse mês de março. 

"Começo o ano fazendo algumas provas de nível Continental. E após o mês de março eu pretendo retornar ao Brasil para seguir com minha preparação, voltando a competir no final do primeiro semestre. É um projeto que tem me chamado bastante atenção, tem me animado bastante, e agora eu começo uma fase de adaptação, de entender quais são as reais possibilidades. Meu objetivo é ter um primeiro semestre que vai ser o meu período de teste, de avaliação, principalmente de autoavaliação, para então traçar meus próximos passos, meus próximos objetivos”, explica o atleta, que completa:

“Sobre a composição do time, me animou muito trabalhar com uma marca nova, a Factor, principalmente com o histórico que eles têm de serem tão voltados para competição. É uma marca que nasceu da alta tecnologia, de alta performance, então é um background um pouco diferente e o time em si me interessou por ser um time talentoso, bastante jovem, o que gera um ambiente onde eu vou poder ensinar bastante coisa e aprender muito também. E acho que essa situação tem me motivado e renovado. Eu comecei a treinar de forma estruturada em dezembro e a preparação tem sido boa, até muito surpreendente para mim. Mesmo compatibilizando com outros trabalhos, eu consegui me dedicar bastante. Foi desafiador acordar às quatro da manhã, sair às cinco e meia pra treinar, fazer sessões extremamente exigentes, e logo depois já ter que continuar trabalhando envolvido com outras coisas. Mas foi também muito satisfatório poder me preparar em silêncio, sem estar envolvido com nenhuma expectativa, até porque eu queria principalmente concretizar toda a parte contratual antes de divulgar qualquer coisa para que não gerasse nenhuma expectativa em quem me acompanha e gostaria que eu voltasse a competir. Agora é uma realidade, e estou feliz de me dar essa chance”.

“Com um forte histórico de desenvolvimento de campeões, nosso objetivo permanece o mesmo: nutrir jovens talentos, dar-lhes oportunidades e ajudá-los a alcançar o próximo nível nas corridas. Estou especialmente orgulhoso do elenco que montamos para 2025, com destaque para a chegada de Henrique Avancini. Tê-lo na equipe é uma honra e um avanço significativo para o nosso programa. As suas ambições claras alinham-se com a nossa visão e, se conseguirmos alcançá-las juntos, estou confiante de que estamos no caminho certo”, finaliza Jost Zevnik, gerente geral da Factor Racing, equipe que terá sua base em Kranj, na Eslovênia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário