MENU LAPA BIKE

Páginas

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Squadra Oggi apresenta formação 2025 com aposta na renovação


Com nomes conhecidos e atletas em ascensão, equipe oficial da Oggi Bikes busca equilíbrio entre experiência e juventude para conquistar resultados em competições nacionais e internacionais


A Squadra Oggi, time oficial de mountain biking (MTB) da Oggi Bikes, acaba de anunciar oficialmente sua formação para a próxima temporada. A apresentação vai acontecer na primeira etapa do Circuito Nicolas Machado, competição que será realizada nos dias 22 e 23 de fevereiro na cidade mineira de Patrocínio. Com seus novos atletas, a equipe tem uma missão que vai além de vencer: estar cada vez mais próxima do público.



“A ideia por trás dessa renovação foi buscar novos atletas, principalmente regionais, para fortalecer nosso trabalho no cenário local. Queremos ciclistas que estejam mais próximos dos lojistas, do público e dos amantes da bicicleta, assim como eu. Essa mudança tem como objetivo criar uma conexão maior com a comunidade, mostrando que o ciclismo vai além das competições e faz parte do dia a dia de muitas pessoas”, afirmou Edu Marcondes, gestor da Squadra Oggi. 




Além da experiente Raiza Goulão – uma das atletas mais vencedoras do Brasil, com participação no Cross-Country Olímpico (XCO) nos Jogos do Rio (2016) e de Paris (2024) –, a equipe apostou em uma formação diversificada, aliando experiência a jovens promessas, incluindo talentos das categorias de base.


"Acho fundamental ter atletas de elite e em formação, pois essa convivência permite que os mais novos aprendam com os experientes e que possamos compartilhar nossas vivências. Fiquei feliz em ver que a Oggi está trazendo essa nova identidade para a equipe.", afirmou Raiza. 


Raiza Goulão - Em constante evolução

Não há como negar que a goiana Raiza Goulão, de 33 anos, é uma das atletas da Elite do MTB mais vencedoras do Brasil. Dentre incontáveis vitórias, ela já conquistou três títulos Pan-Americanos, um título na geral da Copa Internacional de MTB (CIMTB), Campeonatos Brasileiros de Short-Track (XCC), vitórias no Brasil Ride, um brasileiro de Cross-Country Maratona. Além disso, ela acumula nada menos que seis títulos brasileiros de Cross-Country Olímpico (XCO), inclusive o de 2024. Segundo ela, defender sua camisa de campeã brasileira é um dos principais objetivos para o ano que está começando:



“O foco desta temporada é fazer o melhor possível em relação ao que foi feito em 2024. Então, é um ano em que quero melhorar minha performance, meus resultados, voltar para o top 30 do ranking mundial, defender minha camisa de campeã brasileira e conquistar resultados expressivos nas copas do mundo, além de me aventurar em algumas provas de maratona”, revelou. 


Para isso, ela modificou alguns aspectos na preparação e na logística, com as duas vitórias conquistadas na Internacional Cup Chile 2025 serviram como um bom presságio para o ano. 


Luiz Miguel Honório - De olho no XCM

Com 26 anos e natural de Maria da Fé, Minas Gerais, o atleta Luiz Miguel Honório conquistou, nos últimos anos, um papel de destaque em competições de Maratona (XCM), tanto no Brasil quanto no exterior.



Vice-campeão brasileiro da modalidade em 2022, o especialista na modalidade coleciona resultados importantes, como a vitória no Brasil Ride Espinhaço em 2023 e duas vitórias no Trans Andes Challenge, uma das ultramaratonas mais destacadas do continente. 


Em 2025, Luiz deve focar seus esforços no Campeonato Nacional de XCM na Elite, no Panamericano de XCM e também no Mundial da modalidade, que acontece no dia 6 de setembro em Valais, na Suíça. Mesmo assim, o jovem atleta aposta na versatilidade para seguir evoluindo – inclusive, o Campeonato Brasileiro de Cross-Country Olímpico (XCO) também está em sua mira:


“Embora meu foco principal seja o XCM, o XCO é uma modalidade complementar e, ultimamente, tenho me dedicado a ambos. Venho me preparando intensamente para me destacar como um dos melhores pilotos do Brasil também no olímpico”, afirmou o atleta. 


Iara Caetano - Especialista em Eliminator aposta na versatilidade

Nascida em Frei Inocêncio, Minas Gerais, a atleta Iara Caetano, de 22 anos, ganhou destaque recentemente graças ao seu desempenho no Cross-Country Eliminator (XCE) – na prova curta, ela coleciona dois títulos brasileiros e dois Panamericanos, além de pódios na Copa do Mundo e uma grande participação no Campeonato Mundial da modalidade. De quebra, ela ainda é bicampeã mineira de Cross-Country Olímpico (XCO) e possui até títulos de downhill. 



Com tanta versatilidade, Iara já têm as provas olímpicas e de Short-Track em seu radar. Além disso, ela foca no tricampeonato brasileiro, no Pan-Americano de XCE, no pódio do Campeonato Brasileiro de Short-Track e também nas disputas de cross-country olímpico e com as elétricas.


“Venho treinando para melhorar meu desempenho no XCO e no XCC. Comecei minha carreira no segundo ano de sub-23 e, desde então, trabalho para evoluir de forma sólida para alcançar melhores resultados. Este ano é minha estreia na Elite e, desde o ano passado, venho me comportando nas pistas como tal. Estou bem animada para essa temporada”, afirmou Iara.


Netto Lobo  - O Especialista em XCO que brilha nas maratonas

A Bahia é um grande celeiro de atletas de MTB no Brasil, e o piloto Flávio de Jesus Lobo Neto, conhecido como Netto Lobo, é mais uma prova disso. Nascido em Feira de Santana e com 26 anos, o rider da Elite, especialista em Cross-Country Olímpico, conquistou o Campeonato Baiano da modalidade no ano passado.



Mas, apostando na versatilidade, ele também se destaca em maratonas, com resultados como um bronze no Brasileiro de Maratona e um pódio no Brasil Ride, além de figurar em segundo no ranking nacional da modalidade.


“Ultimamente, tenho competido em algumas maratonas, mas meu foco principal é o XCO. Tenho atuado mais no cenário do XCO e do Short-Track, com algumas maratonas clássicas, onde vou lá e bato o martelo. Isso tem sido um diferencial”, explicou o piloto, revelando seus principais objetivos para a temporada:


“Quero buscar a camisa de campeão brasileiro de Marathon e também estar entre os três melhores no Campeonato Brasileiro de XCO. É um objetivo pelo qual já venho trabalhando e, agora, com essa parceria com a Squadra Oggi, temos grandes chances de conquistar esse feito”, complementou o atleta. 


Segundo ele, o segredo para brilhar nas maratonas está justamente no treinamento do Cross-Country Olímpico, que é mais intenso e ajuda o piloto nos momentos mais críticos da prova, como nas subidas mais duras e nos ataques.


Matheus Ribeiro e Silva - Estrela em ascensão

A formação de talentos está no DNA da Squadra Oggi, que já revelou grandes atletas no passado. Agora, com a contratação de Matheus Ribeiro, de 13 anos e com resultados promissores, a equipe retoma essa vocação.



Ao longo de sua carreira, ele já foi Campeão Brasileiro de Cross-Country Olímpico (XCO) em 2024, campeão geral da Copa Internacional de Mountain Bike 2024, bicampeão goiano de XCO em 2023 e 2024, bicampeão da Taça Brasil em etapas em Goiânia e Campeão Goiano de resistência (estrada) em 2023.


Para chegar onde chegou, o rider natural de Goiatuba, Goiás, já encarou diversos desafios, provando que a vida de atleta não é fácil, mas que a superação vale a pena:


“Comecei a pedalar muito novo, então um dos meus principais desafios eram os treinos diários e também as competições onde corria contra atletas de categoria acima da minha. Sempre foi meu sonho chegar onde cheguei, e a Oggi é a primeira equipe a me dar a oportunidade de apresentar o meu trabalho. Tenho certeza de que juntos vamos conquistar vários títulos importantes”, afirmou o jovem atleta.


Para 2025, o foco de Matheus está nas provas regionais, mas também no Campeonato Pan-Americano de XCO, no Brasileiro de XCO e na Copa Internacional de MTB (CIMTB), disputas nas quais ele buscará o lugar mais alto do pódio.


Edu Marcondes - Gestor da equipe e atleta da Master 

Como anunciado há algumas semanas, Edu Marcondes assumiu a gestão da Squadra Oggi. Agora com 40 anos, o mineiro segue participando de competições de Cross-Country Olímpico na categoria Master, com o objetivo de estar sempre junto de seus atletas:



Segundo Edu, a integração entre atletas experientes e jovens traz vantagens para o time, com os veteranos oferecendo conhecimento técnico, estratégia e maturidade, enquanto os jovens contribuem com energia, desejo de evolução e novas perspectivas.


“Ao ter atletas em diferentes níveis e regiões, conseguimos estar mais presentes no cenário do ciclismo, desde as grandes competições até os eventos locais. Nosso objetivo é não só competir, mas também aproximar o público do esporte, compartilhando conhecimento sobre o dia a dia dos atletas e sobre a nossa marca”, finalizou.


Para saber mais, acompanhe a Squadra Oggi nas redes sociais




Crédito das fotos: Alemão Silva / @alemaosilvafoto


Nenhum comentário:

Postar um comentário