Ciclistas movimentaram a Vila Bike de Pirenópolis na véspera da primeira etapa(Gabriel Heusi/Sertões)
Trilhas da histórica cidade goiana vão definir, de sexta (27) a domingo, os campeões da primeira edição do campeonato de mountain bike maratona (XCM), nas bicicletas convencionais e com assistência elétrica
Hora de pedalar por um paraíso das trilhas para conhecer os campeões da primeira edição do Sertões MTB Cup, a mais nova competição de Mountain Bike Maratona (XCM) do país. Ciclistas de 13 estados e do Distrito Federal abrem, nesta sexta-feira (27), o Sertões MTB Pirenópolis. Pela frente, 27 quilômetros, com 850m de variação altimétrica, que prometem exigir resistência e habilidade para definir os primeiros a usar a camisa de líder nas 21 categorias da Pro (bikes convencionais) e E-Bikes (com assistência de um motor elétrico).
O calor e o tempo seco prometem ser um desafio a mais em um terreno bem diferente dos encontrados no Sertões MTB Mantiqueira (Campos do Jordão) e no Sertões MTB Ibitipoca (Lima Duarte). Em formato de contrarrelógio individual, a primeira etapa desfia os inscritos com a subida do Morro do Frota, um dos cartões-postais da histórica cidade goiana e uma longa e técnica descida de pedras. Nesta quinta-feira, os atletas fizeram o reconhecimento do percurso e tiveram uma ideia do que os espera a partir das 9h.
A promessa é de três dias de prova ainda mais técnicos que os de 2023, quando "Piri" recebeu pela primeira vez o Sertões MTB. E com novidades interessantes. Orgulho da cidade e hoje a principal ciclista do país, Raíza Goulão vai competir na E-Bike Feminino Elite, em que as mineiras Isabella Ribeiro e Roberta Kelly Stopa duelam pelo título.
Depois de disputar os Jogos Olímpicos de Paris; o Mundial de XCO e conquistar mais um título brasileiro, a goiana Raiza vem da vigésima posição no Mundial de XCM, em Snowshoe Mountain, nos Estados Unidos, no último fim de semana, sempre com uma bicicleta convencional.
Para outra goiana acostumada a títulos, o Sertões MTB Pirenópolis terá gosto de estreia. Pentacampeã brasileira de Enduro (moto), Bárbara Neves compete pela primeira vez com uma E-Bike. Ela recebeu dicas importantes de um dos grandes nomes do pelotão da última etapa da Cup: Nataniel Giacomozzi, o Nata (E-Bike Masculino Elite).
Aspas
Nataniel Giacomozzi, E-Bike Masculino Elite
"Mais uma vez a ideia é me divertir. A promessa é de uma prova mais técnica e isso me favorece em relação aos ciclistas de cross-country. Andei no percurso da primeira etapa e a ideia é conseguir uma vantagem boa para batalhar com eles nos outros dois dias".
Albert Morgen, E-Bike Masculino Elite
"No ano passado cometi um erro e por isso não consegui brigar pela vitória. Depois de vencer na Mantiqueira e no Ibitipoca, espero agora completar o circuito".
Bárbara Neves, E-Bike Feminino
"É minha primeira prova com uma E-Bike e nas trilhas, estou acostumada a pedalar em estradão. Gostei do comportamento da bicicleta, ela copia muito as irregularidades, mas ainda estou descendo um pouco travada. Espero me sentir mais confortável ao longo dos dias".
Cadu Sachs, diretor técnico
"Procuramos fazer uma edição ainda mais técnica que a do ano passado, com muitas trilhas nos três dias de prova. A primeira etapa usa a base do percurso de 2023, mas com um trecho novo; subidas fortes e descidões de pedras".
Sertões MTB Pirenópolis
Primeira etapa (27/9)
PRO / E-BIKE: 27,8 km / 850m de variação altimétrica (Contrarrelógio individual)
Segunda etapa (28/9)
PRO / E-BIKE: 45 km / 1.203m de variação altimétrica
Terceira etapa (29/9)
PRO / E-BIKE: 38,5 km / 1.150m de variação altimétrica
Siga o Sertões MTB Cup nas redes sociais
Site: bike.sertoes.com.br
Instagram: @sertoes.bike
X: @SertoesOficial
Nenhum comentário:
Postar um comentário