MENU LAPA BIKE

Páginas

domingo, 23 de junho de 2024

CiMTB Poços de Caldas: Karen Olimpio confirma excelente fase e faz a dobradinha com vitória no XCO

 Com os resultados na terceira etapa da Copa Internacional de Mountain Bike, ciclista de Tiradentes (MG) radicada em Itaúna (MG) assume a liderança nas duas disputas da Super Elite feminina



Crédito: Ultrafotos/CiMTB

A etapa de Poços de Caldas da Copa Internacional de Mountain Bike, realizada no Parque do Cristo, foi praticamente perfeita para a ciclista Karen Olimpio. Melhor colocada do Brasil no ranking mundial da UCI (União Ciclística Internacional), ocupando a 30ª posição, Karen garantiu a dobradinha neste domingo (23). Após ter vencido na sexta-feira (21) o Short Track (XCC), nesta tarde ela liderou de ponta a ponta o Cross Country Olímpico (XCO), garantindo a vitória em 1h21min27.

Com o resultado, a ciclista assumiu a liderança em ambas as disputas da temporada de 2024 na Super Elite feminina. No Short Track, Karen Olimpio tem 88 pontos contra 80 de Isabella Lacerda. Na classificação geral, que soma os pontos do XCC com o XCO, Karen tem agora 198 pontos contra 192 da segunda colocada, que também é Isabella, a atual campeã das duas disputas após ter levado ambos troféus em 2023. Todas as campeãs e campeões da Super Elite na história da CiMTB estão disponíveis no link: https://cimtb.com.br/hall-da-fama/.

Logo no início da prova Karen Olimpio impôs um ritmo forte e já ao término da primeira volta conseguiu escapar das concorrentes. Aos poucos, foi construindo sua vantagem, até completar as 6 voltas com folga de 3min51 para a vice-campeã, Isabella Lacerda. O top 5 da etapa teve ainda Yarela Obando (CHI), Iara Caetano e Luiza Cocuzzi. Completaram o pódio as atletas Liege Silva Walter, Carolina Ferreira, Danielle Moraes, Gabriela Ferolla e Jacksiane Polidorio.

"Desde o momento em que conheci a pista de Poços de Caldas eu curti demais o circuito. Ele é bem natural e exige do atleta saber contornar bem a primeira parte, porque exigia pilotagem, enquanto a segunda metade é bem física.Treinei bem quando cheguei aqui e consegui traçar bem minha estratégia", comentou Karen. "No fim da primeira volta vi que abri uma diferença e aí fui abrindo até o final. Mesmo com a folga, eu sabia que não podia deixar o ritmo cair. Contente por ganhar XCC e XCO. Pontos importantes no ranking mundial, para chegar bem nas provas internacionais que vêem pela frente", comemorou Karen, que somou mais 70 pontos no ranking UCI neste fim de semana.

Embora tenha perdido a camisa de líder, Isabella Lacerda encontrou motivos para comemorar a segunda colocação do dia no Parque do Cristo. "Prova de superação. Quem me acompanha sabe. Lutei contra eu mesma, tentando entregar meu melhor e o resultado é consequência. Não ganhei, mas saio de Poços feliz com a segunda posição. Alinhei sem colocar pressão em mim, apenas entregar meu melhor. Deixei a bike fluir até cruzar a linha de chegada", afirmou Isabella.. 

UCI Junior Series
A etapa de Poços de Caldas da CiMTB teve um tempero especial, ao sediar uma das etapas do calendário mundial da UCI Junior Series. Ao todo, são 36 provas durante a temporada de 2024 com essa classificação, sendo apenas cinco delas realizadas na América do Sul. E a campeã foi uma estrangeira, a ciclista Florencia Rojo, a Pupi. Ela concluiu 4 voltas em 56min17, ficando pouco mais de 4 minutos à frente de Nina Carvalho. Completaram o top 5 da categoria as atletas Samara Rodrigues, Anna Vitoria Vieira e Lauriany Neves.

"A pista de Poços de Caldas tem uma trilha muito técnica e também muito física. Gostei muito de competir aqui. Fui melhorando meu desempenho a cada volta, porque na verdade o circuito exigia demais. A cidade é linda e o Parque do Cristo é repleto de atividades acontecendo, ou seja, uma experiência rica que pude ter aqui", disse Pupi. "O Parque do Cristo lembra muito o Parque San Cristóbal. Um lugar muito gostoso de visitar", concluiu a campeã da categoria Júnior. 

Demais categorias femininas
Outras sete categorias tiveram as campeãs da etapa de Poços de Caldas definidas na tarde deste domingo: Iara Caetano (Sub-23), Ana Laura Ferreira (Sub-17), Hani Rodrigues (Sub-15), Livia Pellizzari (Sub-12), Raphaella Pelaquim (Sub-40), Franciele Regina (Sub-50) e Renata Couto (Over-50).
Apoiadores e patrocinadores
Para a realização da terceira etapa de 2024 da CiMTB, a organização conta com os apoios locais da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, através da Secretaria de Esportes, Parque do Cristo (Citur), Associação de Ciclistas de Poços de Caldas, Cervejaria Gonçalves, Flux Internet Club, 20Buscar, Stock Farma e Poços de Caldas Convention & Visitors Bureau - Descubra Poços de Caldas. Entre os patrocinadores, estão a CBMM (Cota Apresenta), além de SRAM, La Maglia, Scott, Setta e Bem Brasil (Cota Bronze).

A história da CiMTB
A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024.

Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis, já em 2024 organizou a etapa de Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.

Mais informações sobre a CiMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_oficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário