Crédito: Ultrafotos/CiMTB
O Parque do Cristo, tradicional ponto turístico de Poços de Caldas recebeu nesta sexta-feira (21) o primeiro dia de provas da Copa Internacional de Mountain Bike. O principal evento da modalidade na América Latina faz nesta semana sua estreia no município do Sul de Minas Gerais, o 21º distinto a receber o evento. Nas duas principais provas do dia, Super Elite Feminina e Masculina do Short Track, vitórias de Karen Olimpio e José Gabriel Marques.
Outra seis disputas foram realizadas antes das Super Elites, coroando como demais campeões do Short Track (XCC) os seguintes atletas: Florencia Monsalvez (Open Feminina), Juarez Machado (E-MTB), Daniel Zoia (Máster), Vinicius Lacerda (Cadete), Leonardo Bernardes (Teen) e Henrique Bravo (Júnior).
Super Elite Feminina
A disputa entre as mulheres teve um começo com Iara Caetano atacando nas duas primeiras voltas, até ser neutralizada pelas concorrentes. Após cerca de metade da corrida, Karen Olimpio fez um ataque certeiro e não deu chances para as rivais, vencendo com mais de 1 minuto de folga para a vice-campeã, Luiza Cocuzzi. O top 5 teve ainda a chilena Yarela Obando, seguida de Isabella Lacerda e Iara Caetano.
"Imenso prazer de competir aqui em Poços de Caldas. Primeira vez que venho para pedalar na cidade e o lugar é fenomenal. É aquilo que temos em Minas Gerais, muitas montanhas e visuais lindos. Sabia que a disputa seria intensa, pelo fato de o circuito ser rápido. Exigia você acertar muito bem as linhas. Fiz uma boa preparação para esta temporada", disse Karen. "Analisei nas primeiras voltas as adversárias e por volta do sétimo minuto apertei o ritmo. Consegui me distanciar nas voltas seguintes, algo que eu gosto de fazer quando estou me sentindo bem. Saber que a estratégia deu certo me deixa bastante feliz, ainda mais pelo resultado alcançado", finalizou.
Super Elite Masculina
Entre os homens, foi apenas nos minutos finais da prova, com três voltas para o fim, que o ciclista vencedor, José Gabriel Marques, conseguiu se destacar. Zé Gabriel também cruzou a linha de chegada com uma boa folga para seus rivais, quase 40 segundos à frente do vice-campeão, Luiz Cocuzzi. O pódio da disputa teve ainda o chileno Nicolas Delich, Nicolas Machado e Rodrigo Silva Rosa.
"Agradeço a torcida de todos que me apoiaram aqui. Uma pista que eu ajudei a reconstruir, já que sou aqui de Poços de Caldas. Finalmente poder competir aqui, é algo de outro nível. Para mim, ainda está caindo a ficha", contou Zé Gabriel. "Eu cheguei aqui após ter alguns probleminhas de saúde, então queria testar como estaria o corpo. Precisava me reencontrar e nada melhor do que voltar à montanha que me criou, nessa altitude de mais de 1.600 metros. Foi realmente fantástico", completou o campeão do dia.
Top 5 do Short Track Elite Feminina
1 - Karen Olimpio - 22min13
2 - Luiza Cocuzzi - 23min37
3 - Yarela Obando (CHI) - 23min28
4 - Isabella Lacerda - 23min29
5 - Iara Caetano - 24min05
Top 5 do Short Track Elite Masculina
1 - José Gabriel Marques - 23min44
2 - Luiz Cozuzzi - 24min21
3 - Nicolas Delich (CHI) - 24min24
4 - Nicolas Machado - 24min32
5 - Rodrigo Silva Rosa - 24min34
Programação sábado e domingo
No sábado (22), a ação começa mais cedo, às 8h20, com as três disputas das bike elétricas no Cross Country Olímpico (XCO), seguidas das categorias de base masculinas do XCO (UCI Junior Series, Sub-17, Sub-15 e Sub-12) a partir de 10h20. A terceira largada do dia será às 14h, quando centenas de ciclistas competirão na tradicional prova da Maratona, em 17 categorias: E-MTB Young e Sênior Masculina, E-MTB feminina, Ultra, Expert, Cadete, Master, Segurança Pública, Veterano, Peso Pesado, PCD, DUPLAS, Open Feminina, Sênior Feminina, Turismo.
O terceiro e último dia tem como atração a Mirim e mais quatro largadas do Cross Country Olímpico: a primeira, às 8h, com as categorias masculinas Sub-55, ULTRA, Sub-60, Sub-65, Over-65; a segunda será às 10h, com as categorias masculinas Sub-30, Sub-35, Sub-40, Sub-45, Sub-50; a terceira é a largada exclusiva feminina, às 12h, com as categorias Super ELITE (Elite + Sub23), UCI Junior Series, Sub-17, Sub-15, Sub-40, Sub-50, Over-50, Sub-12); por fim, às 14h, a última largada da competição, com a Super Elite masculina (Elite + Sub-23).
A única novidade em termos de programação está no horário da categoria Mirim, na manhã de domingo. Geralmente às 11h30, a disputa dos pequenos teve que ser alterada para às 9h, para se ajustar a logística das atrações do Parque do Cristo.
Agenda de shows
Ao todo, seis shows musicais serão realizados no Parque do Cristo durante os três dias de evento, uma tradição em todas as etapas da Copa Internacional de Mountain Bike. As bandas que se apresentaram no primeiro dia foram: The Bartos e Sá Gabriel e Deivid Santos. Neste sábado, mais três apresentações: Flávia Jorge e Raoni Loran, às 15h, no Palco Café; Banda Harmônica, às 17h, na Rampa do Cristo; e Helena Daher & Pedro Soares, às 18h30, no Mercado Cristo. Já no domingo, apenas a Ópera Rock Acústico se apresentará para o público, às 14h30, no Palco Café.
Apoiadores e patrocinadores
Para a realização da terceira etapa de 2024 da CiMTB, a organização conta com os apoios locais da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, através da Secretaria de Esportes, Parque do Cristo (Citur), Associação de Ciclistas de Poços de Caldas, Cervejaria Gonçalves, Flux Internet Club, 20Buscar, Stock Farma e Poços de Caldas Convention & Visitors Bureau - Descubra Poços de Caldas. Entre os patrocinadores, estão a CBMM (Cota Apresenta), além de SRAM, La Maglia, Scott, Setta e Bem Brasil (Cota Bronze).
As cidades na história da CiMTB
Ao todo, 20 cidades já foram sede da competição nesses quase 30 anos de história do evento. Araxá e Congonhas se destacam, tendo recebido o evento 21 e 18 vezes, até hoje. Carandaí recebeu a prova por 10 vezes, São Lourenço e São João Del-Rei já receberam a prova em quatro oportunidades, enquanto Santa Luzia, Ouro Branco, Barbacena e Taubaté foram sede do evento três vezes. Com duas edições, as cidades de Divinópolis, São Paulo, Ouro Preto, Petrópolis e Nova Lima. Betim, Juiz de Fora, Conselheiro Lafaiete, Socorro, Sauípe e São Roque receberam uma edição do evento, cada.
A história da CiMTB
A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024.
Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis, já em 2024 organizou a etapa de Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.
Mais informações sobre a CiMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_oficial
Nenhum comentário:
Postar um comentário