Disputa reunirá atletas de seis países e valerá pontos para o ranking olímpico. SporTV mostra as finais no domingo, ao vivo
Monster BMX Park Internacional
(André Vasconcelos)
O
BMX Freestyle Park será a atração neste fim de semana em São Paulo,
mais precisamente na cidade de Taubaté, no Vale do Paraíba. O motivo é a
disputa do Monster BMX Park Internacional, competição que valerá pontos
para o ranking qualificatório dos Jogos Olímpicos de Paris, no ano que
vem, além do ranking da União Ciclística Internacional – UCI. Serão 31
participantes no masculino e oito no feminino, que prometem fazer
bonito.
As provas serão na Pista de Esportes Radicais de Taubaté, no Parque Itaim, e a programação prevê os qualificatórios neste sábado, a partir das 11h20, ficando as finais para o domingo, a partir das 14h, com transmissão do Canal SporTV. O Monster BMX Park Internacional já faz história ao ser a primeira vez que um torneio terá uma premiação tão alta o feminino, totalizando R$ 15 mil, a mesma do masculino, além se ser a primeira vez que uma disputa delas terá transmissão ao vivo pela TV.
A caminhada rumo a Paris será bastante concorrida e, por isso, é fundamental conseguir bons resultados. Por isso, o Monster BMX Park Internacional conseguiu atrair competidores de seis países, todos atrás dos importantes pontos. Um dos principais nomes do evento é o brasileiro Gustavo “Bala Loka”, bronze no Pan de BMX m maio, no Paraguai. Recentemente, ele foi o primeiro brasileiro a chegar a uma final de Copa do Mundo terminando em nono lugar em Bruxelas na Bélgica.
“Para buscar a vaga, temos de estar entre os melhores e todas as competições são importantes. Depois de Taubaté teremos o pré-olímpico, o mundial e mais etapas da Copa do Mundo. É importante somar pontos e o objetivo é colocar o país entre os sete melhores do ranking para seguir firme na luta”, destaca o atleta. “Vou dar o meu melhor neste fim de semana para estar no pódio”, completa.
O BMX Freestyle Park, como o próprio nome indica, é praticado em espaços que simulem ruas que tenham corrimões, escadas e rampas, dos mais variados tipos. A competição segue as regras da UCI terá duas fases: Qualificação e Final, salvo exceções previstas em regulamento. Na Qualificação, os atletas farão duas voltas de 60 segundos e a pontuação será a soma das notas. Apenas os 12 mais bem colocados passarão para final. Na decisão, com ordem inversa para o drop, serão baterias de seis atletas e duas voltas de 60 segundos para cada, valendo a melhor volta.
São três juízes e um Head Judge no Corpo de Juízes, que levam em conta alguns pontos como Dificuldade (refere-se não só às manobras executadas, mas também à colocação das manobras no percurso e às combinações utilizadas), Altura (amplitude das manobras executadas), Flow, - Originalidade (truques e linhas) e versatilidade, Estilo, Progressão, Variedade de truques, Fator de risco, Recepções, Utilização de pista e Execução. A composição geral das voltas é mais importante, pois os juízes avaliam as sequências de manobras, a quantidade de risco na rotina e como o piloto usa o percurso.
A Monster BMX Park Internacional é uma realização da Esporte Multiplataforma, com patrocínio da Monster Energy, Pixbet, Torra e HD, além do apoio da Prefeitura de Taubaté. A supervisão técnica é da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).
A programação oficial é a seguinte:
Sábado, 29 de Julho
11h30 – 12h – Qualificação Mulheres Grupo 1
12h30 – 13h – Qualificação Mulheres Grupo 2
13h30-14h – Qualificação Homens Grupo 1
14h30 – 15h – Qualificação Homens Grupo 2
15h30 – 16h – Qualificação Homens Grupo 3
Domingo, 30 de Julho
14h – 14h45 – Competição Mulheres Final
14h50 – 15h35 – Competição Homens Final
15h35 – 15h45 – Cerimônia de Premiação
Nenhum comentário:
Postar um comentário