Wladimir Togumi/ Brasil Ride | Leandro Donizete segue com a camisa de líder das Américas |
Etapa final da ultramaratona acontece neste sábado (22), quando também será disputada a Maratona CMD
O tempo virou em Conceição do Mato Dentro (MG), porém foi o clima que saiu do calor intenso dos últimos dias e para uma fina garoa e temperatura na casa dos 18 graus durante todo o dia. Já na competição a coisa continuou quente, mas os resultados do cross country da Brasil Ride Espinhaço se repetiram do dia anterior, com o português Tiago Ferreira (DMT Racing by Marconi) vencendo a quarta e penúltima etapa, assim como havia feito em 2022. A prova de hoje (21) foi dedicada a um circuito de 6,2km e 212 metros de altimetria por volta, sendo 4 voltas na pista localizada no Parque Natural Municipal do Salão das Pedras.
“A estratégia era sair com tudo pois não tinha nada a perder. Tentei colocar logo de início um ritmo alto para tentar abrir alguma vantagem, mas o Luiz Honório se manteve na minha cola durante todas as voltas, defendendo a vantagem que ele tem na primeira colocação geral. Mantive o ritmo forte em todas as voltas. Não consegui abrir o tempo que eu precisava, mas saí bastante contente pela vitória na etapa”, disse Ferreira.
Apesar da primeira colocação no cross country, o português assume a vice-liderança da competição na geral de tempos acumulados após quatro etapas. Para ganhar o título do Espinhaço 2022, Tiago Ferreira precisa tirar a diferença de mais de 5 minutos acumulados para o líder da competição e atual camisa amarela Luiz Miguel Honório (Colli Bikes).
“A Brasil Ride sempre foi um sonho. Já competi em duplas, tive muitos problemas no passado, mas esse ano parece que está tudo indo muito bem. Sou um especialista em subidas e nessa prova o que não falta é subida. É uma honra brigar por essa camisa e foi defender até o último minuto, hoje perdi apenas 1 segundo no acumulado e amanhã será um dia decisivo”, falou Honório.
Leandro Donizete (Team Groove) chegou apenas na sétima colocação, mas mantém o terceiro lugar na geral com quase 3 minutos de vantagem para Carlos Olímpio (Colli Cells Team), que foi terceiro na etapa. Leandro vai para a última etapa vestindo a camisa branca de líder das Américas.
No Cross Country feminino, Marcella Toldi (Indaiatuba Ciclismo) continuou ampliando a sua vantagem e andou praticamente sozinha, venceu e colocou mais de 7 minutos sobre a segunda colocada Luiza Sousa (Chaoyang), que vem melhorando a cada dia, e está a menos de um minuto do pódio geral, numa disputa que deve acontecer apenas na última etapa contra Paula Gallan (Gefpel/ Dantas Bikes). Sabrina Gobbo foi a terceira no da e mantém a vice-liderança, vestindo a camisa de líder das américas.
As provas no Espinhaço
A Brasil Ride Espinhaço segue até sábado (22). Até lá, os atletas terão somado um total de 224 km de trilhas percorridas e 6.900 metros de altimetria acumulada. A prova faz parte do calendário e conta pontos para o ranking mundial da UCI - União Ciclística Internacional.
Top 5 das elites quarta etapa:
Solo Masculino
1- Tiago Ferreira - DMT Racing by Marconi - 1h02min54s
2 - Luiz Honorio - Colli Bikes - 1h02min55s
3 - Carlos Olimpio - Colli Cells Team - 1h04min11s
4 - Sherman Paiva - 4 Fun Bike Center - 1h04min36s
5 - Lukas Kaufmann - NTC - 1h04min51s
Solo Feminino
1- Marcella Toldi - Indaiatuba Ciclismo - 1h19min04s
2 - Luisa Souza - Chaoyang - 1h26min50s
3- Sabrina Gobbo 1h27min45s
4- Paula Gallan - Gefpel/ Dantas Bikes - 1h29min25s
5- Ana Panini - CM7/ SME Blumenau/ Scott - 1h29min49s
Todos os resultados você encontra em:
http://www.brasilride.com.br/
Transmissão ao vivo - A Brasil Ride Espinhaço contará com a exibição diária do programa Brasil Ride Stage News, agora no formato podcast, montado dentro na champion zone durante a chegada, contando todas as novidades do dia a dia da competição no município mineiro. Sempre próximo ao horário de chegada da prova, os amantes do esporte poderão se informar sobre o evento, nos canal do YouTube da Brasil Ride.
Próxima etapa
5ª ETAPA | 22/04/2023 | DISTRITO DE CÓRREGOS | 50,6 km | 1760 m
Maratona CMD
Amanhã, último dia do evento, acontece a Maratona CMD, uma prova única com percurso de 50,6 km e 1.760 m de altimetria acumulada na sua prova principal. Quem optar por um desafio menos intenso, pode se inscrever na categoria Tour, com 31,6 km de extensão e 700 m de desnível altimétrico, criada justamente para incentivar a prática de ciclismo aos iniciantes.
Reserva natural
Conceição do Mato Dentro integra os circuitos Estrada Real e Serra do Cipó, com enorme potencial turístico. Entre os atrativos naturais mais visitados, está a Cachoeira do Tabuleiro – a mais alta de Minas Gerais e a terceira do Brasil - com 273m de queda livre e eleita, por duas vezes consecutivas pelo Guia 4 Rodas, como a mais bela do Brasil.
Tal condição obteve reconhecimento em âmbito internacional, tendo sido declarada como reserva da Biosfera pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2005.
O evento acontece em Conceição do Mato Dentro e o ciclista passará por trilhas em quatro unidades de conservação Parque Natural Municipal Salão de Pedras, Parque Natural Municipal do Tabuleiro, Monumento Natural da Serra da Ferrugem e Parque Estadual Serra do Intendente. Essas são áreas de especial proteção, por suas singularidades paisagísticas e presença de fauna e flora raras, ameaçadas e de ocorrência restrita.
Patrocínio e apoio
A Brasil Ride Espinhaço tem os patrocínios da Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro, Anglo American, Specialized, Shimano, Continental, Unidas, Mitsubishi, Garmim, Squirt, HB, Red Bull. Conta ainda com os apoios da Full Gas, Spot, Thule e Instituto Brasil Ride.
Mais informações da Brasil Ride:
Site: www.brasilride.com.br
Facebook: www.facebook.com/BRASILRIDE
Instagram: www.instagram.com/brasilride
Nenhum comentário:
Postar um comentário