MENU LAPA BIKE

Páginas

sexta-feira, 14 de abril de 2023

Mesas e guidão de MTB - Quais são as tendências mais modernas? O cockpit das mountain bikes não é mais o mesmo. Confira o que mudou nos últimos anos e acerte na escolha para sua bike

 Afirmar que as mesas e os guidões de bicicleta passaram por uma enorme evolução nas últimas décadas não é surpresa para ninguém, e isso vale basicamente para qualquer modalidade do esporte com bicicletas.


Mas, quando olhamos a mountain bike, reparamos que esta mudança foi realmente muito grande, principalmente quando falamos nos ângulos e comprimentos dos componentes, algo que aconteceu em uma proporção muito menor em bikes de estrada, por exemplo. 


Mas, quando olhamos a mountain bike, reparamos que esta mudança foi realmente muito grande, principalmente quando falamos nos ângulos e comprimentos dos componentes, algo que aconteceu em uma proporção muito menor em bikes de estrada, por exemplo. 


Isso porque, apesar de terem evoluído enormemente nas últimas décadas, a geometria das bikes de estradas sofreu menos alterações, e o esporte também segue praticamente inalterado. 


Por outro lado, uma MTB dos anos 1990 era completamente diferente de uma atual, começando pelo tamanho das rodas, passando pelo curso da suspensão e terminando na geometria. Além disso, o esporte em si mudou bastante, ficando muito mais técnico e radical em todas as modalidades. 

Evolução na geometria da bike, evolução na geometria do cockpit 

Caixas de direção mais abertas, rodas maiores e centrais mais baixos são apenas algumas das mudanças mais importantes na geometria das bikes nos últimos anos. Além delas, o aumento do reach - distância horizontal entre o movimento central e o topo da caixa de direção - acabaram resultando em mudanças drásticas em dois componentes fundamentais para o controle da bike: a mesa e o guidão. 



As mesas, que antigamente eram longas para combinar com o reach curto, agora são bem menores, já que a bike em si ficou maior. Mas, além de casarem bem com a geometria moderna, mesas mais curtas permitem controlar a bike com mais precisão, principalmente em terrenos técnicos e altas velocidades.


Por isso, modelos como a Oxxy All Ride, indicada para bikes de trail, enduro e E-MTBs, possuem comprimento de 35mm ou de 50mm e 0° de inclinação, bem longe dos 110mm de algumas mesas de XC de alguns anos atrás. 


Mas, mesmo nas bicicletas de cross-country, muito mais voltadas para as subidas, a geometria também se modernizou bastante, e hoje vemos mesas como a Oxxy XC, que tem apenas 90mm de comprimento em sua versão mais longa - nela, o comprimento pode ser de 50, 60, 70, 80 ou 90mm, com inclinação positiva ou negativa de 7°.

Juntamente com as mesas e os quadros, os guidões das bikes também passaram por uma enorme revolução, com um desenho adaptado para trabalhar em conjunto com o restante do cockpit da bike. 



Antigamente, mesas longas “exigiam” guidões mais estreitos e, como elas ficaram menores, o guidão acabou ficando bem mais largo. Por isso, se nos anos 1990 um guidão de 700mm era considerado enorme, hoje em dia mesmo bikes de XC raramente usam guidões com menos de 720mm.


Vale destacar que, via de regra, um guidão mais largo como o Oxxy All-Ride, que tem 800mm de largura, oferecem mais alavanca e controle para a bike, principalmente em altas velocidades e terrenos técnicos - até por isso, ele é indicado para Trail, Enduro e Downhill. 


Já guidões como o Oxxy XC, que tem 760mm de largura, oferecem ótimo controle sem serem largos demais, o que pode complicar a vida do piloto em velocidades menores e trilhas apertadas - por isso, eles são indicados para cross-country e trail. Outro detalhe importante é que, seguindo outra tendência atual, nenhum dos dois tem um rise (levante) muito acentuado - são 5mm na versão XC e 20mm no All-Ride. 


Mesas e guidões de 35mm de diâmetro - outra tendência atual

Durante muitos anos, a indústria da bicicleta apostou em guidões com o diâmetro central de 31.8mm, combinando com mesas da mesma medida. Mas, para atender ciclistas que precisam de uma frente mais “sólida”, o que faz diferença especialmente para pilotos mais fortes e agressivos, e também nas elétricas, o mercado passou a apostar também em mesas e guidões com diâmetro de 35mm. 



Por terem a parte central maior, os guidões de 35mm tem mais área de contato com a mesa, permitindo uma fixação mais firme do componente. Além disso, graças ao diâmetro maior, eles podem ter paredes internas mais finas, o que pode ajudar a reduzir o peso final do conjunto.


Além disso, para quem é realmente agressivo na bike e exige total precisão na pilotagem, eles podem oferecer uma vantagem real na rigidez, principalmente para pilotos fortes e pesados, especialmente se a bike também for mais robusta, como é o caso das elétricas.


Por outro lado, as mesas e guidões de 31.8mm são um pouco mais flexíveis, o que costuma ser um ponto positivo para pilotos mais leves, já que eles filtram melhor as vibrações do terreno, o que pode ser uma vantagem para quem busca um pouco mais de conforto.


Como cada medida tem suas vantagens, todos os guidões e mesas da Oxxy são oferecidos nos diâmetros de 31.8 e 35mm. 


Acabamento impecável

Além da geometria moderna, as mesas e guidões da Oxxy possuem um dos acabamentos mais incríveis do mercado, principalmente levando em conta o fato deles serem desenvolvidos e produzidos aqui mesmo no Brasil. 



O guidão, por exemplo, possui marcações variadas, inclusive de 1 em 1mm para cortar e de 5 em 5mm para ajustar as manentes e trocadores. Além disso, a parte central do componente possui uma marcação em graus, para facilitar o ajuste de rotação em relação à mesa. 


 

E por falar na mesa, ela é realmente um show à parte. Feita em CNC, ela tem um desenho com diversos ângulos e chanfros para redução de peso, e com uma marcação de ângulos que casa perfeitamente com a do guidão - uma mão na roda para alinhar perfeitamente os componentes e encontrar o ajuste perfeito.  



De quebra, eles são oferecidos em diversas cores, com acabamento anodizado de alta resistência e qualidade premium em preto, cinza, bronze, azul, violeta escuro, rosa, vermelho e laranja.

Mesa Oxxy XC - Mini Ficha Técnica 

Material: 6061/7075 Aluminum

Inclinação: +7° ou -7°

Comprimentos: 50, 60, 70, 80 ou 90mm

Diâmetro clamp: 31.8mm ou 35mm

Peso: 110g (50mm)

Mesa Oxxy All-Ride - Mini Ficha Técnica

Material: 6061/7075 Aluminum

Inclinação: 0

Comprimentos: 35mm ou 50mm

Diâmetro clamp: 31.8mm ou 35mm

Peso: 130g (35mm)

Guidão Oxxy XC - Mini Ficha Técnica 

Material: 6061 Aluminum

Diâmetro central: 31.8mm ou 35mm

Largura: 760mm

Rise: 5mm

Back-sweep:

Up-Sweep:

Peso: 320g (760mm/35mm)

Guidão Oxxy All-Ride - Mini Ficha Técnica

Material: 6061 Aluminum

Diâmetro central: 31.8mm ou 35mm

Largura: 800mm

Rise: 20mm

Back-sweep:

Up-Sweep:

Peso: 320g (800mm/35mm)

 

Mais informações e produtos no site da Oxxy

Nenhum comentário:

Postar um comentário