Além dos brasileiros, estarão também competindo no evento, entre os dias 14 e 16 de abril, ciclistas vindos de Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México e Guatemala
LargadaA etapa de Araxá da Copa Internacional de Mountain Bike chega aos 20 anos, mantendo seu destaque e prestígio internacional. Ao todo, sete países estarão representados no evento entre os dias 14 e 16 de abril, no Grande Hotel Termas de Araxá. Além do Brasil, estão entre os inscritos mais de 40 ciclistas estrangeiros, vindos de Argentina, Chile, Colômbia, México e Guatemala, que participarão da edição mais especial do evento.
Serão três as provas para os atletas das super elites masculina e feminina nesta edição de 20 anos. Na tarde de sexta-feira (14), a abertura da etapa acontece com um Short Track (XCC). Já na manhã de sábado (15), será a vez de os ciclistas correrem o XCO (Cross Country Olímpico), que será repetido na tarde do domingo (16), no entanto com uma maior pontuação por ser uma prova Hors Class (HC). O total de pontos ofertados aos campeões será de 170, sendo somados 10 no Short Track, 60 no XCO de sábado e 100 no XCO de domingo.
Largada da CIMTB Araxá na edição de 2022 (Crédito: Ultrafotos)
Entre brasileiros, estão confirmados os principais representantes do País no evento. No feminino, vão em busca da vitória para o Brasil nomes como Raiza Goulão, Karen Olimpio, Isabella Lacerda, Hercília Najara, Letícia Cândido, entre outras. No masculino, Henrique Avancini, atual campeão das últimas nove edições da elite em Araxá, puxa a fila de representantes nacionais, ao lado de José Gabriel Marques, Luiz Cocuzzi, Nicolas Machado, Guilherme Muller, Ulan Galinski, Sherman Trezza, entre outros.
"Araxá se tornou uma cidade local para mim. É especial voltar todo ano para lá e ter tanta gente torcendo por mim. Acredito que o calor e o carinho do público de lá me dão sempre grande motivação. Me dá uma alegria muito grande e me sinto honrado de ser recebido lá com tanto carinho. O que eu tento fazer todos os anos lá é entregar o melhor que eu posso dentro das pistas e, desta forma, demonstrar todo esse carinho que as pessoas em Araxá tem por mim. Depois da minha cidade, Petrópolis, para mim Araxá é onde eu mais me sinto em casa", conta Avancini, que disputou todas as 19 edições do evento no município, entre as categorias juvenil e super elite.
Argentina é o país com o maior número de ciclistas confirmados do exterior. Ao todo, sete "hermanos" virão ao Brasil, para competir na super elite: Agustina Apaza, Inés Gutierrez, Pilar Adoue e Sofia Gonzalez entre as mulheres; Agustin Duran, Catriel Soto e Joel Fernando entre os homens. "Espero ansiosa por essa etapa de 20 anos. Sou muito feliz de poder fazer parte mais uma vez do pelotão", comentou Agustina Apaza.
"Estou muito motivada, treinando forte para essa etapa que abre a CIMTB em 2023.O nível é sempre muito alto em Araxá e por isso o atleta tem que dar 110% para estar à altura da competição. Assim, posso resumir que estou muito feliz, muito motivada e contando os dias para estar mais uma vez na melhor competição da América Latina", completou Agu, como a experiente ciclista argentina é carinhosamente conhecida.
Chile e México estão no top 3 da lista com maior número de estrangeiros. Enquanto cinco atletas confirmados são chilenos - Martin Vidaurre, Cristóbal González, Sebastian Miranda, Pilar Corvalan e Raúl Aguilera -, quatro mexicanos estarão competindo em Araxá - Gerardo Ulloa, Antonio Ortiz, Luciano Esquivias e Cynthia Martin.
Martin Vidaurre vence abertura da CIMTB em 2022 (Crédito: Ney Evangelista/CIMTB)
"Esperamos encontrar em Araxá uma pista muito fluída e bastante técnica. A ideia é desfrutar do período que estivermos lá, em busca de fazer o melhor e sair vencedor em minha prova", avaliou o mexicano Antonio Ortiz, ciclista da categoria júnior, que irá competir na prova que é válida pela UCI Junior Series.
Completando a lista de estrangeiros, três colombianos (Jhonnatan Botero, Yosiana Quinteor e Jeronimo Botero), três equatorianos (Andres Bravo, Juan Carlos Cordoba e Michela Molina) e um ciclista da Guatemala, que também irá competir na UCI Junior Series.
"Expectativas boas para a competição em Araxá, primeiro porque é um evento com bastante prestígio internacional. Ali temos a oportunidade de estar ao lado de corredores e treinadores de alto nível. Não à toa, dizem que a CIMTB é uma das melhores, senão a melhor organização que temos na América", comentou o equatoriano Andres Bravo.
Últimos dias para se inscrever
As inscrições para a histórica edição de 20 anos da etapa de Araxá (MG) da Copa Internacional de Mountain Bike (CIMTB) seguem abertas, encerrando-se na próxima segunda-feira, dia 10. Entre os dias 14 e 16 de abril, os melhores ciclistas do Brasil e do mundo estarão em ação nas trilhas nos arredores do Grande Hotel Termas de Araxá. Para garantir vaga em uma das mais de 50 disputas em três modalidades – Cross Country Olímpico (XCO), Short Track (XCC) e Maratona (XCM) – os ciclistas devem acessar o site do evento www.cimtb.com.br e clicar no menu Inscrições.
Sobre a CBMM
Líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, a CBMM possui mais de 400 clientes, em 50 países. A companhia fornece produtos e tecnologia de ponta aos setores de infraestrutura, mobilidade, aeroespacial, saúde e energia. Fundada em 1955, em Araxá, Minas Gerais, a CBMM apoia iniciativas que visam o desenvolvimento socioeconômico, cultural e esportivo nos locais onde atua, buscando beneficiar essas comunidades e auxiliar na formação das próximas gerações. Para mais informações, visite: cbmm.com/pt/media-center.
Sobre a SRAM
SRAM LLC é uma fabricante de componentes de bicicletas com sede em Chicago, Illinois, Estados Unidos, fundada em 1987. SRAM é um acrônimo que inclui os nomes de seus fundadores, Scott, Ray e Sam, baseada no sonho de criar uma experiência mais divertida, eficiente e rápida em uma bicicleta. Hoje, o grupo SRAM é formado por uma equipe global de pessoas que oferece a mesma paixão por melhorar a experiência e expandir o potencial do ciclismo, detentora de marcas como: TIME, RockShox, Truvativ, Quarq e Zipp. Mais informações: https://proparts.esp.br/sram
História da CIMTB
A organização da CIMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CIMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024. Em 2022, a CIMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.
Mais informações sobre a CIMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_
Nenhum comentário:
Postar um comentário