MENU LAPA BIKE

Páginas

domingo, 26 de março de 2023

Em "casa", José Gabriel e Karen Olímpio vencem provas de XCC da Internacional Estrada Real Chaoyang Competição de ciclismo MTB está sendo disputada na cidade de Itabirito (MG) e vale pontos para as Olimpíadas; atletas são mineiros e repetem feito do Desafio dos Gigantes

José Gabriel cruza a linha de chegada

 No segundo dia da Internacional Estrada Real Chaoyang de ciclismo MTB, neste sábado (25), os destaques ficaram por conta das vitórias de José Gabriel e Karen Olímpio no XCC, na categoria Elite. A competição está sendo disputada no Morro do Cristo, em Itabirito (MG), é organizada pela Avelar Sports, referência em organização de competições de mountain bike, e conta pontos para a corrida olímpica. 
 
 
Assim como aconteceu na sexta-feira (24), quando teve houve provas de XCC, mas para as demais categorias, os ciclistas tiveram que pedalar por 20 minutos e depois dar mais uma volta, de 1,5 km. José Gabriel, da Oggi, concluiu a sua prova em 24m28s98, com 8 voltas e 12 km percorridos. Já Karen finalizou em 25m50s44, com 7 voltas e uma distância de 10.50 km. 
 
José Gabriel e Karen, aliás, competiram "em casa", pois são mineiros. Outra semelhança é que os dois também venceram a prova de XCC no Desafio dos Gigantes, há duas semanas, em Petrópolis (RJ). Esta prova também foi organizada pela Avelar Sports e valeu pontos para os Jogos Olímpicos. 
 
"Estou um pouco surpreso, porque estava muito cansado, de tanto competir, mas fico feliz e animado pelo que vem pela frente. Na prova de hoje, fiz algumas observações e testes para poder definir a minha estratégia. Quero agradecer à minha equipe, pois sem ela não sou nada", comentou José Gabriel. 
 
 
Mais cedo, ainda neste sábado (25), houve as provas da Maratona, que pertence à XCM. Os atletas tinham duas opções: o percurso completo (58 km) ou o reduzido (42 km), com altitudes máximas de 1371m e 1176m, respectivamente. Em ambas, a mínima é de 864m. Somando os dois trajetos com a masculino, feminino e categorias, foram 28 pódios. O dia teve ainda corridas para crianças, além da tradicional feira gastronômica. 
 
As provas
 
No masculino, Edson Júnior saiu na frente, mas terminou apenas em 12º, sequer completando a prova. Aos poucos, José Gabriel e Ulan Galinski foram dominando a prova. O atleta da Caloi, aliás, terminou em segundo, com 24m44s55. Já Guilherme Muller, da Audax, ficou em terceiro, com 25m18s24. 
 
A prova, por outro lado, não teve Henrique Avancini, da Caloi. Um dos maiores nomes do esporte, ele sofreu uma indisposição, assim como Luiz Henrique Cocuzzi, da Sense Factory, que optou por correr, mas não aguentou o ritmo e foi desclassificado ainda na segunda volta. 
 
Já no feminino, a goiana Raiza Goulão optou por não competir, com foco na prova de XCO deste domingo ( 26). Depois de Karen, Isabella Lacerda, da Scott, e Letícia Cândido, da Houston, completaram o pódio. Elas concluíram em 26m03s79 e 26m34s81. 
 
"É um prazer estar aqui novamente. Foi em Itabirito que eu ganhei a prova de XCC de 2018. Essa pista é bem divertida, mas bem dura também. Estou muito focada em conquistar esta vaga olímpica, mas sei que não é fácil. Tentei observar bem o início da prova e impor aos poucos o meu ritmo. Logo vi que a Isabela e a Letícia estavam fortes e por isso precisei usar o que tinha de melhor", comentou Karen. 
 
 
Próximas corridas
 
A etapa será concluída neste domingo (26), com corridas de XCO, o cross country. Serão 32 categorias, com destaques para a Elite Masculino e Feminino, que irão largar às 14h. 
 
Serão cinco voltas para as mulheres, contra sete dos homens. Assim como aconteceu neste sábado (25), haverá transmissão ao vivo através do Youtube da Avelar Sports, idealizadora do evento. 
 
Depois da etapa de Itabirito, que teve todas as inscrições realizadas, a competição seguirá em Ouro Branco (MG) e Arcos (MG), de 19 a 21 de maio, respectivamente, e 28 a 30 de julho, respectivamente.  
 
 
 
A Estrada Real
 
Famosa no Brasil, a Estrada Real é considerada a maior rota turística do país. São mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A sua história surge em meados do século 18, quando a Coroa Portuguesa decidiu oficializar os caminhos para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro.
 
A cidade de Itabirito ficou famosa no Brasil por sediar eventos envolvendo bicicletas desde a década de 90. Agora passa a se tornar a primeira prova de XCO na América Latina com a Classe HC. Em 2019 a Internacional Estrada Real encerrou o campeonato na cidade batendo recorde na transmissão ao vivo das provas. Sucesso absoluto com pista, estrutura, feira e outros.
 
A cobertura das etapas ficará por conta da própria Avelar Sports que investiu mais um vez no melhor para o esporte, oferecendo agora a estrutura para transmitir ao vivo detalhes da competição. Estrutura inédita que ficará a disposição para locações e transmissões de diversos esportes.

Um dos destaques dos projetos que a Avelar Sports é a estrutura oferecida aos participantes, somente comparada aos melhores eventos mundiais. Para isso, a empresa continua investindo a cada temporada e em seu planejamento para os próximos anos, é se tornar referência mundial com seu projeto.
 
 
Sobre a Avelar Sports:

Fundada a partir da paixão do ex-atleta de Mountain Bike Felipe Avelar. Graduado em Educação Física, Avelar foi profissional de 2005 a 2011 nas equipes da KHS e CALOI. Representou o país em Campeonato Pan-Americano, Copa do Mundo e Campeonato Mundial em países como Argentina, México, Colômbia, Chile, Escócia e França.

Um dos grandes diferenciais da marca é a constante inovação e investimento em prol do esporte. A empresa possui uma das maiores estruturas da América Latina para locação e em seus eventos usa 100% de estrutura própria. Única no segmento esportivo capaz de montar, executar e transmitir ao vivo todos os eventos.

Em 2019 venceu o prêmio Guidão de Ouro com o evento Internacional Chaoyang Estrada Real - Etapa Ouro Branco como melhor evento de MTB do ano.

Todo o processo de gestão e organização de eventos conta com um gerenciamento estratégico, assim como pensar soluções criativas em abordagens esportivas, personalizando projetos e gerando valor em todas as cadeias envolvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário