MENU LAPA BIKE

Páginas

terça-feira, 14 de março de 2023

Confira todas as categorias das mais de 50 provas em disputas da etapa especial de 20 anos da CIMTB Araxá

  

Ciclistas prontos para a largada na edição de 2022 da CIMTB Araxá (Crédito: Crys Jardim)

Evento marcado para os dias 14 a 16 de abril contará com três dias de provas, com destaque para as três corridas nas super elites feminina e masculina, ofertando ao todo 170 pontos aos campeões na corrida para os Jogos Olímpicos de Paris-2024

A cidade mineira de Araxá, a pouco mais de 300 km da capital Belo Horizonte, viverá um momento histórico no próximo mês de abril. Durante três dias, ciclistas do mundo inteiro virão ao Brasil para participar da 20ª edição da etapa da Copa Internacional de Mountain Bike, o evento mais tradicional dessa modalidade na América Latina, que contará com 52 provas em disputa entre os dias 14 e 16 de abril.



O principal destaque fica por conta das super elites feminina e masculina, que terão três provas em três dias seguidos, totalizando 170 pontos para os campeões nos rankings olímpico e internacional. Ou seja, os ciclistas que sonham estar nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, daqui exatos 500 dias, têm de somar pontos preciosos em Araxá para atingir esse objetivo.

Além disso, as categorias Júnior Masculina e Feminina estarão correndo pela pontuação da UCI Junior Series, que funciona como espécie de Copa do Mundo da categoria. Algumas competições pelo mundo possuem essa honra de realizar essa prova com essa classificação e a CIMTB é uma delas.

Ciclistas prontos para a largada na edição de 2022 da CIMTB Araxá (Crédito: Crys Jardim)

"Os 20 anos estão como sonhávamos: repleto de disputas com grandes nomes do esporte, batendo recorde de pontos ofertados no ranking UCI em um só final de semana, muita adrenalina e dezenas de opções de categorias para atender a todo tipo de atleta, da maneira mais inclusiva possível. Além da parte de competições, temos uma agenda super dinâmica com shows de música nacional, Festival de Jazz e Blues, categoria para crianças, apresentações culturais e surpresas que em breve vamos divulgar", diz Rogerio Bernardes, organizador da CIMTB.

No primeiro dia do evento, sete provas serão disputadas, todas elas na modalidade Short Track (XCC). A prova com circuito encurtado favorece ao público assistir a disputa, além de aumentar ainda mais a emoção do esporte, por conta da velocidade em que ela acontece. As cinco primeiras baterias do dia tem início a partir das 14h, contando com as categorias Máster Masculina (Acima de 34 anos), Cadete Masculina (de 23 a 34 anos), Geral Feminina (acima de 15 anos), Teen Masculina (de 12 a 18 anos) e Elétrica Masculina (acima de 15 anos). Na sequência, às 15h30, será a vez da Super Elite feminina dar seu show na pista, enquanto às 16h30 os homens da Super Elite encerram a programação de provas do dia. Ambas as provas das super elites ofertam 10 pontos para os campeões nos rankings UCI.

Já no sábado (15/04), 22 provas serão realizadas entre as modalidades XCO (Cross Country Olímpico) e XCM (Maratona). A primeira largada do dia acontece às 8h20, com as categorias E-MTB: Masculina Pro, Feminina Pro e Masculina Máster. Logo em seguida, às 10h20, será a vez dos atletas da Super Elite competirem o XCO classe 1, disputa inédita no formato atual da etapa de Araxá, que vai ofertar 60 pontos aos campeões. O dia de competições se encerra às 14h, com as largadas da Maratona em suas 17 categorias: E-MTB Masculina, E-MTB Feminina, Ultra, Expert, Cadete, Máster, Segurança Pública, Veterano, Peso Pesado, PCD, Duplas (Masculina Pro, Masculina e Feminina/Mista), Gravel, Open Feminina, Turismo e Hand Bike.

O "Grand Finale" acontece no domingo (16/04), com mais 20 disputas, além da Ultra que dá continuidade a sua segunda prova, durante a primeira largada do dia, às 8h. Nesta abertura, outras sete categorias acontecem, no XCO: Sub-17, Sub-15, Sub-55, Sub-60, Sub-65, Over-65, Sub-12. Às 10h é a vez de mais cinco categorias disputarem a modalidade olímpica: Sub-30, Sub-35, Sub-40, Sub-45 e Sub-50. Às 12h, as mulheres vão a pista, para as disputas da Super Elite, Júnior, Sub-17, Sub-15, Sub-40, Sub-50, Over-50, Sub-12. E por fim os homens da Super Elite e Júnior encerram o evento, a partir das 14h. Neste dia, as duas provas das Super Elite são classe HC - Hors Class, ofertando 100 pontos aos seus campeões nos rankings internacionais.

Sobre a CBMM
Líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, a CBMM possui mais de 400 clientes, em 50 países. A companhia fornece produtos e tecnologia de ponta aos setores de infraestrutura, mobilidade, aeroespacial, saúde e energia. Fundada em 1955, em Araxá, Minas Gerais, a CBMM apoia iniciativas que visam o desenvolvimento socioeconômico, cultural e esportivo nos locais onde atua, buscando beneficiar essas comunidades e auxiliar na formação das próximas gerações. Para mais informações, visite: cbmm.com/pt/media-center.

Sobre a SRAM
SRAM LLC é uma fabricante de componentes de bicicletas com sede em Chicago, Illinois, Estados Unidos, fundada em 1987. SRAM é um acrônimo que inclui os nomes de seus fundadores, Scott, Ray e Sam, baseada no sonho de criar uma experiência mais divertida, eficiente e rápida em uma bicicleta. Hoje, o grupo SRAM é formado por uma equipe global de pessoas que oferece a mesma paixão por melhorar a experiência e expandir o potencial do ciclismo, detentora de marcas como: TIME, RockShox, Truvativ, Quarq e Zipp. Mais informações: https://proparts.esp.br/sram

História da CIMTB
A organização da CIMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CIMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024. Em 2022, a CIMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.

Mais informações sobre a CIMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_oficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário