quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Na reta final de inscrições, Red Bull Gravel X vai distribuir maior premiação da história do ciclismo nacional


Primeiro evento de travessia gravel do Brasil terá percurso de quase 300 km, divididos em duas etapas, pelo Vale Europeu de Santa Catarina - Fotos: Paris Gore / Red Bull Content Pool


Florianópolis, 22 de novembro de 2022 - O Red Bull Gravel X, primeira competição de travessia gravel do Brasil, está na reta final de inscrições. Confirmado entre os dias 2 e 4 de dezembro, o evento oferece a maior premiação da história do ciclismo do Brasil. Os atletas vão percorrer quase 300 km ao longo das duas etapas, em percursos pelo Vale Europeu de Santa Catarina, que envolve Timbó, Doutor Pedrinho, Altos Cedros e outras cidades. As últimas vagas podem ser garantidas até sexta-feira (25), a partir do site oficial do evento.




A competição já tem confirmadas as participações de atletas profissionais e grandes nomes do gravel, estrada e MTB, que estarão lado a lado com atletas amadores e aficionados da grande novidade do ciclismo nos últimos anos. A maior premiação da história do ciclismo nacional será destinada aos top-3 das categorias geral masculina e geral feminina. Há troféus também aos primeiros colocados em categorias por faixa etária. 




“Esta é uma das maiores premiações em dinheiro em eventos de ciclismo do Brasil. Não à toa, temos grandes nomes do mountain bike, contrarrelógio e triatletas que estão confirmados na prova. O Red Bull Gravel X é uma competição pioneira no Brasil e será em um lugar que também desponta no cicloturismo brasileiro. O Vale Europeu, em Santa Catarina, é um destino muito desejado por ciclistas”, aponta Ana Lidia Borba, CEO da Flows, que realiza o evento esportivo.




O gravel é a grande novidade do ciclismo nos últimos anos. As bicicletas de gravel misturam características das bikes de estrada, como o guidão curvo e a postura mais agressiva do ciclista, e das mountain bikes, especialmente em relação aos pneus mais largos e com menor pressão. Com inscrições até sexta-feira (25), a partir do site oficial do evento, o Red Bull Gravel X traz ao Brasil o formato travessias gravel, que está revolucionando as competições de ciclismo nos EUA e Europa. 




Duas etapas e quase 300 km


O Red Bull Gravel X leva os ciclistas a um percurso ponto-a-ponto pelo Vale Europeu catarinense. Em duas etapas, os atletas percorrem o trajeto normalmente visitado em até sete dias no roteiro de cicloturismo. Serras, cachoeiras e municípios com forte cultura europeia fazem parte dos percursos. A começar por Timbó, cidade-sede da largada no primeiro dia de prova e ponto oficial de início do roteiro do cicloturismo. 




Com distância de 155 km e 2.356 metros de altimetria, a primeira etapa começa às 6h30, horário da largada no Pavilhão de Eventos Henry Paul, em Timbó. A chegada será na cidade de Doutor Pedrinho. Na segunda etapa, os ciclistas vão de Doutor Pedrinho até Timbó, município que sedia a competição, com a chegada no mesmo local da largada do dia anterior. A etapa final, no dia 4 de dezembro, larga às 7h30min, tem 132 km no total e altimetria acumulada superior a 2.400 metros. 




Ao término da primeira etapa, os atletas deixarão suas bicicletas preparadas para a segunda etapa e retornam em transfer da organização para Timbó. Os transfers serão realizados por estrada de asfalto, não utilizada pela prova, têm duração de 35 minutos e estão inclusos na inscrição do evento. 




Entre os grandes nomes confirmados nos Red Bull Gravel X estão Henrique Avancini, campeão mundial de Maratona Mountain Bike (2018), e Flávia Oliveira, que já foi campeã de montanha do Giro Rosa (2015), o Giro d’Itália feminino. Também estão no start list da competição a atual campeã brasileira de contrarrelógio, Ana Polegatch, a triatleta Bia Neres e o português Tiago Ferreira, campeão mundial de Maratona Mountain Bike (2016). 




O Red Bull Gravel X é realizado pela Flows, com apoio institucional da Prefeitura de Timbó e apoio de Nomad, Goodyear, Strava e Timbó Park Hotel, hotel oficial do evento



Sobre ciclismo gravel


Grande novidade do ciclismo mundial no momento, o gravel tem ganhado cada vez mais espaço e preferência. O formato permite disputas em maiores distâncias e em maior velocidade que as tradicionais maratonas de mountain bike (XCM) e, simultaneamente, dão a chance de desbravar estradas mais bonitas, seguras e com menor movimento, por não serem pavimentadas.




Em 2022, a UCI (União Ciclística Internacional) realizou pela primeira vez um Campeonato Mundial de Gravel, em Veneza, na Itália. A partir do ano que vem, passará a chancelar também um circuito internacional. Atualmente, a grande referência da modalidade é a Unbound Gravel Race, realizada anualmente no Colorado, nos EUA. O evento reúne mais de 4.000 atletas ao longo de quatro dias, incluindo competições de 25, 50, 100 e 200 milhas.




Sobre o Vale Europeu


O Vale Europeu foi o primeiro circuito organizado e planejado para cicloturismo no Brasil. A rota leva os ciclistas, autoguiados, por cerca de 300 quilômetros de estradas de terra e calçamento, em áreas rurais e urbanas dessa região catarinense. O aeroporto mais próximo é o de Navegantes, localizado a cerca de 1h30 de Timbó, cidade-sede do Red Bull Gravel X 2022. 

Nenhum comentário: