Parque da Cachoeira foi palco da quarta e última etapa de uma temporada especial, em que a organização da Copa Internacional Michelin de Mountain Bike foi um dos atores fundamentais para realizar a Copa do Mundo Mercedes-Benz de MTB após tantos anos ao Brasil
Uma temporada histórica da Copa Internacional Michelin de Mountain Bike, talvez a mais emblemática em seus 26 anos de história, foi encerrada no último domingo (25) em Congonhas (MG). No Parque Ecológico da Cachoeira, atletas de todo o país e da América do Sul participaram de uma verdadeira festa do MTB. Ao todo, 42 categorias definiram seus campeões, com maiores destaques para Raiza Goulão, em seu primeiro título da CIMTB Michelin na carreira, e José Gabriel Marques, bicampeão geral, os vencedores das Super Elites Feminina e Masculina, respectivamente.Prefeito (centro) participa da premiação final da CIMTB Michelin (Crédito: Ultrafotos)
Por mais simples que pareça, ao finalizar a quarta e última etapa da temporada, a organização encerrou uma temporada que foi histórica para o mountain bike no País e no continente sul-americano. Após 17 anos, o Brasil voltaria a receber uma etapa da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike, na cidade de Petrópolis, dos dias 8 a 10 de abril. Também neste mês, o município fluminense sediou a abertura da CIMTB Michelin, que contou com um pelotão recheado de estrelas, com mais de 30 países representados. Venceram o Short Track (XCC) e o Cross Country Olímpico (XCO) em Petrópolis nomes como Kate Courtney (EUA), Thomas Litscher (SUI), Jolanda Neff (SUI) e Martin Vidaurre (CHI).
Em seguida, Araxá (MG) carregou o peso de realizar uma etapa a altura da sua grandeza e também do que havia sido iniciado em Petrópolis. E a cidade o fez como era de se imaginar, um evento que para muitos foi classificado como o mesmo nível de uma Copa do Mundo. Taubaté (SP) despontou como capital do mountain bike no Estado de São Paulo, com uma linda etapa no Parque Municipal do Itaim. E, por fim, Congonhas encerrou com chave de ouro uma CIMTB Michelin inesquecível.
"A temporada de 2022 foi espetacular, além do imaginável. Um ano histórico para o mountain bike brasileiro e mundial, e consequentemente para a CIMTB Michelin também. Organizamos a abertura da Copa do Mundo, em uma entrega espetacular. Em um ano de retomada neste momento de pandemia. Muitas pessoas felizes de estarem voltando, mas outras, de categorias composta por atletas mais velhos, que ainda não voltaram por um certo receio. Em 2023, acredito que será o ano da normalidade após a retomada nesta temporada que se encerra", comentou Rogério Bernardes, organizador do evento.
"Em 2023, temos várias situações legais. Abertura com os 20 anos em Araxá, em uma grandiosa festa. Depois, primeiro ano de Nova Lima, do lado de Belo Horizonte, com trilhas espetaculares e milhares de adeptos. Referência no MTB, como a Califórnia é lá nos EUA. A terceira etapa em Taubaté, com pista diferente das demais, porém tão divertida e segura como as outras. Terceiro ano lá, mais forte ainda. Vamos encerrar em setembro, outra vez no Parque da Cachoeira, em Congonhas, ambiente que todos adoraram. Um marco, por completar 19 anos na cidade", contou Rogério. "O ano, no entanto, não acabou para nossa equipe. Vamos organizar o Brasileiro de E-Bike MTB e também o Brasileiro de Cross Country Eliminator (XCE), também em Nova Lima. Em breve daremos mais informações", concluiu.
Campeões da Copa Sense CIMTB de Maratona (Crédito: Ultrafotos)
Comissário UCI faz seu balanço da etapa
Responsável por controlar a conformidade das provas de ciclismo no que diz respeito às disposições regulamentares aplicáveis durante o evento, o comissário argentino Leandro Carpinelli, que já havia participado da etapa de Petrópolis da competição, fez o seu balanço da prova em Congonhas.
"Muito contente de ter participado da etapa de Congonhas da CIMTB Michelin. A prova foi muito bem organizada, com alto nível de qualidade e uma equipe de trabalho excelente, muito dispostos a trabalhar. O nível competitivo foi ótimo também, com excelente quantidade de competidores. Um lugar natural, ideal para o ciclismo de montanha, bastante valorizado pelos atletas que puderam desfrutar do evento. Foi um espetáculo, uma competição muito boa", disse Leandro Carpinelli, comissário da UCI.
Prefeitura de Congonhas satisfeita com evento
Já são 18 anos do evento sendo realizado em Congonhas, com a primeira prova em 2005, também no Parque da Cachoeira. Quem também marcou presença na decisão da CIMTB Michelin representando o poder público foi o prefeito da cidade, Dr. Cláudio Antônio de Souza. Após o término, ele comentou a importância do evento e os benefícios da prática esportiva para a população.
"A cidade de Congonhas, hoje, incorpora a marca de receber a final da Copa Internacional Michelin de Mountain Bike, que já virou uma tradição. Estamos vivendo uma era em que o ciclismo está na moda. O mundo inteiro fomenta o ciclismo. Depois que tivemos o início da pandemia, o esporte se fortaleceu mais ainda. No Parque Ecológico da Cachoeira, temos um local que valoriza o esporte e faz as pessoas estarem felizes em participar desse ambiente. A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes, Lazer, Eventos e Turismo, se mobiliza formalmente. Queremos que esse evento seja cada vez mais forte nos próximos anos", comenta o prefeito Cláudio.
Os campeões da CIMTB Michelin 2022
Confira todos os campeões da CIMTB Michelin 2022: Raiza Goulão e José Gabriel Marques (campeões gerais Super Elite); Isabella Lacerda e José Gabriel Marques (campeões do XCC); Rubinho Valeriano, Stefanye Lindolfo e Juarez Machado (campeões da E-Bike); na largada 1 do domingo, os campeões foram Henrique Bravo (Sub-17), Sérgio Furtado (Ultra), Leonardo Bernardes (Sub-15), Gustavo Jorge (Sub-55), Carlos Henrique Barbosa (Sub-60), Rogério de Castro (Sub-65) e Luis Carlos Nascimento (Over-65); na bateria 2, os campeões foram Gustavo Vilela (Sub-30), Marcelo Leon (Sub-35), Luiz Eduardo Ferreira (Sub-40), Edivando de Souza Cruz (Sub-45) e Leandro Rambo (Sub-50); na bateria feminina, as vencedoras da temporada foram Angelina Santos (Sub-15), Nina Carvalho (Sub-17), Ana Laura Oliveira (Júnior), Sabrina Oliveira (Sub-23), Quesia Mendes (Sub-40), Roberta Stopa (Sub-50) e Ana Claudia Figueira (Over-50); por fim, Cainã Guimarães (Sub-23) e Otávio Queiroz (Júnior) foram campeões da última bateria.
As campeãs da CIMTB Michelin em 2022 (Crédito: Ultrafotos)
Os campeões da Copa Sense CIMTB 2022
Na Copa Sense CIMTB, os campeões de 2022 foram: Josenildo Dantas e Valeria Negrini (Gravel); Lucas Gontijo e Marcos Souza (Dupla Masculino), Rodrigo Zanin e Janaine Gonçalves (Dupla Mista/Feminina) e Augusto Garcia e Flavio Ribeiro (Dupla Pro); Nicolas Souza (Expert); Edivaldo Júnior (Cadete); Isaac de Souza (Máster); Roberto Rodrigues (Veterano); Flavio Henrique de Andrade (Segurança Pública); Fabio Hossaki (Peso Pesado); José Antonio de Araújo (PcD); Elaine Pacheco (Feminina Open); e Pedro Henrique Gomes (Hand-Bike)
Sobre a CBMM
Líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, a CBMM possui mais de 400 clientes, em 50 países. A companhia fornece produtos e tecnologia de ponta aos setores de infraestrutura, mobilidade, aeroespacial, saúde e energia. Fundada em 1955, em Araxá, Minas Gerais, a CBMM apoia iniciativas que visam o desenvolvimento socioeconômico, cultural e esportivo nos locais onde atua, buscando beneficiar essas comunidades e auxiliar na formação das próximas gerações. Para mais informações, visite: cbmm.com/pt/media-cent
Sobre a Michelin
A Michelin, líder do segmento de pneus, se dedica ao desenvolvimento da mobilidade de seus clientes, de forma sustentável, criando e distribuindo os pneus, serviços e soluções mais adequados às suas necessidades; fornecendo serviços digitais, mapas e guias, para ajudá-los a tornar suas viagens experiências únicas; e desenvolvendo materiais de alta tecnologia, que atendem à indústria da mobilidade. Sediada em Clermont-Ferrand (França), a Michelin está presente em 170 países, emprega mais de 123.600 pessoas em todo o mundo e dispõe de 71 centros de produção implantados que fabricaram cerca de 170 milhões de pneus em 2020. (www.michelin.com.br).
Sobre a Sense Bike
A Sense Bike nasceu em 2009, como uma marca desenvolvida por ciclistas para ciclistas apaixonados, com o objetivo de oferecer bicicletas capazes de encantar pela experiência positiva ao pedalar. Ao longo dos anos, a fabricante marcou seu nome no Brasil, conquistando público, mercado e imprensa especializada. Em 2016, a Sense Bike desenvolveu seus primeiros modelos em fibra de carbono, através de uma parceria com a Swift Carbon: Impact Carbon, Invictus e Prologue. Além disso, a marca é uma das que mais investe no mercado de All-Mountain, Enduro e Elétricas, sendo a única marca nacional a oferecer uma bicicleta elétrica de trilhas de alto desempenho, com quadro em fibra de carbono. Por isso, a Sense Bike é uma das líderes de mercado e pioneira no setor, contando com uma estrutura completa de criação, importação, estoque, distribuição, marketing, pós-venda e comercial.
História da CIMTB Michelin
A organização da CIMTB Michelin realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CIMTB Michelin tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024. Em 2022, a CIMTB Michelin aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.
Mais informações sobre a CIMTB Michelin:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagra
Facebook: http://www.facebook.
Twitter: http://www.twitter.co
Nenhum comentário:
Postar um comentário