segunda-feira, 4 de abril de 2022

Atual campeã olímpica, Jolanda Neff (SUI) vence o XCO da CIMTB Michelin em Petrópolis


Atual campeã olímpica, Jolanda Neff (SUI) vence o XCO da CIMTB Michelin em Petrópolis

Ciclista suíça liderou a prova do Cross Country Olímpico (XCO) do início ao fim, no São José Bike Club, no Vale do Cuiabá (Itaipava). Top 3 teve ainda a austríaca Laura Stigger e a britânica Evie Richards, dona da Rainbow Jersey de campeã do mundo.

Jolanda Neff comemora vitória (Crédito: Cesar Delong)


A super elite feminina da Copa Internacional Michelin de Mountain Bike agitou os amantes do ciclismo no início da tarde deste domingo (3), no São José Bike Clube, em Petrópolis/RJ, município que tem sua Prefeitura como apoiadora do evento. Poucos minutos após a largada, às 12h, a chuva veio torrencial e deixou o circuito ainda mais desafiador para as atletas de todas as partes do mundo. Atual campeã olímpica, a suíça Jolanda Neff assumiu a liderança logo no início e construiu de forma sólida sua vitória no Cross Country Olímpico (XCO). Ela cruzou a linha de chegada, após cinco voltas, com o tempo de 1h26min05. A  austríaca Laura Stigger e a britânica Evie Richards, dona da Rainbow Jersey de campeã mundial, completaram o top 3, ambas a pouco mais de 6 minutos de diferença para a vencedora. Kate Courtney, dos Estados Unidos, e Sina Frei, da Suíça, completaram o top 5.



Jolanda Neff mostrou o porquê de ser uma das melhores ciclistas da história do mountain bike. Além de ser a atual dona da medalha de ouro dos Jogos Olímpicos, já foi campeã mundial e também ostenta títulos em diversas outras categorias do esporte. "Foi incrível. Já estive aqui outras vezes, em 2014 e em 2016, e tenho grandes memórias. Todos são tão animados pelo mountain bike, então é sensacional vir aqui. Não via a hora de chegar ao Brasil", declarou Jolanda.

"A pista é incrível. É como um parque de aventuras. Uma verdadeira Disney Land. Eu me diverti demais. Eu realmente amei cada minuto aqui", comentou a vencedora, que em seguida falou sobre a expectativa para a Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike. "Pude sentir como está o calor aqui no Brasil, uma vez que eu venho de um período de inverno na Europa. Sei que temos que nos acostumar com essa adversidade, mas sei que ainda tenho uma semana para chegar a competição. Estou realmente feliz de estar aqui", finalizou.

Em sua primeira visita ao Brasil, a vice-campeã Laura Stigger, da Áustria, exaltou a possibilidade de ter uma competição acontecendo no mesmo circuito que irá receber a Copa do Mundo Mercedes-Bens de Mountain Bike em alguns dias, entre 7 e 10 de abril, também no São José Bike Club.

"Definitivamente foi um bom começo para a semana de provas da Copa do Mundo. Todos sabemos que no domingo que vem, será completamente diferente. O foco será outro, mas para mim é um sentimento ótimo eu ter ido bem na prova da CIMTB Michelin e ganhar confiança. Foi maravilhoso. Amo quando está clima chuvoso. Agradeço muito aos meus mecânicos, por terem colocado pneus de chuva e tive sorte de ter confiado neles", disse Laura. "Fiquei impressionada com a região e com as pessoas daqui. A natureza é linda, fiquei maravilhada. Com certeza esta não será minha única vez aqui", concluiu a austríaca.

Assim como Laura, Evie Richards também exaltou o recebimento dos torcedores brasileiros aos ciclistas estrangeiros. "É muito bom estar aqui, sentir o calor dos fãs brasileiros, que são incríveis. É legal demais ver como as pessoas gostam do nosso esporte por aqui e eu fico muito feliz de fazer parte deste show, com tantas outras atletas fortes, e assim poder incentivar as jovens ciclistas daqui, que nos assistiram fazendo nosso trabalho", exaltou Evie Richards.

Largada da elite feminina (Crédito: Ney Evangelista)


Melhores brasileiras na prova
A mineira Isabella Lacerda foi a melhor ciclista do Brasil na CIMTB Michelin. E foi por apenas uma colocação que a atleta não garantiu vaga no pódio da super elite feminina, terminando em 11º lugar com o tempo de 1h36min38. "Não deu lugar no pódio, mas eu lutei até o último minuto. Estava muito perto da canadense Jenn Jackson na última volta, faltou bem pouco. Porém, preferi não me arriscar tanto, porque o objetivo maior está em chegar bem na Copa do Mundo. Não vou poder ir para a Europa ou Estados Unidos competir este ano, por questões pessoais, então poder estar nestes eventos em casa é tudo que eu queria. Tentei dar meu melhor, sem me colocar em risco e nem meu equipamento, e deu tudo certo", disse Isabella Lacerda. Estiveram também entre os destaques, as atletas brasileiras: Raiza Goulão (13ª colocada), Sabrina Silva (20ª), Aline Simões (23ª), Giuliana Morgen (24ª) e Stefanye Silva (30ª).

Para fazer download de mais fotos do Short Track, acessehttps://drive.google.com/drive/folders/10RwFcx9B7FDRUO_WU7PpyyticCCUhp-H?usp=sharing

Top 10 do XCO - Super Elite Feminina

1 - Jolanda Neff (SUI) - 1h26min08
2 - Laura Stiger (AUT) - 1h32min10
3 - Evie Richards (GBR) - 1h32min33
4 - Kate Courtney (EUA) - 1h33min24
5 - Sina Frei (SUI) - 1h33min42
6 - Rocío Martinez (ESP) - 1h34min17
7 - Yana Belomoina (UCR) - 1h34min28
8 - Anne Tauber (HOL) - 1h34min36
9 - Daniela Campuzano (MEX) - 1h36min10
10 - Jennifer Jackson (CAN) - 1h36min23


CIMTB Michelin
A organização da CIMTB Michelin realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CIMTB Michelin tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos Ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020. Em 2022, a CIMTB Michelin aumentará ainda mais sua relevância internacional com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996.

Nenhum comentário: