segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Avancini e Karen são os mais rápidos no Brasileiro de MTB XCC

Título brasileiro da prova de Short Track foi disputado neste domingo, 31, no Instituto Mairiporã, em São Paulo

Avancini no pódio
Crédito: Luis Claudio Antunes/CBC

Marcando a retomada gradual de público nos eventos, o Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Short Track foi disputado na tarde deste domingo, 31, no Instituto Mairiporã, em São Paulo. A prova aconteceu com pista molhada, devido à chuva que caiu pouco antes da largada, mas nada atrapalhou o desempenho dos atletas. Os ciclistas Henrique Avancini e Karen Olímpio foram os campeões.


Na prova feminina, as atletas não economizaram força e logo no início já demonstraram que iriam protagonizar grandes momentos. O destaque ficou para Karen Olímpio, que demonstrou superioridade e completou a corrida escapada com o tempo de 31min20s. Hercília Najara conquistou a medalha de prata a 1min12s, seguida de Isabella Lacerda, bronze a 1min45s.


“O ritmo foi bem forte, consegui acelerar nas últimas voltas e consegui atacar com muita confiança. As meninas estão muito fortes, mas estou muito feliz com a primeira colocação. Estou muito emocionada em vencer essa prova no meu segundo ano na categoria Elite”, comentou Karen.


A marcação entre os atletas e uma estratégia cautelosa foi predominante na prova masculina. Os ciclistas passaram as primeiras voltas se estudando e analisando o melhor momento para tentar qualquer tipo de aceleração. A decisão aconteceu apenas na última volta, com um ataque definitivo de Henrique Avancini, campeão com 25min54s. José Gabriel terminou em segundo lugar com o mesmo tempo, e Gustavo Xavier ficou em terceiro a 2s.


“Fiz uma boa prova, tive uma boa leitura apesar da dificuldade do terreno que estava bastante pesado, com partes molhadas e outras mais secas. O título é muito especial, poder levar a bandeira do Brasil no peito por mais um ano. Pra mim é uma sensação muito especial”, declarou Avancini.


Campeões no XCO


No período da manhã, aconteceram as provas de Cross Country Olímpico das categorias de base (Infantojuvenil, Juvenil e Junior). Os campeões da Junior foram as jovens promessas do ciclismo brasileiro Giuliana Morgen e Eiki Leoncio . Isabela Ribeiro e Gustavo Nogueira venceram na Infantojuvenil, enquanto Gabriela Ferola e Otavio Queiroz conquistaram a medalha de ouro na Juvenil.


Neste sábado, 30, foram definidos os primeiros campeões nacionais de Mountain Bike nas categorias Masters. Entre as mulheres, venceram Fabiana Brandão, na Master A, Juliane Giuseppin, na Master B, e Renata de Souza, na Master C.


Já na prova masculina, Gelson Fernandes venceu na Master A1, Divonei dos Santos na A2, Hugo Prado na B1 e Leandro Rambo na B2. Claudio Roberto conquistou o ouro na C1, Eduardo Ramires venceu na C2 e Larry Pereira na D1. Hermes Santana foi o primeiro na D2 e Alisson Rafael campeão na Sub30.

Nenhum comentário: