Optar pela bicicleta em detrimento do carro ou transporte público tem sido uma das tendências globais (Crédito: Guanaco Produções/semexe) |
Simples,
prática e eficiente, a bicicleta é um meio de transporte secular
utilizado por milhões de pessoas a cada dia, seja por lazer, trabalho ou
atividade física. Nessa semana, por exemplo, o atacante Fred saiu de
Minas Gerais rumo ao Rio de Janeiro com uma bike para se apresentar no
Fluminense. E, Neymar Jr, por meio de seu Instagram, postou imagens
pedalando também.
Por
conta da crise sanitária internacional, a bike tem um papel ainda mais
inspirador no cenário pós-pandemia. E, no Dia Mundial da Bicicleta,
elencamos alguns fatores que a tornam tendência no Brasil e no mundo:
1- Políticas públicas
Como
medida de prevenção ao Covid-19, alguns países têm incentivado a
população a fazer os deslocamentos diários por meio da bicicleta. Na
França, por exemplo, as autoridades locais criaram um fundo de 20
milhões de euros. Este montante inclui um incentivo para que haja
manutenção de bicicletas usadas.
2-Conteúdos especializados
Por
ser um segmento bastante técnico, iniciativas que consigam entender e
atender as necessidades de ciclistas, desde iniciantes até os
profissionais, têm ganhado espaço no Brasil. Por exemplo, a startup ‘semexe’,
especializada na venda de bikes usadas e novas pela internet, além de
acessórios, teve o melhor desempenho da sua história nos últimos três
meses. O fato de ter um grupo de experts no atendimento e ser focada no
esporte ajudou a alavancar as ações.
3-Atividade física
Devido
ao isolamento social, muitas pessoas adaptaram a prática esportiva para
dentro de casa. Por meio de acessórios, como rolos, os amantes da
bicicleta puderam pedalar, mesmo sem sair do lugar. O aplicativo Zwift,
que simula ambientes ao ar livre e competições de modo virtual, também
ascendeu em número de downloads. O triatleta Igor Amorelli, por exemplo,
utiliza no dia a dia.
4-Aumento da procura
Na
segunda quinzena de maio, o jornal The New York Times publicou uma
matéria sobre o crescimento exponencial de compradores de bicicleta em
determinadas regiões dos Estados Unidos. As vendas de bikes de lazer,
por exemplo, cresceram 121%. No Brasil, a tendência se repete. De acordo
com dados da ‘semexe’, há ascensão na busca pelos produtos,
principalmente de mountain bikes e elétricas. Ao todo, a plataforma teve
223% de crescimento no período.
5-Interesse pelo esporte
Segundo
colocado no ranking internacional da UCI (União Ciclística
Internacional), Henrique Avancini é o grande nome da história do
ciclismo no Brasil. Campeão mundial de maratona XCO e detentor dos
principais recordes do esporte no País, o ciclista fluminense aumentou a
exposição da modalidade por conta dos bons resultados e das ações
sociais promovidas. Prova disso é que a Copa do Mundo de MTB conta com
transmissões ao vivo, de graça, pela internet, em português, por meio da
Red Bull TV.
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quarta-feira, 3 de junho de 2020
No Dia Mundial da Bicicleta, confira 5 fatos que a tornam tendência pós-pandemia Meio de transporte secular, a bike ascende seu status com números que comprovam o crescimento
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