Com a maior parte das fábricas parada devido à pandemia da
covid-19, foram produzidas cerca de 10 mil unidades, correspondendo ao pior desempenho desse mesmo mês desde 2011
covid-19, foram produzidas cerca de 10 mil unidades, correspondendo ao pior desempenho desse mesmo mês desde 2011
As
fabricantes instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) produziram
10.071 bicicletas em abril. Segundo levantamento da Associação
Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas,
Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, o volume é
81,4% menor do que o de março do presente ano (54.115 unidades) e 86,7%
inferior ao registrado em abril de 2019 (75.680 unidades).
Ainda de acordo com a associação, esse foi o pior resultado de produção para abril registrado desde 2011 (53.850 unidades).
No acumulado dos quatro primeiros meses de 2020, a produção totalizou
180.994 unidades, significando uma retração de 30,2% na comparação com o
mesmo período do ano passado
(259.422 unidades).
“Registramos em abril um dos piores meses para o segmento no ano, com
cerca de 75% das fábricas de bicicletas instaladas no PIM tendo suas
operações paralisadas, diante da
necessidade de preservação da saúde de seus colaboradores”, afirma Cyro
Gazola, vice-presidente do Segmento de Bicicletas da Abraciclo.
Ele acrescenta “que devido ao cenário atual iremos, em breve, revisar nossas projeções para 2020”.
Gazola destaca que a Abraciclo está buscando formas de minimizar as
dificuldades de caixa das associadas e de seus parceiros no varejo, que
também foram fortemente impactados
pela paralisação das atividades: “Estamos apresentando pleitos junto ao
governo federal sobre as necessidades operacionais das fabricantes de
bicicletas, e com os governos estaduais e municipais solicitamos
permissão para a abertura de
bike shops e bicicletarias, desde que atendam aos protocolos recomendados pelas autoridades de saúde”.
O
pedido para reabertura desses estabelecimentos está baseado no fato de
que a bicicleta representa uma boa opção de mobilidade urbana em tempos
de pandemia. “Muitos países, como
a França e o Reino Unido, estão estimulando a população a pedalar para
reduzir a disseminação da covid-19, pois esta forma de mobilidade ajuda a
evitar as aglomerações típicas dos transportes públicos”, explica o
vice-presidente do segmento de Bicicletas.
Ainda
segundo Gazola, no início de maio somente 25% das fábricas de
bicicletas instaladas no PIM estavam com a produção paralisada. Entre as
fábricas em operação, foi adotada uma
série de medidas preventivas para os funcionários, tais como uso
termômetros digitais para a medição de temperatura antes da entrada,
mudança no
layout da linha de produção para assegurar o distanciamento
necessário entre os trabalhadores, fornecimento de máscaras de proteção,
ampla distribuição de álcool em gel 70% e alterações no sistema de
ônibus fretado com a circulação de mais unidades e
a maior separação dos passageiros entre as poltronas, entre outras.
RESULTADOS POR CATEGORIA
A
categoria Bicicleta Elétrica foi a que registrou menor queda no volume
de produção. Em abril, foram fabricadas 251 unidades, representando uma
retração de 27,7% ante as 347 unidades
registradas em março do presente ano. Na comparação com abril do ano
passado (67 unidades), houve um salto de 274,6%.
A
Mountain Bike (MTB) manteve o posto de categoria mais produzida, com
7.112 unidades em abril, significando uma queda de 78% em relação a
março (32.277 unidades) e de 83,2% na comparação com abril do ano
passado (42.344 unidades).
COMPARATIVO MENSAL DE PRODUÇÃO DE BICICLETAS POR CATEGORIA – PIM
|
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Categorias
|
Abril/19
|
Março/20
|
Abril/20
|
(Abril/20) /
(Abril/19)
|
(Abril/20) / (Março/20)
|
MTB
|
42.344
|
32.277
|
7.112
|
-83,2%
|
-78,0%
|
Urbana/Lazer
|
25.935
|
16.634
|
2.062
|
-92,0%
|
-87,6%
|
Elétrica
|
67
|
347
|
251
|
274,6%
|
-27,7%
|
Estrada
|
517
|
748
|
201
|
-61,1%
|
-73,1%
|
Infantojuvenil
|
6.817
|
4.109
|
445
|
-93,5%
|
-89,2%
|
Total
|
75.680
|
54.115
|
10.071
|
-86,7%
|
-81,4%
|
Fonte: Associadas da Abraciclo
Na
soma dos primeiros quatro meses do ano, a MTB liderou o ranking das
categorias mais produzidas com 108.114 unidades, o que corresponde a
59,7% de participação. Na sequência, vieram
Urbana/Lazer (52.595 unidades e 29,1%), Infantojuvenil (14.726 unidades
e 8,1%), Estrada (3.542 unidades e 2%) e Elétrica (2.017 unidades e
1,1%).
DISTRIBUIÇÃO POR REGIÃO
O
maior volume de bicicletas fabricadas no Polo Industrial de Manaus foi
destinado à região Sudeste. Foram enviadas 3.987 unidades,
correspondendo a um recuo de 87,9% na comparação
com março do presente ano (32.992 unidades) e de 90,6% em relação a
abril do ano passado (42.522 unidades).
Em
segundo lugar, ficou a região Nordeste, com 2.740 bicicletas, volume
60,8% menor que as 6.988 unidades registradas em março. Em relação a
abril do ano passado, houve uma redução
de 65,9% (8.043 unidades).
Com
2.389 bicicletas recebidas, a região Sul veio na sequência do ranking.
Na comparação com março deste ano (8.286 unidades), houve uma retração
de 71,2%, e em relação a abril do
ano passado (10.493 unidades), o resultado ficou 77,2% menor.
Na
região Centro-Oeste, o recuo foi de 79,7%, passando de 3.684 bicicletas
recebidas em março para 749 unidades em abril. Na comparação com abril
do ano passado (4.533 unidades) a
queda foi de 83,5%.
A região Norte ficou com 206 bicicletas, volume 90,5% inferior na
comparação com março (2.165 unidades) e 98% menor ante as 10.069
unidades registradas em abril de 2019.
No
ranking do primeiro quadrimestre, a região Sudeste ficou em primeiro
lugar, com 96.955 unidades e 53,6% do volume total distribuído. Em
seguida, ficaram a Sul (31.260 unidades
e 17,3%), Nordeste (28.899 unidades e 16%), Centro-Oeste (13.781
unidades e 7,6%) e Norte (10.099 unidades e 5,6%).
IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO
De acordo com dados do portal de estatísticas de comércio exterior
Comex Stat analisados pela Abraciclo, em abril foram importadas
732 bicicletas em todo o território nacional. Na comparação com março,
houve uma queda de 91,4% (8.495 unidades). Em relação ao mesmo mês do
ano passado (3.892 unidades), o recuo chegou
a 81,2%.
As
bicicletas importadas em abril vieram principalmente da China (78,1%,
com 572 unidades), seguida por Taiwan (14,5% e 106 unidades) e Vietnã
(6,7% e 49 unidades).
A
importação de bicicletas somou 22.045 unidades no primeiro
quadrimestre, correspondendo a uma alta de 22,2% na comparação com o
mesmo período de 2019 (18.040 unidades). A maioria
delas veio da China (18.645 unidades e 84,6% do total importado),
seguida por Taiwan (1.560 unidades e 7,1%) e Camboja (1.021 unidades e
4,6%).
Também a partir de dados do portal
Comex Stat analisados pela Abraciclo, as exportações de
bicicletas brasileiras em abril somaram 15 unidades, todas destinadas à
Coreia do Sul. Esse volume representa uma queda de 98% ante as 749
unidades registradas em março do presente ano e
de 99,6% na comparação com abril do ano passado (3.982 unidades).
No
acumulado do ano os embarques somaram 1.977 unidades, significando uma
queda de 63% na comparação com o mesmo período de 2019 (5.344 unidades).
Os três principais destinos foram
Paraguai, com 1.142 unidades e 57,8% do volume exportado, Bolívia, com
505 unidades e 25,5%, e Uruguai, com 150 unidades e 7,6% de
participação.
Glossário – Categorias de bicicletas
Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas
Com
44 anos de história e contando com 14 associadas, a Associação
Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas,
Bicicletas e Similares – ABRACICLO representa,
no País, os interesses dos fabricantes de veículos de duas rodas, além
de investir em ações visando a paz no trânsito e a prática da pilotagem
segura. A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente
concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está
entre as oito maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as
principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na
quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as
fabricantes do Setor de Duas Rodas geram mais de 13
mil empregos diretos em Manaus/AM.
MOTOCICLETAS*
|
BICICLETAS*
|
Frota nacional: acima de 28 milhões
de unidades |
Frota nacional: mais de 70 milhões
de unidades |
Produção anual: acima de 1,1 milhão de unidades
|
Produção anual: 2,5 milhões
de unidades** |
8º maior produtor mundial
|
4º maior produtor mundial
|
(*) Dados do fechamento de 2019.
(**) Produção em todo o território nacional e excluídas as bicicletas infantis.
(**) Produção em todo o território nacional e excluídas as bicicletas infantis.
Para mais informações acesse o site
www.abraciclo.com.br
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