Fabricação no Polo Industrial de Manaus foi inferior a 55 mil unidades, correspondendo ao
pior resultado para mês similar desde 2015
O
mês de março registrou a fabricação de 54.115 bicicletas no Polo
Industrial de Manaus (PIM), volume 8,3% inferior na comparação com o
mesmo período de 2019 (59.021 unidades) e 10,4%
menor em relação a fevereiro do presente ano (60.398 unidades). Segundo
a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores,
Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, esse foi o pior resultado
para março desde 2015 (70.592 unidades).
Pelo
levantamento da Abraciclo, no consolidado do primeiro trimestre saíram
das linhas de montagem 170.923 bicicletas, correspondendo a uma retração
de 7% ante as 183.742 unidades
registradas no mesmo período do ano passado.
“A queda da produção registrada em março já sinaliza o impacto
da pandemia de coronavírus (covid-19),
que na segunda quinzena obrigou as fábricas a se
ajustarem e, em seguida, 75% delas suspenderam temporariamente suas
operações fabris para preservarem a saúde de seus colaboradores e
evitarem a formação de altos estoques diante das notórias dificuldades
de comercialização no mercado nacional”, analisa Cyro
Gazola, vice-presidente do segmento de Bicicletas da Abraciclo.
“Como
a maior parte da produção segue suspensa ao longo de abril, certamente
este acabará sendo um dos piores meses em volumes fabricados na série
histórica do segmento e, com isso,
deverá alterar a projeção de crescimento dos negócios estabelecida para
2020”, completa o executivo.
Ao
avaliar a crise provocada pela Covid-19, Gazola afirma que entre as
várias medidas tomadas pelos governos estaduais ao publicarem seus
decretos a partir da segunda quinzena de
março, foi extremamente positiva a inclusão – desde o início – dos
serviços de manutenção realizados pelas oficinas de bicicletarias na
lista de atividades consideradas essenciais para a sociedade. “Estes
decretos estaduais permitiram que parte das empresas
ficasse liberada para o atendimento ao público com os devidos cuidados e
controles preventivos, beneficiando os ciclo-fretistas, que prestam
importantes e imprescindíveis serviços de
delivery nas cidades, bem como os ciclistas em geral”, avalia Cyro Gazola.
RESULTADOS POR CATEGORIA
A categoria
Estrada, embora com volumes baixos, foi a que registrou a maior
variação percentual de produção em março no PIM. Foram produzidas 748
unidades da categoria, representando aumento de 31% na comparação com o
mesmo mês do ano passado (571 unidades). Em
relação a fevereiro do presente ano (1.202 unidades), houve um recuo de
37,8%.
Em números absolutos, a
Moutain Bike (MTB) foi a categoria mais produzida em março. Foram
fabricadas 32.277 unidades da categoria, correspondendo a uma alta de
0,8% em relação ao mesmo mês de 2019 (32.033 unidades). Na comparação
com fevereiro do presente ano (33.568 unidades),
houve queda de 3,8%.
Confira a seguir o ranking mensal:
COMPARATIVO DA PRODUÇÃO MENSAL DE BICICLETAS POR CATEGORIA
|
|||||
CATEGORIAS
|
março/19
|
fevereiro/20
|
março/20
|
(março/20) /
(março/19)
|
(março/20) /
fevereiro/20)
|
MTB
|
32.033
|
33.568
|
32.277
|
0,8%
|
-3,8%
|
URBANA/LAZER
|
18.411
|
19.326
|
16.634
|
-9,7%
|
-13,9%
|
ELÉTRICA
|
299
|
714
|
347
|
16,1%
|
-51,4%
|
ESTRADA
|
571
|
1.202
|
748
|
31,0%
|
-37,8%
|
INFANTOJUVENIL
|
7.707
|
5.588
|
4.109
|
-46,7%
|
-26,5%
|
TOTAL
|
59.021
|
60.398
|
54.115
|
-8,3%
|
-10,4%
|
Fonte: Associadas da Abraciclo
No
acumulado do ano, a MTB também se manteve como a categoria mais
produzida, totalizando 101.002 unidades e 59,1% de participação. Na
sequência vieram a
Urbana/Lazer (50.533 unidades e 29,6%), Infantojuvenil (14.281 unidades e 8,4%),
Estrada (3.341 unidades e 2%) e Elétrica (1.766 unidades e 1%).
DISTRIBUIÇÃO POR REGIÃO
Com
32.922 unidades, a região Sudeste foi a que mais recebeu bicicletas
produzidas no Polo Industrial de Manaus em março. Esse total é 2,5%
inferior ao registrado em março do ano
passado (33.850 unidades) e 7,7% superior na comparação com fevereiro
do presente ano (30.624 unidades).
Em
segundo lugar ficou a região Sul, com 8.286 unidades, significando uma
queda de 4,2% em relação a março de 2019 (8.648 unidades) e de 14,9%
ante as 9.732 bicicletas registradas
em fevereiro do presente ano.
Na
sequência veio a região Nordeste com 6.988 unidades, correspondendo a
uma retração de 1% na comparação com o mesmo mês do ano passado (7.062
unidades) e de 32,9% em relação fevereiro
do presente ano (10.416 unidades). Em seguida, ficou a região
Centro-Oeste, com 3.684 unidades, representando uma queda de 10,8% na
comparação com março do ano passado (4.130 unidades) e de 24,5% em
relação a fevereiro do presente ano (4.880 unidades).
A
região Norte recebeu 2.165 unidades, volume 59,4% menor em relação ao
registrado em março de 2019 (5.331 unidades) e 54,4% inferior na
comparação com fevereiro do presente ano (4.746
unidades).
As
posições foram mantidas no ranking do primeiro trimestre. A região
Sudeste ficou em primeiro lugar com 92.968 unidades e 54,4% de
participação, seguida pela Sul (28.871 unidades
e 16,9%), Nordeste (26.159 unidades e 15,3%), Centro-Oeste (13.032
unidades e 7,6%) e Norte (9.893 unidades e 5,8%).
IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO
Em
março, a importação de bicicletas em todo o território nacional somou
8.495 unidades, segundo dados do portal de estatísticas de comércio
exterior
Comex Stat analisados pela Abraciclo. Esse volume corresponde a
uma alta de 103,5% na comparação com o mesmo mês de 2019 (4.174
unidades) e de 142,4% ante as 3.504 unidades importadas em fevereiro do
presente ano.
A
maioria das bicicletas veio da China (7.057 unidades e 83,1% de
participação no total importado). Na sequência, vieram Camboja (868
unidades e 10,2%) e Taiwan (361 unidades e 4,2%).
No
primeiro trimestre as importações somaram 21.313 unidades,
correspondendo a uma alta de 50,6% na comparação com o mesmo período do
ano passado (14.148 unidades). O maior volume
de importadas desembarcadas no Brasil foi fabricado na China (18.073
unidades e 84,8% de participação do total). Em seguida, vieram de Taiwan
(1.454 unidades e 6,8%) e Camboja (1.020 unidades e 4,8%).
Ainda de acordo com a análise da Abraciclo sobre os levantamentos do
Comex Stat, em março, as exportações brasileiras totalizaram 749
bicicletas, representando quedas de 1,3% em relação ao mesmo mês do ano
passado (759 unidades) e de 36,7% na comparação com fevereiro do
presente ano (1.183 unidades). O principal destino
destas exportações foi o Paraguai (570 unidades e 76,1% do total
embarcado), seguido pelo Uruguai (150 unidades e 20%) e Bolívia (15
unidades e 2%).
No
acumulado do primeiro trimestre deste ano, as exportações somaram 1.962
unidades, significando uma alta de 44,1% em relação ao mesmo período de
2019 (1.362 unidades). O Paraguai
foi o país que mais recebeu bicicletas produzidas no PIM no trimestre
(1.142 unidades e 58,2% do total exportado). Em seguida, vieram Bolívia
(505 unidades e 25,7%) e Uruguai (150 unidades e 7,6%).
Glossário – Categorias das bicicletas
Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas
Com
44 anos de história e contando com 14 associadas, a Associação
Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas,
Bicicletas e Similares – ABRACICLO representa,
no País, os interesses dos fabricantes de veículos de duas rodas, além
de investir em ações visando a paz no trânsito e a prática da pilotagem
segura. A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente
concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está
entre as oito maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as
principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na
quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as
fabricantes do Setor de Duas Rodas geram mais de 13
mil empregos diretos em Manaus/AM.
MOTOCICLETAS*
|
BICICLETAS*
|
Frota nacional: acima de 28 milhões
de unidades |
Frota nacional: mais de 70 milhões
de unidades |
Produção anual: acima de 1,1 milhão de unidades
|
Produção anual: 2,5 milhões
de unidades** |
8º maior produtor mundial
|
4º maior produtor mundial
|
(*) Dados do fechamento de 2019.
(**) Produção em todo o território nacional e excluídas as bicicletas infantis.
(**) Produção em todo o território nacional e excluídas as bicicletas infantis.
Para mais informações acesse o site
www.abraciclo.com.br
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