Primeira
prova do país exclusiva na modalidade Gravel tem sua segunda edição
neste sábado (23) em Botucatu (SP) com vitórias de Douglas Santiago e
Victoria de Sá
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A
segunda edição da Diverge Gravel Race Brasil Ride é mais uma vez um
sucesso, realizada neste sábado (23) em Botucatu (SP), na Cuesta
Paulista. Em clima de encontro com amigos, o evento reuniu no Celeiro
Restaurante cerca de 150 ciclistas de todo país que encararam
percursos com lindos visuais em duas distâncias: a dos 90 km e 1.292 m
de altimetria acumulada, que fez sua estreia no evento, e o percurso de
65 km, com altimetria acumulada de 1.172 m.
"Foi diversão para todo mundo, a competição foi muito dinâmica com
trocas de posições entre os líderes, o que é muito legal da Gravel é
esse ambiente relaxado, que apesar de competir sempre é um ambiente
amigável e diferente. Como ninguém entende nada desse negócio todo mundo
fica igual e vira criança para se divertir em cima da bicicleta",
comenta Mario Roma, fundador da Brasil Ride.
O Brasil é definitivamente o país para as bicicletas de Gravel, capaz de
percorrer estradas de asfalto e percursos "off-road" como pavimentos em
terra, cascalhos e até trilhas leves, onde cada vez mais os atletas
estão se aventurando na nova modalidade.
"O desempenho da minha Diverge foi sensacional. Nunca tinha corrido com
este tipo de bicicleta. A agilidade e a velocidade que ela te entrega é
igual uma road, que estou acostumado. Então coloquei muita confiança e
somente errei em alguns trechos por mera inexperiência na modalidade",
disse o campeão geral Douglas Santiago, da equipe Velo48 de São
Paulo (SP), que completou os 90km de percurso em 3 horas, 2 minutos e 50
segundos, numa velocidade média de 30.5 km/h, em que assegurou o título
somente a 4 quilômetros do final após um duelo contra o atleta Vitor
Fonseca, da Cadence Bicicletas.
"Foi um percurso duro com muitas subidas, mas ao mesmo tempo muito
divertido, já que a Gravel é uma bike rápida, diferente de uma mountain
bike ", explicou Michel Fernandes, da loja BikeShow de Maringa/PR, que
viajou quase 500 quilômetros para vivenciar essa experiência e ainda
terminar em top 5 geral.
Já a mulher mais rápida foi novamente Victoria de Sá, da equipe Fuga de
São Paulo (SP) com o tempo de 3h50min30seg, seguida por Cristiane Silva
(3h54min49seg) e Bianca Julio 4h14min03seg.
Todos os atletas que completaram o percurso puderam sentir-se
vencedores por serem protagonistas de um momento histórico do ciclismo
brasileiro. |
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“Foi
apenas a segunda de uma prova exclusiva de Gravel com todo o clima,
espírito e identidade própria”, acrescenta Mário Roma. Outro aspecto
importante foi do evento acontecer no sábado de tarde: "Pensamos na
comodidade do ciclista, assim os participantes podem curtir a prova e o
happy hour e, no dia seguinte, retornarem com segurança para suas casas"
- complementa Eduardo Gasperini, Diretor de Marketing e Desenvolvimento
de Mercado da Specialized Brasil.
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Inovar ou Morrer
Desde que a Specialized foi fundada em 1974, o DNA da marca sempre foi a
inovação. Sob o lema “Innovate or Die” (Inovar ou Morrer), a marca
desenvolveu os melhores equipamentos e bicicletas com benefícios
cientificamente comprovados. E neste espírito de inovação é que nasceu a
Brasil Ride Diverge Gravel Race em 2019 agora com suas edições.
A
Specialized oferece em sua linha o modelo Diverge, bicicleta específica
para Gravel com tamanhos de rodas aro 700 e com guidão Drop (tipo
curvado usado no ciclismo estrada) concebidas para ciclistas que
apreciam andar rápido em quaisquer condições.
Uma Gravel bike não é mountain bike nem estrada. Ela mistura os
elementos das bikes de estrada (speed), caracterizadas por pneus finos e
geometria agressiva, somados a capacidade de encarar aos terrenos
irregulares do mountain bike, como pisos mistos de terra, grama,
pedriscos ou qualquer outro tipo de superfície.
As "bikes para cascalhos", numa tradução livre e simplista são uma nova e
crescente tendência no mundo do ciclismo. As Gravels desafiam os
limites do que se é possível fazer com uma bike de estrada, nos estimula
a divergir e buscar a aventura onde antes não era possível com uma
bicicleta de estrada tradicional.
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