Mais de 700 atletas levantaram poeira nos 42km de prova em Congonhas.
Fotos: Alemão Silva |
O ponto de partida localizado em frente à Basílica Bom Jesus de Matozinhos deu início à saga de 42km da Maratona.
Matheus Heliandro dos Santos foi o primeiro a cruzar a linha de chegada na Sub15. O atleta que foi campeão brasileiro de XCO na mesma categoria e usa pneus Michelin, concluiu a prova com com 1h58m52s. O vice-campeão foi Breno Bomtempo Pereira Ronzani com 2h06m01s, e a terceira colocação ficou para Guilherme Assis Moreira Lino que chegou com 2h14m32s.
A Maratona de Congonhas que é conhecida por oferecer diversos terrenos, desde estradões a single tracks, não intimidou o grande campeão que, apesar da pouca idade, 14 anos, surpreendeu e garantiu também o primeiro lugar geral na categoria “Com certeza uma prova muito dura e com muitas subidas. Esse ano o obstáculo foi a poeira, ano passado choveu e foi a lama. É assim nunca é fácil, mas estou muito feliz com meu resultado”, contou Matheus.
Na Sub17 Feminina, deu Giuliana Morgen (Sense Factory Racing). A atleta de 16 anos foi a primeira mulher a cruzar a linha de chegada com 2:03:55.235. A vice-campeã foi Ana Laura Oliveira que chegou com pouco mais de 18 minutos de diferença. A terceira colocação ficou para Camila Andrade. Com o resultado, Giuliana é campeã geral mais uma vez da CIMTB Michelin. “Tentei não errar e comecei a prova com mais calma, dei tudo no final. Tinha muita poeira e teve horas que estava até difícil respirar, mas consegui conquistar minha terceira vitória na Copa Internacional. Sem falar que essa é a prova que eu mais gosto aqui do Brasil, só tenho a agradecer”, ressaltou.
Na PNE, os atletas surpreenderam mais uma vez. O campeão foi José Antônio Pereira concluiu o percurso com 1:58:17.82, seguido de Cicero Lima e Adesio Genesio. O líder da categoria, Bruno Paim, (Corinthians Audax Bike Team) não conseguiu completar a prova, pois estava resfriado. Wanderson Braga concluiu no Top5. “Essa prova é sempre pesada, exige muita técnica e nem sempre é possível terminar. mas com tranquilidade e sabedoria esse ano eu completei e gostei do meu resultado, sempre buscar evoluir a cada ano e não desistir ”, finalizou.
Júnior
Na Júnior a disputa foi realmente grande. Na categoria que os atletas tem entre 17 e 18 anos, um Sprint marcou a chegada dos homens. Foram milésimos de segundos de diferença entre Alex Malacarne (Specialized Racing BR) e Gustavo Xavier (Corinthians Audax Bike Team) que precisou ser verificado no Photo Finish. Alex levou a melhor na Maratona, Gustavo foi o vice-campeão da competição mas manteve a liderança do campeonato e foi campeão geral da categoria Júnior.
Depois dos 42 km de briga entre Gustavo Xavier e Alex Malacarne, Gustavo estava na frente próximo da chegada, mas Alex não entregou e pedalou forte. “Quando acontece um Sprint, nós atletas conseguimos ver alguma coisa, eu imaginei que eu tinha chegado na frente. Fiquei com a impressão e depois confirmei”, contou. Malacarne completou “É uma história especial, já que é a minha primeira vitória na CIMTB, é meu primeiro ano no evento e na Júnior. Foi a primeira da vida e vai ficar marcado especialmente depois dessa disputa”, disse.
Gustavo Xavier sai com o segundo na Maratona e a terceira vitória geral do campeonato. “Foi muito disputada, chegamos no Sprint Final. A prova foi muito dura e este foi meu último treino antes do Mundial no Canadá. Saí muito contente com o resultado e com meu terceiro título do campeonato”, comentou. A terceira colocação foi de Luiz Eduardo Gouvêa (Team Groove/Chaoyang/ASW/Shimano)
Na Júnior Feminina, Julia Leite (Set Mogi Guaçu) levou a melhor, seguida de Laurien Miranda (Groove /Shimano/Chaoyang/ASW) e Iara Caetano Leite (Caetanos Bike). Para a vencedora da Maratona, a prova a favorece, já que segundo ela, tem o perfil para provas longas como XCM. “Eu me senti segura, fiz o que eu treinei e acreditei que daria tudo certo. Foi uma etapa muito dura principalmente por causa das subidas e da poeira. Acabei tendo problema com a terra porque estava sem óculos e machucando o olho. Tive que parar um pouco durante a prova já que não conseguia enxergar muito bem. Mas isso não me impediu e garanti o primeiro lugar”, afirmou.
A vice-campeã Laurien Miranda completou a prova com quase 10 minutos de diferença em relação à segunda colocada e garantiu a vitória geral. “Foi uma prova dura especialmente porque eu estava gripada. Mas, consegui completar e alcançar meu objetivo que era levar a camisa do campeão geral da CIMTB para casa”, finalizou.
Campeões Maratona Copa Sense Bike
Veterano - Roberto Da Silva Leal (Brother Race Team)
Ultra - Daniel Filgueiras Mendes (Centralbike/Farmaciavivaz)
Segurança Pública - Alessandro Rodrigues De Morais (Ciclopower)
Peso pesado - Julio Cezar Souza Duarte (Escolinha Mtb Team)
Master - Humberto Cardoso dos Santos (V3team)
Expert - Andre Zanini Marineti (Avulso)
E-bike - Albert Guinter Erich Morgen Junior (Sense Factory Racing)
Dupla Sub100 - Gilberto e Marcilio Dos Anjos Lacerda (Djows)
Dupla Sub85 - Geraldo Rodrigues da Silva Junior (Bike Sport/ Brother Race Tea) e Joao Erildo Silva
Dupla Sub70 - Danillo Henrique Silva e Edimar Jose Soares (Audaz Bike Team)
Cadete - Gelson Junior Rezende Fernandes
Cyclocross - Caio Melo E Silva Paixão (Metal Bike)
Dupla Mista - Weslley Silva De Resende e Camila Machado De Oliveira (Lagoa Dourada)
Dupla Over100 - Giovani A. V. Mendes e Gilvano Cesar Cagnoni
Dupla Sub60 - Ygor Do Nascimento Castro e Diogo Do Nascimento Castro
Campeões da Maratona categorias CIMTB Michelin
Sub15 - Matheus Heliandro Dos Santos
Sub17 - Lazaro Jesus Moreira (Squadra Oggi)
Sub65 - Emilio Sergio Machado (Ascicam)
Júnior Masc - Alex Junior Malacarne (Specialized Race BR)
Júnior Fem - Julia Leite Braga (Set Mogi Guacu)
Over65 - Niedson Pastor de Albuquerque (Fundação Marcopolo/Brl Distibuidora)
PNE - Jose Antonio Pereira De Araujo
Fem Sub17 - Giuliana Salvini Morgen (Sense Factory Racing)
Feminino Sub30 - Thairine Esteves Teodoro (Brutas Race Team)
Feminino Sub40 - Emiliana Mara Lopes Simões (Verdinhas/Diamantina)
Feminino Over50 - Aneris Machado Rolim Rosa (Mrteam / Mazza Sports)
Feminino Sub50 - Stefanye Lindolfo Da Silva Ferreira (Hoffmannxco/Groove/Taubaté/
Campeões Gerais da Copa Sense Bike 2019
Veterano - Ruberlei Casemiro Coutinho
Segurança Pública - Marcelo Barbosa Rocha
Peso Pesado - Mauro Pereira
Master - Claudio Lopes De Brito
Cyclocross - Caio Melo E Silva Paixão
E-Bike - Albert Guinter Erich Morgen Jr
Cadete - Gelson Junior Rezende
Expert - Gustavo De Castro Machado
Campeões Gerais CIMTB Michelin 2019
Super Elite Feminina – Jaqueline Mourão
Super Elite Masculina – Henrique Avancini
Júnior Masculina - Gustavo Xavier De Oliv Pereira
Júnior Feminina - Laurien Miranda Barbosa
Sub15 - Matheus Heliandro Do Santos
Sub17 - Marcelo Antonio Da Silva Jr
Sub 30 - Joao Paulo da Silva
Sub 35 - Danillo Henrique Silva
Sub 40 – Claudio Levi Campolina Altivo
Sub 45 – Marconi Soares Ribeiro
Sub 50 – João Erildo Silva
Sub 55 – Claudio Roberto Alves de Souza
Sub 60 – Marcelo Simas Weinen
Sub65 - Dilermando De Fatima Melo
Over65 - Niedson Pastor De Albuquerque
Fem Sub 17 – Giuliana Salvini Morgen
Fem Sub 30 – Thairine Esteves Teodoro
Fem Sub 40 – Emiliana Mara Lopes Simões
Fem Over 50 – Aneris Machado Rolin Rosa
Fem Sub 50 – Stefanye Lindolfo da Silva
Michelin
A Michelin, líder do segmento de pneus, se dedica ao desenvolvimento da mobilidade de seus clientes, de forma sustentável, criando e distribuindo os pneus, serviços e soluções mais adequados às suas necessidades; fornecendo serviços digitais, mapas e guias, para ajudá-los tonar suas viagens experiências únicas; e desenvolvendo materiais de alta tecnologia, que atendem à indústria da mobilidade. Sediada em Clermont-Ferrand (França), a Michelin está presente em 170 países, emprega 114.100 pessoas em todo o mundo e dispõe de 70 centros de produção implantados em 17 países diferentes que fabricaram 190 milhões de pneus em 2017.
Sense Bike
Parte da Lagoa Participações, a Sense Bike foi criada em 2009, com o sonho de construir uma marca de bicicletas feita por apaixonados para apaixonados, com padrão internacional, foco em desenvolvimento e indústria de ponta. Com o objetivo inicial de atender às demandas voltadas para a mobilidade urbana, tornou-se referência no mercado no desenvolvimento de bicicletas elétricas. Em 2014, foi inaugurada a fábrica em Manaus, que possibilitou o início da produção de quadros, bem como a montagem de bicicletas elétricas e convencionais (mountain bike, urbana e road), com o que existe de mais inovador em tecnologia. Em abril de 2018, a Sense Bike comprou a Swift Carbon Global, importante fabricante mundial de bikes em fibra de carbono, com operação industrial na cidade do Porto (Portugal). A marca também é patrocinadora de uma das equipes mais importantes do MTB nacional – a Sense Factory Racing, que já conquistou grandes títulos em competições nacionais e internacionais.
Congonhas
Reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO, Congonhas é uma das mais tradicionais cidades mineiras e um dos polos de formação cultural de Minas Gerais. Seu complexo mais famoso é o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, considerado a maior referência do acervo de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.
Localizada a 78 km de Belo Horizonte, a Cidade dos Profetas também possui um valioso circuito de igrejas coloniais e um rico patrimônio ambiental, com o Parque Ecológico da Cachoeira. Além disso, se destaca pelo primeiro museu de sítio do Brasil, o Museu de Congonhas.
CIMTB Michelin 2019
A CIMTB Michelin conta pontos para o ranking mundial, da União Ciclística Internacional (UCI), fazendo parte do ciclo Olímpico Tóquio 2020, ranking Brasileiro e estaduais.
Copa Internacional de Mountain Bike comemora a 24ª Edição em 2019. O evento tem patrocínio da Michelin, o pneu oficial da competição, e Co-Patrocinio da Sense Bike