Trecho da pista de XCO do Cannondale MTB Festival /Gustavo Epifanio
Evento ciclístico terá
em jogo títulos nacionais em diferentes modalidades do mountain bike e
será realizado entre os dias 19 e 21 de julho
O município de Mairiporã, na grande São Paulo,
prepara-se para receber entre os dias 19 e 21 de julho, na sede do
Instituto Mairiporã, o Cannondale MTB Festival, evento que reunirá
quatro competições definindo os campeões da temporada: XCO (cross
country olímpico), XCM (maratona), DH (downhill) e a inédita disputa no
E-Mountain Bike no XCO. Ao todo, 1.100 ciclistas estão confirmados no
Festival, que já tem suas inscrições encerradas.
"Nos sentimos extremamente realizados e muito recompensados por todo o sacrifício que temos feito neste último ano. Para fazer tudo isso acontecer não foi fácil. Mas, mais do que tudo, nos sentimos felizes e super nas alturas, porque entendemos que 1.100 atletas confiam na organização de uma prova que até então nunca existiu. Isso é realizador e estamos felizes de verdade", comemora Fabio Caldeo, um dos organizadores do Cannondale MTB Festival.
O primeiro campeonato nacional de E-Mountain Bike da América Latina terá a responsabilidade de abrir o evento, na manhã de sexta-feira (19), a partir das 8h. A competição inédita será realizada na mesma pista do XCO - com 5,9 km e 178 m de altimetria acumulada por volta -, competição marcada para o sábado (20), com quatro baterias de largada entre 7h e 13h.
O
downhill terá programação oficial entre sexta e domingo (21), com os
dois primeiros dias reservados para classificatórias e o último, o das
tomadas de tempo oficiais, a partir das 9h. Já o XCM tem largada às 8h
do domingo para a competição principal, com 82 km de percurso e 2.654 m
de altimetria acumulada, enquanto a categoria Sport, com 41 km, começa
logo em seguida, às 8h40.
Em comum aos circuitos do XCO e downhil é que ambos foram desenvolvidos por alguns dos melhores track builders do país: Luiz Lancellotti e Thiago Velardi.
Em comum aos circuitos do XCO e downhil é que ambos foram desenvolvidos por alguns dos melhores track builders do país: Luiz Lancellotti e Thiago Velardi.
"As
duas pistas, XCO e DH, tem como foco o “flow”, ou seja, fazer com que a
pista tenha uma fluidez natural, exigindo muito da pilotagem dos
atletas. São pistas completas, envolvendo todos os tipos de obstáculos. O
intuito delas terem um nível técnico mais apurado visa o legado,
elevando o nível de base para cada vez mais termos pilotos de alto nível
no futuro. Apesar desse nível técnico elas também são democráticas,
podendo atender diversos níveis pelo fato de oferecerem opções no mesmo
circuito", conta Lancellotti.
"Na de XCO, temos como destaque uma curva em madeira bem extensa, que exige uma certa segurança na hora da pilotagem. Na mesma parte da pista existe também um rock garden bem longo. Subidas inclinadas e técnicas logo na largada fazem parte do desafio. Já no downhill, temos seções de pedras do começo ao final da pista, intercalada por setores íngremes, “off cambers”. O último terço da pista recebe saltos e curvas modeladas minuciosamente. Pontes e saltos em madeira na parte final dão a cereja no bolo para o público", finaliza Lancellotti.
Os ingressos - A entrada no Cannondale MTB Festival não terá custo em dinheiro: o valor do ingresso é um agasalho, que será doado para entidades de Mairiporã. Outro diferencial é que, na entrada, será obrigatório o credenciamento. Portanto, é fundamental que competidores e espectadores estejam portando documento de identidade. Para garantir sua presença no evento, o site para reservar o ingresso gratuito é o https://www.sympla.com.br/ cannondale-mtb-festival__ 575541
As
compras feitas na Vila da Bike e nos food trucks não serão feitas em
dinheiro. Inspirado em grandes festivais pelo mundo, como o
Lollapalooza, os frequentadores do evento colocarão créditos em um
cartão exclusivo do Cannondale MTB Festival; todas as compras nas lojas e
na praça de alimentação serão feitas com este cartão."Na de XCO, temos como destaque uma curva em madeira bem extensa, que exige uma certa segurança na hora da pilotagem. Na mesma parte da pista existe também um rock garden bem longo. Subidas inclinadas e técnicas logo na largada fazem parte do desafio. Já no downhill, temos seções de pedras do começo ao final da pista, intercalada por setores íngremes, “off cambers”. O último terço da pista recebe saltos e curvas modeladas minuciosamente. Pontes e saltos em madeira na parte final dão a cereja no bolo para o público", finaliza Lancellotti.
Os ingressos - A entrada no Cannondale MTB Festival não terá custo em dinheiro: o valor do ingresso é um agasalho, que será doado para entidades de Mairiporã. Outro diferencial é que, na entrada, será obrigatório o credenciamento. Portanto, é fundamental que competidores e espectadores estejam portando documento de identidade. Para garantir sua presença no evento, o site para reservar o ingresso gratuito é o https://www.sympla.com.br/
Test Ride - Quem for ao evento terá a oportunidade de testar não só bicicletas, mas também carros. A Jeep é uma das patrocinadoras do Festival e estará disponibilizando no local a Jeep Experience, com 12 carros à disposição para serem testados pelo público. Além disso, a Cannondale também irá colocar diversas bikes da marca no test bike dentro da estrutura montada para o Festival.
O Cannondale MTB Festival tem patrocínio de Jeep, Monster Energy, Coca-Cola, Barbedo, Cannondale, Shimano e Vittoria.