Competição soma 60 pontos para os campeões da categoria no ranking mundial. Evento acontece nos dias 29 e 30 e está com as inscrições abertas
Foto: Alemão Silva / Alemão Esportes Gustavo Xavier na etapa de Araxá |
O evento que acontece nos dias 29 e 30 de junho é um dos oito em toda América e o único do Brasil sediar a UCI Junior Series. Para a categoria de atletas de 17 e 18 anos, o evento é como uma Copa do Mundo, sendo que os campeões somam 60 pontos no ranking da União Ciclística Internacional (UCI). Ainda pontuam no ranking internacional atletas que ficarem entre os Top20. Inscreva-se aqui para a 3º etapa.
Atletas inscritos na CIMTB Michelin ganha até 40% de desconto na compra de pneus Michelin.
Foto: Fotop
Júlia na etapa de Araxá
A prova de Cross Country Olímpico (XCO) de Ouro Preto testa as habilidades dos atletas sem deixar de lado a emoção e a diversão. Os homens da Júnior devem dar quatro voltas na pista enquanto as mulheres, três. O número de voltas pode ser alterado pelos comissários e diretor da prova no Congresso Técnico.
Atualmente, o melhor brasileiro no ranking da Júnior é Gustavo Xavier (Corinthians Audax Bike Team) que também é líder da categoria na CIMTB Michelin. Este é o segundo ano que o atleta corre na UCI Junior Series e falou da importância de uma prova com esta classificação. “Provas UCI são sempre essenciais no calendário de todos os atletas, juniores e profissionais. O nível em uma prova UCI Júnior Series é um muito mais alto do que em uma prova válida somente pelo ranking nacional, já que vários atletas da América se reúnem em um só espaço para brigarem pelos tão difíceis pontos do ranking mundial”, comentou.
Gustavo também ressaltou que em Ouro Preto existem dois desafios: alcançar o lugar mais alto do pódio e a pista da etapa. “O meu maior desafio na etapa de Ouro Preto é buscar a pontuação máxima dos pontos UCI e conseguir subir ainda mais no ranking UCI para ter um ótimo alinhamento no campeonato Mundial. Outro grande desafio na etapa, com certeza é a pista, um terreno com muito cascalho que exige muito da pilotagem do atleta e o nível estará muito alto”, finalizou.
A vice-líder da Júnior Feminina, Júlia Leite Braga (Fb Infonet / Mtb Jaguariuna) estreou na Júnior este ano. “É uma grande responsabilidade participar de uma etapa UCI Junior Series, pois é uma prova que valoriza muito o trabalho e a preparação da categoria de base. Como ela soma pontos para o ranking mundial, aumenta também o nível e a competitividade da categoria Júnior no mtb brasileiro”, afirmou.
Para o organizador da CIMTB Michelin, Rogério Bernardes, a prova é uma oportunidade de troca de experiências entre atletas brasileiros e competidores de ponta de outros países. “Ter a honra de sediar uma prova UCI Junior Series é fundamental para o fortalecimento da categoria. A Júnior é o futuro do esporte pois estes atletas serão os representantes dos países nos Jogos Olímpicos futuros e daí surgirão futuros ídolos do esporte. Proporcionar este intercâmbio entre atletas de vários países de forma prematura é muito importante no desenvolvimento de cada um dos atletas brasileiros”, afirmou.
Michelin
A Michelin, líder do segmento de pneus, se dedica ao desenvolvimento da mobilidade de seus clientes, de forma sustentável, criando e distribuindo os pneus, serviços e soluções mais adequados às suas necessidades; fornecendo serviços digitais, mapas e guias, para ajudá-los tonar suas viagens experiências únicas; e desenvolvendo materiais de alta tecnologia, que atendem à indústria da mobilidade. Sediada em Clermont-Ferrand (França), a Michelin está presente em 170 países, emprega 114.100 pessoas em todo o mundo e dispõe de 70 centros de produção implantados em 17 países diferentes que fabricaram 190 milhões de pneus em 2017.
Sense Bike
Parte da Lagoa Participações, a Sense Bike foi criada em 2009, com o sonho de construir uma marca de bicicletas feita por apaixonados para apaixonados, com padrão internacional, foco em desenvolvimento e indústria de ponta. Com o objetivo inicial de atender às demandas voltadas para a mobilidade urbana, tornou-se referência no mercado no desenvolvimento de bicicletas elétricas. Em 2014, foi inaugurada a fábrica em Manaus, que possibilitou o início da produção de quadros, bem como a montagem de bicicletas elétricas e convencionais (mountain bike, urbana e road), com o que existe de mais inovador em tecnologia. Em abril de 2018, a Sense Bike comprou a Swift Carbon Global, importante fabricante mundial de bikes em fibra de carbono, com operação industrial na cidade do Porto (Portugal). A marca também é patrocinadora de uma das equipes mais importantes do MTB nacional – a Sense Factory Racing, que já conquistou grandes títulos em competições nacionais e internacionais.
CIMTB Michelin 2019
A CIMTB Michelin conta pontos para o ranking mundial, da União Ciclística Internacional (UCI), fazendo parte do ciclo Olímpico Tóquio 2020, ranking Brasileiro e estaduais.
Copa Internacional de Mountain Bike comemora a 24ª Edição em 2019. O evento tem patrocínio da Michelin, o pneu oficial da competição, e Co-Patrocinio da Sense Bike.