terça-feira, 23 de outubro de 2018

Edição do XTERRA na Praia do Rosa teve cenário paradisíaco e dois dias de competições acirradas

Realizado pela primeira vez no Sul de Santa Catarina, maior festival de esportes off-road do mundo reuniu 700 atletas; Felipe Moletta e Laura Mira venceram no Triathlon 
A expectativa era grande desde o início da temporada e o inédito XTERRA Camp Praia do Rosa, 8° edição do circuito nacional do maior evento de esportes off-road do mundo, não decepcionou. Foram dois dias (20/10 e 21/10) de muita adrenalina, suor e diversão em um dos principais pontos turísticos de Santa Catarina, onde 700 atletas amadores e profissionais competiram nas provas de TriathlonTrail Run (22,5 km), Night Run (9,5 km), Swim Challenge (1,5km e 3km), MTB Cup Pro (40,6 km) e a Corrida Kids (para crianças de 1 a 13 anos de idade).

Triathlon
Atual hexacampeão do XTERRA brasileiro, o paranaense Felipe Moletta venceu a terceira etapa seguida e entrou na briga de vez pelo hepta campeonato. Agora, Moletta ocupa a segunda colocação com 443 pontos, atrás somente de Rafael Juriti, que tem 538 pontos e concluiu a prova na Praia do Rosa em segundo lugar. Entre as mulheres, Laura Mira, atual vice-líder do ranking, diminuiu a distância para Sabrina Gobbo com a boa vitória no Sul do país. 135 pontos ainda separam as atletas a duas etapas do fim do circuito. Os triatletas comentaram sobre o percurso e o visual de Imbituba.
“A Praia do Rosa tem um potencial muito grande. É paradisíaco mesmo, talvez o mais lindo do circuito inteiro, com vários locais a serem explorados na região. Enfim, o Sul merece uma prova do XTERRA por ano”, sugeriu Felipe Moletta.
“Foi uma prova muito acelerada, muito intensa e rápida. Tiveram pequenos trechos de single track, o que sempre gera boa diversão, descidas com double track, dowhill com pedras soltas, bastante erosão e esta parte foi a mais técnica. Imbituba com sua paisagem de praia, alguns bosques, então deixou tudo perfeito. O trecho da corrida foi lindo, com uma costeira, uma subida grande que dava para avistar outras praias, como a de Ibiraquera por exemplo. Já estou torcendo para que a etapa fique no calendário de 2019, pois quero voltar para esta cidade maravilhosa, que tem uma vibe muito legal, vários atletas de surfe e kite surfe, tem tudo a ver com o XTERRA”, opinou Laura.
Trail run 22,5 km
Atual campeão em 2017, o mineiro Antônio Gonçalves parece estar decidido a defender seu título com unhas e dentes, ou melhor, com muita velocidade e preparo físico. O corredor da equipe Apuã Vertical ficou fora de quatro etapas de 2018 por conta de uma lesão na coxa direita, mas voltou com tudo e emplacou a sua segunda vitória seguida (Estrada Real e Praia do Rosa), o que já o coloca na vice-liderança do ranking. Nesta reta final de temporada, Antônio vem com força total!
Com uma vitória tranquila entre os homens, na categoria feminina não foi diferente. Silvia Durigon levou o troféu de ouro e conseguiu uma performance avassaladora, com 6 minutos de folga para a segunda melhor posicionada.
MTB Cup Pro
Daniel Grossi e Wolfgang Felipe travaram uma verdadeira batalha sobre duas rodas. Os ciclistas animaram os fãs do esporte com uma reta final espetacular. Grossi, nos últimos metros, acabou abrindo uma leve vantagem que lhe rendeu o lugar mais alto do pódio. Apenas quatro segundos separaram os profissionais, que pedalaram mais de 40 km pelas trilhas, dunas, matas e estradas de Imbituba. Com um percurso de baixa altimetria e muito estradão, a competição acabou sendo um pouco diferente das habituais no mundo XTERRA, porém comemorada por todos os que desejam acelerar em espaço plano.
Entre as moças, Karoline Meyer, Aline de Almeida e Rosemeri Peirão integraram o pódio respectivamente. As três atletas participaram do XTERRA pela primeira vez em 2018.
Swim Challenge 1,5 km e 3 km
Na parte aquática, o lindo mar da Praia do Rosa foi o palco do show dos nadadores XTERRA. Nos 1,5 km, Rafael Berra, João Vitor Vitorino, Alexandre Groeler, Diego Dunzer e Lorenzo Netto travaram uma competição bem emocionante. Os cinco terminaram na ordem respectiva citada e agitaram o público presente, que não desgrudava os olhos da água, esperando quem seria o primeiro a cruzar a linha de chegada. Entre as mulheres, a curitibana Anna Júlia Hatschbach sobrou e venceu sem dificuldades, com exatos dois minutos à frente da segunda colocada.
Nos 3 km, Regina Feldmann e Gabriel Fragomi foram os grandes vencedores.
Todos os resultados do XTERRA Camp Praia do Rosa 2018 podem ser conferidos em: http://xterrabrasil.com.br/tour/praia-do-rosa/