sexta-feira, 22 de junho de 2018

Ciclistas Shimano tem mais um compromisso valendo pontos no Ciclo Olímpico, em Goiânia

Rubinho Valeriano (Pedro Cury / PedroCury.com)
A cidade de Goiânia (GO) será palco neste fim de semana de mais uma competição do mountain bike nacional, válida pelo Ciclo Olímpico de Tóquio 2020. Na pista do Laboratório, no Paço Municipal, 30 pontos (classe 2) estarão em jogo aos campeões das elites nos rankings UCI (União Ciclística Internacional). Assim, a prova deste domingo (24) será compromisso para dez atletas do Shimano Sports Team, nove deles representantes da super elite masculina.


Rubinho Valeriano, Guilherme Muller e Mario Couto (Sense Factory Racing), Kennedi Lago e Mario Veríssimo (Squadra Oggi), Lukas Kaufmann e Sherman Trezza (Cannondale Brasil Racing) e Daniel Grossi e José Gabriel Marques (Team Groove XCO) são os nove ciclistas Shimano inscritos na principal disputa, da super elite masculina. Já na sub-35, o representante da marca é Luiz Eduardo Ferreira (Squadra Oggi).

A pista do Laboratório, com 5,1 km de extensão, é bastante conhecida dos atletas, por ter recebido nos últimos anos etapa goiana da Taça Brasil de XCO. A largada da super elite será às 12h15, com seis voltas, ou seja, pouco mais de 30 km no total. "Conheço a pista de Goiânia, tendo competido algumas vezes nos anos anteriores, além de ter vencido a etapa da competição em 2016. É uma pista bem legal, quase toda em trilha de mata. Ou seja, bastante single track (trilhas estreitas) e poucos pontos de ultrapassagem", conta Sherman Trezza.

"A altimetria não é tão grande, sem subidas íngremes ou longas. Assim, a prova desenvolve-se com uma velocidade bem rápida. Exige um pouco da parte técnica dos atletas, porque você anda muito tempo dentro da mata e aí é necessário ter atenção o tempo todo para não cometer erros e assim ganhar tempo. Por ser classe 2 na UCI, o nível será forte. Os ciclistas estão em fase final de preparação para o Brasileiro de XCO, no fim de julho, então o ritmo com certeza será intenso e um bom parâmetro para ver como meus treinos estão, a exatamente um mês do campeonato nacional", completa Sherman.

Pan-Americano de Triathlon - Brasília recebe na manhã deste sábado (23) o Campeonato Pan-Americano de Triathlon de 2018 na distância Standard: 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida. A prova soma pontos para o ranking olímpico para os Jogos de Tóquio em 2020 e é o desafio para o triatleta Reinaldo Colucci (Sesi/Shimano). "Será meu primeiro evento nesse novo Ciclo Olímpico em busca de pontos e venho treinando focado para essa prova nos últimos meses", explica Colucci. "Os campeões das elites somarão 450 pontos nos rankings olímpico e mundial", completa.

"Gostei bastante da minha evolução recente. Estou em uma forma física muito boa para esta distância e confiante na conquista de um bom resultado. Meu retrospecto em provas de campeonatos pan-americanos são bons. Fui segundo colocado em 2016 na Argentina, por exemplo. Outro aspecto positivo é que sempre faço boas provas na Capital Federal. Então, vou confiante e espero me sentir bem e realizar uma ótima prova", finaliza o triatleta, que tem sua bike equipada com o grupo eletrônico Dura-Ace Di2, além de rodas da marca PRO Bike-gear.

Desafio Blumenau de MTB - O catarinense Ricardo Pscheidt (Trek/Shimano/Giro 29) compete em mais uma prova neste fim de semana, em Santa Catarina. O ciclista de mountain bike do Shimano Sports Team é um dos favoritos na disputa do Desafio Blumenau de MTB. A prova será disputada na manhã de domingo (24), com largada às 8h. O percurso em sua categoria, a pro, terá 70 km de extensão, com altimetria acumulada de 1.300 m.

Novidades Shimano - Em 2018, a Shimano fez o lançamento do tradicional grupo de ciclismo de estrada 105 R7000, totalmente remodelado: são novas tecnologias herdadas do Dura-Ace, alavancas de STI adequadas para mãos menores (de mulheres por exemplo) e freio a disco hidráulico - finalmente regulamentado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). Vale destacar que o ciclismo de estrada é uma modalidade bastante praticada por atletas de MTB, como complemento aos treinos.

Também neste ano, a marca lançou o XTR M9100 e atendeu o pedido dos fãs com a configuração de 12 velocidades, trazendo muitas outras inovações. O grupo apresenta um cassete totalmente inovador com pinhões de amplo alcance de 10-45D ou 10-51D, freios com 2 ou 4 pistões, e um novo cubo com a nova tecnologia Shimano Micro Spline. Um novo projeto de configuração de freios e alavancas, que permite ao ciclista posicionar seus comandos, incluindo a alavanca de canote retrátil de selim “dropper post” XTR, em uma situação otimizada para máximo conforto e acionamento rápido.

Mais informações no site: bike.shimano.com.br

Twitter:@shimanobrasil
Fanpages no Facebook: https://www.facebook.com/ShimanomtbBrasil/
https://www.facebook.com/ShimanoroadBrasil/