Famosa subida na Floresta da Tijuca será palco do Red Bull Hill Challenge, com premiação especial e presença de Henrique Avancini |
Pra descer, todo santo ajuda, bem diz o ditado. De fato, não são as descidas, mas as grandes escaladas que separam os “bicicleteiros” dos ciclistas de verdade. Contra a gravidade, as pernas queimam, os pulmões trabalham dobrado e a mente tenta ignorar o quão distante está o fim da subida. Os uphills são tão marcantes no esporte que as maiores provas internacionais de ciclismo têm, paralelamente à geral, uma competição só para os escaladores, com camiseta de líder e premiação especial. É nesse espírito que o atleta olímpico de mountain-bike Henrique Avancini lança o Red Bull Hill Challenge, uma competição de quartetos que acontecerá na subida da Vista Chinesa nos dias 28 e 29 de abril. As pré-inscrições já estão abertas através do site redbull.com.br/hillchallenge , nas categorias masculina e feminina, até o dia 8 de abril.
“A ideia por trás do Red Bull Hill Challenge é justamente fomentar o pico da Vista Chinesa, que se tornou um local de reunião, confraternização e treinamento de ciclistas. Acabou sendo um local muito importante para a difusão da cultura da bicicleta no Rio. É muito legal de ver ao longo dos anos o crescimento desse local e a importância que ele ganhou. O evento nada mais é do que uma homenagem à Vista e às pessoas que fazem parte desse movimento ciclístico no Rio de Janeiro. Então, eu estou muito feliz e acho que a galera vai curtir bastante”, afirma Avancini, embaixador oficial do evento.
O atleta teve papel essencial no desenvolvimento do conceito da competição, que consiste em uma disputa entre quartetos, no estilo revezamento. Nos 4800m do percurso, o primeiro ciclista de cada equipe vai pedalar aproximadamente um quarto do percurso até chegar a uma área de transição, onde passará uma pulseira ao segundo ciclista da equipe. Este, por sua vez, seguirá por mais um quarto do trajeto até a próxima área de transição, onde encontrará o terceiro ciclista, e assim por diante, até a Mesa do Imperador. Ganha o quarteto que cruzar a linha de chegada primeiro.
Avancini, principal nome da América do Sul no mountain-bike internacional e dono das melhores marcas do País (8º lugar em uma etapa de Copa do Mundo e 4º no Campeonato Mundial) subirá o percurso da competição sozinho, ao lado de todos os quartetos. Além de ser uma referência para os competidores, Henrique também será um ciclista a ser batido, pois o quarteto que eventualmente conseguir superá-lo ganhará um prêmio especial: um training camp em Petrópolis, na casa do ciclista. Se mais de um quarteto derrotar Henrique, ganhará o prêmio somente aquele que cruzar a linha primeiro.
Para participar do evento, há três etapas. Na primeira, o ciclista deve fazer um cadastro no redbull.com.br/hillchallenge e, em seguida, entrar no aplicativo Strava para aderir ao clube oficial da Red Bull na rede. Na segunda, ele marca seu tempo no segmento ‘Red Bull Hill Challenge’, no Strava, e nomeia a atividade do dia com seu nome, seguido de “/HillChallenge”, como neste exemplo: Henrique Avancini/HillChallenge. Na terceira etapa, os 12 ciclistas mais rápidos, 8 na categoria masculina e 4 na feminina, com tempos aferidos entre 21 de março de 2018 e 23h59 do dia 8 de abril deste ano, serão convidados pela organização do evento a formar seus quartetos e se inscrever no campeonato, por um valor de R$160,00 por equipe.
Como aquecimento para a corrida de domingo, as esquipes inscritas participarão de uma mesa redonda, no sábado, 28, no Centro de Convenções Paineiras Corcovado, com Avancini e membros de sua equipe técnica sobre ciclismo. O bate-papo vai terminar com um pedal amigável de aproximadamente 30km, aberto a todos os participantes, nos "Alpes Cariocas", ao lado do atleta olímpico.
Mais informações, no site oficial da competição: redbull.com.br/hillchallenge .