Todos os campeões (Fabio Piva / Brasil Ride) |
Na principal categoria, Henrique Avancini e o tcheco Jiri Novak fizeram bonito e levaram o título em uma disputa que só foi definida nos quilômetros finais da última etapa. Eles chegaram à sétima fase separados por apenas 21 segundos dos italianos Michele Casagrande e Fabian Rabensteiner, campeão de 2016. Quarto colocado em setembro no Mundial da Austrália, Avancini confirmou que está em sua melhor fase e Jiri escolheu a Brasil Ride para encerrar uma carreira vitoriosa.
A máster teve um resultado histórico. Bart Brentjens (HOL) e Abraão Azevedo conquistaram o penta, mas perderam uma invencibilidade de cinco anos em etapas. Foram superados em duas provas pelos tchecos Ondrej Fotjik e Robert Novotny, bicampeão da open em 2010/2011. Outra disputa que deu o que falar foi a mista, com o título dos norte-americanos Sonya Looney e Gordon Wadsworth, que bateram a parceria portuguesa Celina Carpinteiro e Valerio Ferreira.
Na ladies, Raiza Goulão e Margot Moschetti (FRA) não tiveram adversárias e saíram invictas. Na grand máster, o título foi do argentino Pablo Rodriguez com o eslovaco Peter Vesel. Na nelore, Reginaldo Marques Moreira e Robson Mendes Magalhães triunfaram na categoria para ciclistas com mais de 95 kg, enquanto a corporativa foi vencida pelo trio Andre/Wagner/Rodrigo.
Altíssima performance - "Esse ano a Brasil Ride mostrou ser não apenas um grande desafio para todos os ciclistas, mas também que é uma competição de altíssima performance. Todas as categorias foram marcadas pela emoção e com disputas acirradas. Na open, por exemplo, tivemos cinco duplas vencedoras de etapas em sete corridas, com dias históricos. A Trek Selle San Marco e a equipe do Henrique Avancini e o tcheco Jiri Novak correram pelo título com um enredo perfeito para o cinema. Nem no exterior isso ocorre", avaliou Mario Roma, idealizador da Brasil Ride.
"Hoje, ganhar uma etapa da Brasil Ride é um feito grandioso. Ser campeão então, é algo como o Jiri Novak nos falou, uma condecoração da carreira. Ele aposentou-se aqui com chave de ouro. O ápice do ápice. Quando um atleta profissional como o Jiri, que disputou dezenas de maratonas e corridas por etapas ao redor do mundo, diz algo desse tipo, mostra que a principal ultramaratona de MTB chegou ao mais alto patamar de performance que poderia chegar", completou Roma.
Maratona dos Descobrimentos - Com a largada realizada 25 minutos após o início da etapa final da Brasil Ride, a Maratona dos Descobrimentos colocou mais 1.000 ciclistas para competirem nos mesmos 73,4 km que os melhores atletas de MTB do mundo estavam pedalando para definir a oitava edição da ultramaratona.
Com diversas categorias entre idades, os campeões no geral entre mulheres e homens foram os ciclistas Emiliana Mara Lopes e José Montoya, da Costa Rica, com os tempos de 3h50min45 e 3h03min45, respectivamente.
Campeões da oitava edição da Brasil Ride
Open : Henrique Avancini (BRA) / Jiri Novak (CZE)
Ladies : Raiza Goulão (BRA) / Margot Moschetti (FRA)
Master : Bart Brentjens (HOL) / Abraão Azevedo (BRA)
Duplas mistas : Sonya Looney (EUA) / Gordon Wadsworth (EUA)
Americas men : Mario Veríssimo (BRA) / Kennedi Sampaio (BRA)
Americas women : Ana Luisa Panini (BRA) / Pilar Bust (CHI)
Grand máster : Pablo Rodriguez (ARG) / Peter Vesel (SLO)
Nelore : Reginaldo Marques Moreira (BRA) / Robson Mendes Magalhães (BRA)
Corporativa : Andre/Wagner/Rodrigo (BRA)
Vencedores de cada etapa na open
Prólogo : Hans Becking (HOL) / Sebastian Fini (DIN)Etapa 2 : Tiago Ferreira (POR) / José Silva (POR)
Etapa 3 : Henrique Avancini (BRA) / Jiri Novak (CHE)
Etapa 4 : Luis Leão Pinto (POR) / Soren Niessen (DIN)
Etapa 5 : Michele Casagrande (ITA) / Fabian Rabensteiner (ITA)
Etapa 6 : Henrique Avancini (BRA) / Jiri Novak (CHE)
Etapa 7 : Henrique Avancini (BRA) / Jiri Novak (CHE)
Resultados finais no site oficial - Os resultados das sete etapas e o acumulado de todas as categorias estão disponíveis no site da Brasil Ride: www.brasilride.com.br.
Vídeos do dia 7 - Estão disponíveis os vídeos do sétimo dia de competição, em duas versões: uma completa, com legendas e trilhas sonoras, e outra limpa, sem música:
Versão completa: https://we.tl/
Vídeos diários no youtube(https://www.youtube.
Etapa 5 - https://youtu.be/sOKVcpolU0sEtapa 6 - https://youtu.be/JnhE2Fz3mYc
Etapa 7 - https://youtu.be/mrnYTqo6y0U
Pinkbike.com (https://www.pinkbike.com/u/
Etapa 2 - https://www.pinkbike.com/
Etapa 5 - https://www.pinkbike.com/
Etapa 6 - https://www.pinkbike.com/
Etapa 7 - https://www.pinkbike.com/
Vídeos diários para serem baixados:
Prólogo - https://we.tl/dtf31HPCfN
Etapa 2 - https://we.tl/sugf0EaqiK
Etapa 3 - https://we.tl/8lSogfyAwF
Etapa 4 - https://we.tl/r3e8tactRD
Etapa 5 - https://we.tl/6W7rgIvOJv
Etapa 6 - https://we.tl/vCeo7h1APWEtapa 7 - https://we.tl/PQJKE22bcF
Reconhecimento - Seis vezes vencedora do prêmio Guidão de Ouro de melhor competição do mountain bike no País, a Brasil Ride ganha a cada ano reconhecimento e atravessa fronteiras. Na atualidade, os praticantes da modalidade costumam até comparar o evento com as principais corridas do mundo, apelidando a ultramaratona de "Giro de Itália do MTB".
Sobre a Brasil Ride - A oitava edição da Brasil Ride reuniu 250 equipes de 22 países e de 24 estados. No sábado (21), a Maratona dos Descobrimentos, disputada em uma única etapa, teve mais 1.000 ciclistas. Classe S1 na UCI, a competição distribuiu aos campeões da open e da feminina 120 pontos no ranking mundial. Nascida na Bahia, a Brasil Ride reuniu, em 2016, 500 atletas de 23 países e 24 estados brasileiros e o Distrito Federal entre os dias 16 e 22 de outubro, na Costa do Descobrimento.
A Brasil Ride teve patrocínio da Trek, Shimano, Unidas e Caixa, e apoio do Governo da Bahia e das prefeituras de Porto Seguro e Guaratinga. O evento é uma realização da Roma Comunicação e do Instituto Brasil Ride.
Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida.
Mais informações:Site: http://www.BRASILRIDE.