quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Jogos Escolares da Juventude: Atletas paulistas conquistam medalhas em todas as provas Disputas aconteceram entre 11 e 13 de Novembro.

Equipe Paulista – Brendo (esq.), Marcela, Beatriz e Vinicius
Atletas paulistas conquistaram cinco medalhas nos Jogos Escolares da Juventude – Etapa de 15 a 17 anos – que aconteceu em João Pessoa, Paraíba, entre os dias 11 e 14 de Novembro.



A equipe foi formada pelos atletas Brendo Moraes (E.E. Cesarino Borba / Iracemápolis), Vinicius Costa (E.E. Cesarino Borba / Iracemápolis), Marcela Sodré (Liceu São Paulo / Santos) e Beatriz Silva (E.E. Juvenal Machado / São José dos Campos) e comandada pelo técnico Renato Buck. Os atletas disputaram provas de Contrarrelógio Individual, Prova por pontos e Resistência, conquistando três medalhas de ouro e duas de bronze.

Medalhistas: Brendo (2 ouro), Vinicius (ouro) e Marcela (2 bronze)
Medalhistas: Brendo, Vinicius e Marcela
Na sexta-feira, 11, a abertura contou com a prova de Contrarrelógio, onde o estado de São Paulo conquistou ouro, com Brendo Santos (E.E. Cesarino Borba – Iracemápolis), que terminou a prova com o tempo de 36min342.
Na prova por pontos, realizada no Sábado, 12, São Paulo conquistou ouro e bronze. No masculino, Vinicius Costa (E.E. Cesarino Borba – Iracemápolis) venceu, enquanto Marcela Sodré (Liceu São Paulo / Santos) ficou com o bronze no feminino.
Encerrando a competição, no Domingo, 13, na prova de Resistência, Brendo e Marcela foram novamente destaque e conquistaram, ouro e bronze, respectivamente – Resultados completos baixo.
Brendo completou 14 voltas no circuito de 2,6 km em 55min31s019, 0s115 de vantagem sobre o segundo colocado, o maranhense Domingos Renilson dos Santos, do Colégio Estadual Colares Moreira, de Codó (MA).

Brendo Moraes conquistou duas medalhas de ouro na competição (Foto: Saulo Cruz/Exemplus/COB)
Brendo Moraes conquistou duas medalhas de ouro na competição (Foto: Saulo Cruz/Exemplus/COB)
“Disputei meu primeiro Jogos Escolares em Natal 2013 e sobrei na prova de resistência. Minha bicicleta tinha pneu grosso, eu não tinha sapatilha, não tinha nem roupa. Mas eu nunca perdi a fé. Na verdade, tudo o que eu passei foi um incentivo a mais para eu continuar perseguindo o meu sonho de subir no pódio. Treinava sozinho no sol do meio-dia todos os dias e com o apoio da minha família, principalmente da minha mãe, que me deu uma bicicleta nova eu consegui essa medalha. Ela já dizia que só de estar aqui eu sou um vencedor, mas com uma medalha tudo fica melhor não é?”, afirmou.
Embaixador
O atleta olímpico Gideoni Monteiro foi o embaixador dos Jogos Escolares da Juventude: “É muito bom fazer parte de um evento como esse. É o tipo de competição que gostaria de ter disputado quando tinha essa idade. Muitos atletas do Time Brasil que participaram dos Jogos Rio 2016 passaram pelos Jogos Escolares e tenho certeza que muitos outros serão revelados aqui. Quem sabe em Tóquio 2020 um desses atletas estará lá representando nosso país”, afirmou Gideoni.

Gideoni Monteiro foi o embaixador do Ciclismo
Gideoni Monteiro foi o embaixador do Ciclismo
RESULTADOS

  • CONTRARRELÓGIO – 11/11/2016
FEMININO
1 PB – MARIA JACINTO – PROFESSOR ITAN PEREIRA 00:43.201
2 PR – AMANDA KUNKEL – CE TOMAZ EDISON DE ANDRADE VIEIRA 00:43.337
3 MT – KAMYLA MARTINS – EE 29 DE NOVEMBRO 00:44.965
MASCULINO
1 SP – BRENDO SANTOS – EE CESARINO BORBA 00:36.342
2 RS – LEONARDO FINKLER – USBEE-COLÉGIO MARISTA SÃO LUÍS 00:36.352
3 CE – RONALD PINTO – EEIEF AFFONSO DE MEDEIROS 00:37.401

  • PROVA POR PONTOS
FEMININO
1 PR – AMANDA KUNKEL – CE TOMAZ EDISON DE ANDRADE VIEIRA
2 PR – ESTHER CRUZ – C PARANA
3 SP – MARCELLA PEREIRA – LICEU SÃO PAULO
MASCULINO
1 SP – VINICIUS COSTA – EE CESARINO BORBA
2 PR – BRUNO MARTINS – CE ÉBANO PEREIRA
3 RS – LEONARDO FINKLER – USBEE-COLÉGIO MARISTA SÃO LUÍS

  • RESISTÊNCIA
FEMININO
1 PR – AMANDA KUNKEL – CE TOMAZ EDISON DE ANDRADE VIEIRA 43:34.379
2 PB – MARIA JACINTO – PROFESSOR ITAN PEREIRA
3 SP – MARCELLA PEREIRA – LICEU SÃO PAULO
MASCULINO
1 SP – BRENDO SANTOS – EE CESARINO BORBA 55:31.019
2 MA – DOMINGOS SANTOS – COLARES MOREIRA
3 RS – LEONARDO FINKLER – USBEE-COLÉGIO MARISTA SÃO LUÍS
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio do Governo da Paraíba e da Prefeitura Municipal de João Pessoa e patrocínio máster da Coca-Cola. As provas do ciclismo tem supervisão da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).