Crédito: Léo Shibuya/MBraga Comunicação |
Não faltou emoção no evento de abertura da temporada 2016 do ciclismo brasileiro. Como se já não bastassem as dificuldades da pista do Ski Mountain Park, com 14 obstáculos e 13 curvas, a chuva resolveu marcar sua presença, deixando o trajeto escorregadio e tenso, e exigiu ainda mais técnica e concentração dos cerca de 130 pilotos participantes. As baterias, por sua vez, ganharam ainda mais dificuldade, proporcionando muitas surpresas.
No masculino, alguns dos pré-classificados acabaram deixando a competição mais cedo, como foi o caso do chileno Enrique Genova, vencedor do ano passado, e o brasileiro Lucas de Borba, campeão em 2013, ambos nas quartas-de-final, e o brasileiro Markolf Berchtold, vice em 2015, já nas semifinais, entre outros atletas experientes.
Na bateria final, o favoritismo estava com o equatoriano Mario Jarrin e o brasileiro Anderson Filho, que logo depois da largada iniciaram um duelo à parte pela liderança. Ambos, entretanto, enroscaram-se e acabaram caindo, dando a chance para Thiago Boaretto, assumir a liderança e garantir seu primeiro título na Copa América Down Hill, com o também brasileiro Silvio Felix Junior ficando com o segundo lugar na competição.
"A sorte esteve comigo. Meu objetivo sempre foi chegar à final, mas jamais pensei em vencer. A experiência e a malandragem fizeram a diferença, pois deixei eles brigarem na ponta e contava com algum erro. Nas condições que enfrentamos, com muita lama e chuva, vale mais a técnica. Foi um dia abençoado, destacou o piloto de 27 anos, natural de Nova Lima, em Minas Gerais, que disputa provas de enduro.
Bobs, como é conhecido no esporte, ainda ressaltou que não teve moleza para chegar à bateria decisiva neste domingo. "Só peguei fera. Se não era estrangeiro, era brasileiro. Felizmente, fui passando as fases e aproveitei a chance que tive na final", finalizou Thiago, que nas tomadas de tempo do sábado ficou na 22ª colocação.
Feminino
"É tri, é tri". Assim a paranaense Julia Alves dos Santos, abraçada ao pai, comemorou mais uma vitória em São Roque. Aos 19 anos, a pequenina piloto, atleta da seleção brasileira, subiu ao degrau mais alto do pódio pela terceira vez consecutiva mesmo sem ser especialista na modalidade. "Minha meta é conseguir uma vaga na equipe olímpica de BMX. Vou utilizar este prêmio para buscar esse sonho", declarou após a conquista", explicou a tricampeã do evento.
O resultado positivo não impediu a piloto de destacar as dificuldades enfrentadas. "Não foi nada fácil, ainda mais com a chuva. Caí algumas vezes nas baterias anteriores, pois a pista estava com muita lama e bem escorregadia. Mas mantive o foco o tempo todo e consegui mais uma vitória nesta competição", encerrou.
Resultados 2016 - Baterias finais
Masculino
1) Thiago Boaretto (BRA), 1min16seg635
2) Silvio Felix Junior (BRA), 1min16seg924
3) Mario Jarrin (EQU), 1in18seg824
4) Anderson Ezequiel de Souza Filho (BRA), 1min26seg997
Feminino
1) Júlia Santos (BRA), 1min33seg745
2) Thaynara Chaves (BRA), 1min38seg454
3) Barbara Jechow (BRA), 1min40seg291
4) Luana Oliveira (BRA), 1min05seg794
Campeões
2002 - Robson "Urubu" Santos (BRA)
2003 - Robson "Urubu " Santos (BRA)
2003 - Robson "Urubu" Santos (BRA)
2005 - Sebastián Vasquez (CHI)
2006 - Doron Cattoni (BRA)
2014 - Lucas de Borba (BRA) e Julia Santos (BRA)
2015 - Enrique Genova (CHI) e Júlia Santos (BRA)
2016 - Thiago Boaretto (BRA) e Júlia Santos (BRA)
A Copa América de Down Hill/4X é uma realização e organização da Globo e Yescom, com patrocínio de Rexona, Caixa, Coppertone, Ricardoeletro.com. O apoio é de Ski Mountain Park, Montevérgine, Água e Coco Obrigado e Shimano. Promoção e transmissão da Globo, Esporte Espetacular, GloboEsporte.com, O apoio especial da Prefeitura de São Roque. A supervisão técnica é da CBC e FPC.
Mais informações no site www.yescom.com.br
Fonte: MBraga Comunicação