Porquê as 27.5'?
Seria de esperar que a performance das bicicletas 27,5' estivesse exactamente entre uma 26' e uma 29'. Contudo, os estudos tecnológicos da KTM Bike Industries e a capacidade de inovação do departamento de Investigação & Desenvolvimento demonstram que as bicicletas 27,5' KTM exibem algumas das melhores características das 29' e das 26' - e nunca exactamente no meio!
ÂNGULO DE ATAQUE AOS OBSTÁCULOS
Quanto menor o ângulo de ataque, melhor!
26 = x
27,5 = -4%
29' = -6%
A roda 29' ultrapassa os obstáculos com maior facilidade e segurança. A diferença entre a performance da roda 27,5' e da 29' é de apenas 2%!
RESUMO
O maior diâmetro da roda traduz-se em duas vantagens significativas: conforto e confiança. Um ângulo de ataque baixo significa que a roda ultrapassa - literalmente - por cima dos obstáculos com menores perdas de energia e maior linearidade global, favorecendo o conforto e a confiança do atleta.
Testes comparativos confirmam que a performance em trilhos ou subidas acidentadas é gradualmente superior quando maior for o tamanho de roda. O menor ângulo de ataque e tracção superior da roda 27,5' e 29' face às 26' aumenta a capacidade de ultrapassar obstáculos em todas as condições.
Dinamica de Aceleracao VS Inercia
Porquê as 27.5'?
Seria de esperar que a performance das bicicletas 27,5' estivesse exactamente entre uma 26' e uma 29'. Contudo, os estudos tecnológicos da KTM Bike Industries e a capacidade de inovação do departamento de Investigação & Desenvolvimento demonstram que as bicicletas 27,5' KTM exibem algumas das melhores características das 29' e das 26' - e nunca exactamente no meio!
DINÂMICA DE ACELERAÇÃO VS INÉRCIA
Quanto maior a roda, maior é a energia!
26 = x
27,5 = +1,5%
29' = +3,6%
A roda 29' consome mais 3,6% de energia no arranque, mas acumula maior energia cinética em movimento. A roda 27,5' consome menos 2,1% de energia do que a 29'
RESUMO:
A vantagem mais importante das bicicletas 27,5' face às 29' é a aceleração mais rápida. É o "sag" que o atleta sente quando pedala com vigor no momento do arranque ou recuperação de velocidade.
Este comportamento é afectado não só pelo peso global da bicicleta, mas também pelo peso dinâmico das rodas (inércia). Quanto mais longe estiver o peso do centro da roda, maior é o consumo de energia na aceleração. Contudo, uma bicicleta roda 29' consegue uma vantagem a que mais nenhuma se equipara: mantém velocidades mais elevadas com menor consumo de energia devido à maior acumulação de energia cinética.
Peso Global
Porquê as 27.5'?
Seria de esperar que a performance das bicicletas 27,5' estivesse exactamente entre uma 26' e uma 29'. Contudo, os estudos tecnológicos da KTM Bike Industries e a capacidade de inovação do departamento de Investigação & Desenvolvimento demonstram que as bicicletas 27,5' KTM exibem algumas das melhores características das 29' e das 26' - e nunca exactamente no meio!
PESO GLOBAL
Quanto menor o peso, melhor!
26 = x
27,5 = +5%
29' = +12%
A roda 27,5' é 5% mais pesada do que a 26' e 7% mais leve do que a 29'.
A roda 29' é 12% mais pesada do que a 26'!
RESUMO:
Existem dois tipo de peso que afectam a performance da bicicleta: o peso global da bicicleta e o peso dinâmico.
Peso Global da Bicicleta:
Numa comparação directa entre bicicletas 26', 27,5 e 29' idênticas, existem diferenças significativas. Como seria de esperar, uma 26' é um pouco mais leve do que uma 27,5' e substancialmente mais leve do que uma 29'... e cada grama a menos ajuda o atleta a ser mais rápido.
Peso Dinâmico das Rodas:
Em comparação com os 12% de diferença entre uma 26' e uma 29', o peso de um par de rodas 27,5' completo (roda + pneu + câmara/selante) é apenas 5% maior do que uma roda 26'.. e quanto mais maior for a roda, pior é a performance em subida ou aceleração. O peso dinâmico da roda 29' é sempre maior, mas possui uma relação mais equilibrada com altas velocidades, ou seja, quanto maior é a velocidade, maior é o peso dinâmico e maior a facilidade em manter velocidades elevadas.
Area de Contacto do Pneu / Conforto
Porquê as 27.5'?
Seria de esperar que a performance das bicicletas 27,5' estivesse exactamente entre uma 26' e uma 29'. Contudo, os estudos tecnológicos da KTM Bike Industries e a capacidade de inovação do departamento de Investigação & Desenvolvimento demonstram que as bicicletas 27,5' KTM exibem algumas das melhores características das 29' e das 26' - e nunca exactamente no meio!
ÁREA DE CONTACTO DO PNEU / CONFORTO: Quanto maior a área de contacto do pneu, melhor!
26 = 6 cm
27,5 = 8cm
29' = 9cm
A roda 29' tem a maior área de contacto com o terreno!
A diferença da 27,5' para a 29' é de apenas 1cm
RESUMO:
Quanto maior o diâmetro da roda, maior é a área de contacto do pneu. A maior área de contacto resulta em maior tracção, capacidade de desaceleração e segurança em curva. A roda 27,5' tem uma área de contacto semelhante à roda 29', com uma diferença técnica de apenas 1cm!
Fonte deste compartivo KTM Bike Industries
Seria de esperar que a performance das bicicletas 27,5' estivesse exactamente entre uma 26' e uma 29'. Contudo, os estudos tecnológicos da KTM Bike Industries e a capacidade de inovação do departamento de Investigação & Desenvolvimento demonstram que as bicicletas 27,5' KTM exibem algumas das melhores características das 29' e das 26' - e nunca exactamente no meio!
ÂNGULO DE ATAQUE AOS OBSTÁCULOS
Quanto menor o ângulo de ataque, melhor!
26 = x
27,5 = -4%
29' = -6%
A roda 29' ultrapassa os obstáculos com maior facilidade e segurança. A diferença entre a performance da roda 27,5' e da 29' é de apenas 2%!
RESUMO
O maior diâmetro da roda traduz-se em duas vantagens significativas: conforto e confiança. Um ângulo de ataque baixo significa que a roda ultrapassa - literalmente - por cima dos obstáculos com menores perdas de energia e maior linearidade global, favorecendo o conforto e a confiança do atleta.
Testes comparativos confirmam que a performance em trilhos ou subidas acidentadas é gradualmente superior quando maior for o tamanho de roda. O menor ângulo de ataque e tracção superior da roda 27,5' e 29' face às 26' aumenta a capacidade de ultrapassar obstáculos em todas as condições.
Dinamica de Aceleracao VS Inercia
Porquê as 27.5'?
Seria de esperar que a performance das bicicletas 27,5' estivesse exactamente entre uma 26' e uma 29'. Contudo, os estudos tecnológicos da KTM Bike Industries e a capacidade de inovação do departamento de Investigação & Desenvolvimento demonstram que as bicicletas 27,5' KTM exibem algumas das melhores características das 29' e das 26' - e nunca exactamente no meio!
DINÂMICA DE ACELERAÇÃO VS INÉRCIA
Quanto maior a roda, maior é a energia!
26 = x
27,5 = +1,5%
29' = +3,6%
A roda 29' consome mais 3,6% de energia no arranque, mas acumula maior energia cinética em movimento. A roda 27,5' consome menos 2,1% de energia do que a 29'
RESUMO:
A vantagem mais importante das bicicletas 27,5' face às 29' é a aceleração mais rápida. É o "sag" que o atleta sente quando pedala com vigor no momento do arranque ou recuperação de velocidade.
Este comportamento é afectado não só pelo peso global da bicicleta, mas também pelo peso dinâmico das rodas (inércia). Quanto mais longe estiver o peso do centro da roda, maior é o consumo de energia na aceleração. Contudo, uma bicicleta roda 29' consegue uma vantagem a que mais nenhuma se equipara: mantém velocidades mais elevadas com menor consumo de energia devido à maior acumulação de energia cinética.
Peso Global
Porquê as 27.5'?
Seria de esperar que a performance das bicicletas 27,5' estivesse exactamente entre uma 26' e uma 29'. Contudo, os estudos tecnológicos da KTM Bike Industries e a capacidade de inovação do departamento de Investigação & Desenvolvimento demonstram que as bicicletas 27,5' KTM exibem algumas das melhores características das 29' e das 26' - e nunca exactamente no meio!
PESO GLOBAL
Quanto menor o peso, melhor!
26 = x
27,5 = +5%
29' = +12%
A roda 27,5' é 5% mais pesada do que a 26' e 7% mais leve do que a 29'.
A roda 29' é 12% mais pesada do que a 26'!
RESUMO:
Existem dois tipo de peso que afectam a performance da bicicleta: o peso global da bicicleta e o peso dinâmico.
Peso Global da Bicicleta:
Numa comparação directa entre bicicletas 26', 27,5 e 29' idênticas, existem diferenças significativas. Como seria de esperar, uma 26' é um pouco mais leve do que uma 27,5' e substancialmente mais leve do que uma 29'... e cada grama a menos ajuda o atleta a ser mais rápido.
Peso Dinâmico das Rodas:
Em comparação com os 12% de diferença entre uma 26' e uma 29', o peso de um par de rodas 27,5' completo (roda + pneu + câmara/selante) é apenas 5% maior do que uma roda 26'.. e quanto mais maior for a roda, pior é a performance em subida ou aceleração. O peso dinâmico da roda 29' é sempre maior, mas possui uma relação mais equilibrada com altas velocidades, ou seja, quanto maior é a velocidade, maior é o peso dinâmico e maior a facilidade em manter velocidades elevadas.
Area de Contacto do Pneu / Conforto
Porquê as 27.5'?
Seria de esperar que a performance das bicicletas 27,5' estivesse exactamente entre uma 26' e uma 29'. Contudo, os estudos tecnológicos da KTM Bike Industries e a capacidade de inovação do departamento de Investigação & Desenvolvimento demonstram que as bicicletas 27,5' KTM exibem algumas das melhores características das 29' e das 26' - e nunca exactamente no meio!
ÁREA DE CONTACTO DO PNEU / CONFORTO: Quanto maior a área de contacto do pneu, melhor!
26 = 6 cm
27,5 = 8cm
29' = 9cm
A roda 29' tem a maior área de contacto com o terreno!
A diferença da 27,5' para a 29' é de apenas 1cm
RESUMO:
Quanto maior o diâmetro da roda, maior é a área de contacto do pneu. A maior área de contacto resulta em maior tracção, capacidade de desaceleração e segurança em curva. A roda 27,5' tem uma área de contacto semelhante à roda 29', com uma diferença técnica de apenas 1cm!
Fonte deste compartivo KTM Bike Industries