quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Com 120 pontos nos rankings UCI, Brasil Ride pode definir as vagas brasileiras na Rio 2016

Com o crescimento de 50% na pontuação ofertada aos vencedores das elites, categorias open e ladies, em relação ao ano passado, a Brasil Ride - principal ultramaratona de MTB das Américas - pode ser decisiva na definição dos representantes brasileiros nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Ao subir da classe S2 para S1, a prova passa a oferecer 120 pontos aos campeões desta sexta edição, realizada entre 17 e 24 de outubro, na Chapada Diamantina, na Bahia, com sedes nos municípios de Mucugê e Rio de Contas.


Entre os ciclistas nacionais que sonham com vaga na Rio 2016, estarão presentes Henrique Avancini, Ricardo Pscheidt, Frederico Mariano, Sherman Trezza, Raiza Goulão e Isabella Lacerda. No masculino, enquanto Frederico e Sherman formarão dupla, Avancini estará pedalando com o estreante Wolfgang Soares e Pscheidt fará parceria com seu colega de equipe Trek/Shimano, Leandro Donizete.

Com vaga quase assegurada para a Olimpíada do Rio, Henrique Avancini entra na disputa sem a pressão dos anos anteriores, quando venceu a open em 2013 e a american em 2014. "Apesar de ser minha terceira competição, a Brasil Ride será outra vez uma lição de vida sobre duas rodas, porque é uma prova de muita superação e aprendizado para todos os participantes, seja ele profissional ou amador. É diferente pela questão de logística, com etapas longas e duras, correndo em dupla. Você precisa respeitar seu parceiro e fazer com que a união dos dois gere o melhor resultado. Não se ganha nem se perde sozinho, e quem não entende isso tem dificuldades", avalia o ciclista fluminense.

Já entre as mulheres, Raiza Goulão e Isabella Lacerda polarizam a briga pela vaga garantida ao país-sede. Se a goiana Raiza, atual campeã brasileira de XCO (Cross Country Olímpico), estará reforçada na competição por fazer dupla com a atual campeã nacional de Maratona, a paulista Viviane Favery, sua concorrente, a mineira Isabella, terá ao seu lado nada menos do que a atual campeã feminina da Brasil Ride, a norte-americana Nina Baum.

"Esta será minha última prova da temporada. Assim, por saber das minhas limitações físicas a essa altura do ano, estou encarando este desafio de uma forma um pouco diferente. Quero muito curtir cada momento vivido durante os sete dias, ir em busca da pontuação no ranking olímpico, mas tentar desfrutar da competição em um cenário que dizem ser incrível. Confesso que me sinto dentro da Brasil Ride há muito tempo, porque vários amigos completaram a ultramaratona e já me ajudam com conselhos significantes", destaca Raiza.

Sistema de vagas para Rio 2016 - Como país-sede da Olimpíada Rio 2016, o Brasil tem uma vaga garantida em cada prova do mountain bike XCO. Atualmente, o País ocupa a 16ª colocação entre os homens e a 14ª entre as mulheres nos rankings olímpicos. Para somar mais uma vaga no masculino, os três melhores ciclistas brasileiros têm que conseguir a 13ª colocação, enquanto no feminino as três melhores pontuadas precisam estar na oitava colocação no ranking das nações dentro do ciclo olímpico (de maio de 2014 a maio de 2016) para abrir outra vaga.
Assim, entre os homens, o Brasil, que está com 2.138, precisa superar a África do Sul, 13ª colocada, com 2.534, para abrir a segunda vaga. Enquanto Avancini soma 1.200 entre os dois ciclos (o primeiro de maio de 2014 a maio de 2015 e o segundo após este período até maio de 2016), Ricardo Pscheidt tem 510 pontos, Rubinho Valeriano aparece com 449 pontos (apenas no primeiro ciclo) e Frederico Mariano com 105, já no segundo. Entre as mulheres, o trio brasileiro possui a soma de 2.870 pontos e precisaria superar a Noruega, com 3.988, para sonhar com duas vagas. Atualmente, Raiza Goulão tem 1.243 pontos, Isabella Lacerda, 1.033, e Erika Gramiscelli, 594.

Vídeos da Brasil Ride - Durante o evento, uma produtora especializada disponibilizará diariamente imagens, em alta definição, para upload. Do dia 18 a 25 de outubro, sempre a partir das 9h, estarão disponíveis os up link's para serem baixados. Para receber as informações, basta entrar em contato com a assessoria pelo e-mail redacao@zdl.com.br.
Confira abaixo os dois vídeos que contam a história da edição de 2014 da principal ultramaratona de MTB das Américas:
Vídeo oficial 1: https://www.youtube.com/watch?v=pdKLV8Y5brw Vídeo oficial 2: https://www.youtube.com/watch?v=FZDgDSsY0fA
Etapas da Brasil Ride 2015
1ª Etapa: 18 de outubro - 13h
20 km de prólogo com largada e chegada em Mucugê
Detalhe: formato de contrarrelógio

2ª Etapa: 19 de outubro - 6h
147 km entre Mucugê e Rio de Contas
Detalhe: 3.355m acumulados de ascensão

3ª Etapa: 20 de outubro - 10h
34,5 km em Rio de Contas
Detalhe: Circuito de cross country com 5 voltas de 6,9 km

4ª Etapa: 21 de outubro - 8h
84,7 km em Rio de Contas
Detalhe: 2.156m acumulados de ascensão

5ª Etapa: 22 de outubro - 7h
94,7 km em Rio de Contas
Detalhe: 1.881m acumulados de ascensão

6ª Etapa: 23 de outubro - 6h
143,4 km entre Rio de Contas e Mucugê
Detalhe: 2.854m acumulados de ascensão

7ª Etapa: 24 de outubro - 9h
72,1 km em Mucugê
Detalhe: prova final definindo-se os campeões

A Brasil Ride 2015 é uma realização da SUDESB, Bahiatursa, Governo da Bahia e Ministério do Esporte
Patrocínio: Shimano, Trek e Caixa
Co-Patrocínio: Thule, Pearl Izumi e Oakley.
Apoios: Continental Pneus, Red Bull, GU, Muc-Off, Prefeitura de Rio de Contas
Supervisão e homologação: União Ciclística Internacional (UCI), Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Baiana de Ciclismo (FBC).
Organização: REC, Roma Comunicação e Prefeitura de Mucugê.

Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida.

Mais informações:
Site
: http://www.BRASILRIDE.COM
Facebook: www.facebook.com/BRASILRIDE Twitter: @brasil_ride Instagram: @brasilride