A SRAM apresentou seu novo grupo de 11 velocidades para mountain bike.
Mais econômico que os XX1 e XO1, o novo SRAM X1 tem como objetivo popularizar e atender esse novo mercado formado especialmente por competidores que buscam as vantagens oferecidas por um grupo de 11 marchas com uma só coroa.
O cassete continua com a conhecida relação 10×42, com acabamento preto e peso de 315 gramas (o SRAM XO1 pesa 275g). O escalonamento das marchas é 10-12-14-16-18-21-24-28-32-36-42 dentes.
Os pedivelas do grupo X1 serão oferecidos em três versões, com materiais e pesos distintos, para centrais GXP ou BB30. O X1 1000 é o top de linha com 800 gramas e braços ocos, o X1 1200 é o intermediário e pesa 830 gramas. Já o modelo básico X1 1400 pesa 850 gramas (quando montados com braços de 175mm e coroa de 32 dentes).
A SRAM oferece coroas feitas de alumínio usinadas em CNC nos tamanhos 30, 32, 34, 36 ou 38 dentes.
Os trocadores do novo grupo têm a tampa em alumínio forjado e pesam 121 gramas (30 gramas a mais que o grupo XO1). Já a corrente X1, com 114 elos, é feita com pinos sólidos e tem um peso anunciado de 258 gramas.
O câmbio traseiro tem rolamentos blindados, cage de alumínio, sistema de Cage Lock, e pesa 256 gramas (apenas 4 gramas a mais que o XO1 com cage de carbono). |
Com todas essas possibilidades, a combinação mais cara de componentes (central BB30 com pedivela X1-1400) sai por US$ 970 nos EUA. Esses valores significam 30% de economia em relação a um grupo XX1 e 22% em relação ao grupo XO1.
Informações no site www.sram.com