domingo, 18 de maio de 2014

Henrique Avancini e Érika Gramiscelli vencem o Sprint Eliminator

Na primeira decisão da segunda etapa da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike, o Sprint Eliminator (XCE), Henrique Avancini e Érika Gramiscelli se deram bem e faturaram o título das duas disputas. Com isso, somaram mais 15 pontos na classificação geral da CIMTB Levorin e outros dez no ranking mundial da UCI (União Ciclística Internacional). Pelo Campeonato Mineiro, inédito na história da modalidade no País, Lukas Kaufmann e Isabella Lacerda conquistaram o título estadual.

Após garantir a vaga nas eliminatórias com uma posição intermediária (7º lugar), Henrique Avancini mostrou porque é o atual líder da Copa Internacional Levorin de MTB, vencendo todas as provas realizadas. “Vim no estilo mineiro. Na tomada de tempo, como é apenas uma volta, às vezes você comete pequenos erros e perde alguns segundos em uma curva ou outra. Meus resultados hoje (sábado) foram muito melhores do que esperava. Julgava que avançar às semifinais seria produtivo, por estar entre os oito primeiros”, comemorou Henrique Avancini.
“Cresci nas baterias, na final fiz minha melhor largada e consegui encaixar bem atrás do Valmor Hausmamm. Rubinho teve problemas mecânicos, o que mudou a estratégia. A decisão foi redondinha e estou muito contente com essa vitória. Foi muito legal”, explicou Avancini. Completaram o pódio do masculino Lukas Kaufmann, Valmor Hausmamm, Rubinho Valeriano e Daniel Grossi.
No feminino, Erika Gramiscelli foi soberana nos dois dias. Garantiu classificação à fase final com três segundos de vantagem para Isabella Lacerda e, na bateria final, não deu chance às rivais, terminando dois segundos à frente da argentina Noelia Rodriguez. “Competir a CIMTB Levorin sempre é adrenalina do início ao fim, desde a preparação até o último dia, quando sobe no pódio. Estou muito feliz e determinada nesta etapa. Vim para ganhar. Não tive uma boa atuação em Araxá, devido a uma lesão. A competição vale pontos para o ranking da UCI e Brasileiro, com adversárias bem preparadas e focadas. Com tanto tempo de mountain bike, precisava dessa vitória, seja no Eliminator ou em outra modalidade”, destacou Erika. Sofia Subtil, Isabella Lacerda e Roberta Stopa fecharam o pódio.
Inédito, Campeonato Mineiro de XCE define campeões do estado – Em 2014 a Federação Mineira de Ciclismo (FMC) inovou. Em parceria com a Copa Internacional Levorin de MTB, foi realizada pela primeira vez na história do País uma competição estadual de Sprint Eliminator, o XCE. Entre os homens, melhor para o suiço Lukas Kaufmann. No feminino a ciclista Isabella Lacerda, de Itaúna (MG), faturou a medalha de ouro. Presidente da FMC, Paulo Aquino comemorou o sucesso em mais uma parceria entre a entidade e a CIMTB Levorin.
“É uma grande oportunidade que a Copa Internacional Levorin de MTB abre para o mountain bike em Minas Gerais, com este inédito campeonato de XCE, juntamente com o XCO no domingo. Nunca houve uma competição de XCE a nível estadual ou nacional. Somos a primeira Federação a fazer isso, o que estimula a prática do esporte. A FMC fica muito feliz vendo essa evolução e espera poder no futuro ajudar esses ciclistas diretamente”, avaliou Paulo Aquino.
Há apenas dois anos no Brasil, e federado junto à FMC, o suiço Lukas Kaufamann ficou surpreso com o resultado. “Uai, é verdade? Sou o campeão mineiro?”, perguntou. “É uma surpresa para mim. Estou muito feliz. Moro no País há pouco tempo, em Belo Horizonte, estou competindo nas principais provas e gosto muito do Sprint Eliminator. Já corri muito na Europa, em etapas da Copa do Mundo, e acho muito legal. Este foi o primeiro e estou muito alegre pelo título”, completou o ciclista nascido em Zurique (SUI). Daniel Grossi e Guilherme Saad completaram o pódio.
No feminino, Isabella Lacerda pode enriquecer ainda mais seu currículo de vitórias. A atleta teve a companhia de Liege Walter e Aline Lombello no pódio. “É bem legal esse novo espaço que a Federação Mineira está abrindo, com o campeonato de XCE. Fiquei bem feliz de ter mais este título na minha carreira. É sempre importante, ainda mais um título estadual. É ser vencedora em seu estado de origem”, contou Isabella.
Resultados do XCE
Masculino:
1- Henrique Avancini (Caloi Team)
2- Lukas Kaufmann (Focus)
3- Valmor Hausmamm (Free Force)
4- Rubens Valeriano (Merida)
5- Daniel Grossi (Guma)
6- Patrício Farias (CHILE)
7- José Gabriel Marques (Specialized)
8- Mario Antônio Veríssimo (Iceracing)

Feminino:
1- Erika Gramiscelli (Circuit)
2- Noelia Rodriguez (ARG)
3- Sofia Isabel Subtil (BMC Race)
4- Isabella Lacerda (LM Bike/Shimano)
5- Roberta Stopa (Damatta)
6- Liege Walter
7- Raiza Goulão (Soul Riders/Shimano)
8- Aline Lombello (Durão Bikes)

Campeonato Mineiro
Masculino:
1- Lukas Kaufmamm (Focus)
2- Daniel Grossi (Guma)
3- Guilherme Saad (Lelin bike)

Feminino:
1- Isabella Lacerda (LM Bike/Shimano)
2- Liege Walter
3- Aline Lombello (Durão Bikes)