Projeto gratuito visa a participação ativa de mecânicos e terá início em fevereiro envolvendo treze das principais cidades do País no ano de estreia
Proporcionar aos mecânicos conhecimento de alto nível técnico sobre os produtos Shimano e qualificar esses profissionais para o mercado de bicicleta. Esses são os objetivos que levam a empresa japonesa, líder mundial no segmento de bike e pesca, a investir desde 2009 em capacitação no Brasil e na América Latina, regiões que merecem atenção especial, uma vez que a previsão de crescimento da empresa é de 15%, quase quatro vezes acima do número global, estimado em 4%. Após inovar com o Seminário Técnico Shimano e obter grandes resultados com o PES (Programa de Especialização Shimano) lançado no País em junho de 2013, neste ano a marca japonesa inova mais uma vez e disponibiliza ao mercado uma opção de aprendizado prático com o Treinamento Técnico Shimano.
Entre 2012 e 2013 foram treinados 3664 profissionais no Seminário Técnico. Para este ano, a Shimano apresenta novos recursos de treinamento técnico, onde os profissionais participarão de um workshop prático em contato direto com componentes, peças e ferramentas Shimano. Em fevereiro, os primeiros treinamentos da temporada serão desenvolvidos em São Paulo (16/02) e Campinas (23/02), por técnicos qualificados da Shimano Latin América.
Nesse novo formato, que substituí o antigo Seminário Técnico, os mecânicos aprenderão sobre regulagem, montagem e instalação de componentes da marca com aulas práticas. "O Treinamento Técnico será feito no formato 'mão na massa', diferente do seminário anterior, apenas teórico. Os participantes vão ter a oportunidade de manusear, consertar e efetuar a manutenção de peças Shimano, conforme determina o 'Service Instruction' (instrução de serviço da Shimano)", justifica Gleidson Oliveira, técnico da Shimano.
"O projeto já existia no exterior, apenas trouxemos para o Brasil o treinamento que nos permite capacitar o maior numero possível de participantes, de forma prática. Assim será a didática na qual nós, instrutores, vamos mostrar como efetuar corretamente o serviço, e atualizar os mecânicos em relação à manutenção e instalação das peças Shimano", completa Gleidson.
Assim como todos os programas de ensino desenvolvidos pela Shimano desde 2009, o Treinamento Técnico será gratuito para todos os participantes, porém limitado a 20 vagas por local. "O objetivo é atualizar e ajudar no desenvolvimento técnico dos profissionais do mercado de bicicletas. Esta iniciativa tem feito a diferença, ajudando profissionais a se atualizar de acordo com as novas tecnologias, valorizando assim, a loja e os serviços de mecânica.
A ficha de inscrição e a lista completa com as treze localidades que receberão o Treinamento Técnico Shimano em 2014 estão disponíveis no site da Shimano.