domingo, 2 de setembro de 2012

PROVA CICLÍSTICA ”22 DE AGOSTO” - TROFÉU ANÉSIO ARGENTON FIRMA-SE COMO UM DOS MAIORES EVENTOS DE CICLISMO DE SÃO PAULO

- Prova foi válida pela 9ª Etapa da Copa São Paulo de Ciclismo 2012, que teve Geraldo da Silva Souza Jr. (São Lucas Saúde/Ciclo Ravena/Giant/UAC) de Americana, como campeão na Elite Masculina.
Foto: Arquivo CSPC/FPC.
Prova válida para o Ranking Nacional da CBC, teve ainda R$ 5.000,00 de premiação para nove categorias da CSPC

 
                      A cidade de Araraquara-SP, localizada a 270 Km de São Paulo e região central do Estado, foi sede nesse último domingo 26 de Agosto da 9ª Etapa da Copa São Paulo de Ciclismo 2012, com a tradicional Prova Ciclística “22 de Agosto” - Troféu Anésio Argenton, uma das mais conhecidas Provas Ciclísticas do Brasil, que acontece na cidade desde a década de 1.950 e integra os eventos de comemoração do aniversário da cidade de Araraquara, comemorado no dia 22 de Agosto. Como Lei Municipal desde o ano de 2001, a Prova homenageia o maior ciclista brasileiro de Provas de Pista de todos os tempos, Anésio Argenton, que é da cidade de Araraquara, falecido em Outubro do ano passado. Válida para o Ranking Nacional da CBC - Confederação Brasileira de Ciclismo, para as categorias Elite Masculina, Elite Feminina e Junior Masculina, a Prova teve a participação de 347 ciclistas de todas as regiões do Estado de São Paulo e também de outros Estados como Rondônia, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro, para a disputa das doze categorias da Prova - divididas por faixa etária e nível técnico, e reuniu durante toda a manhã de muito sol um grande público presente, que foi comparecendo durante toda a prova até o início da tarde, no circuito misto de subidas, descidas e trechos planos, na Via Expressa, local da competição.
                     Realizada pela Prefeitura de Araraquara, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e Fundesport, com a organização da GT Eventos Esportivos e supervisão da Federação Paulista de Ciclismo e Confederação Brasileira de Ciclismo, a Prova firma-se como um dos maiores eventos de ciclismo do Estado, e um dos maiores eventos esportivos da cidade, sendo muito aguardada por todas as equipes participantes, onde na edição deste ano bateu o recorde de 44 equipes no total. Foram distribuídos ainda R$ 5.000,00 de premiação em dinheiro para nove categorias da Prova, pagos em dinheiro no pódio aos atletas. O Evento contou ainda com os apoios na realização da SMTT - Secretaria de Trânsito e Transportes, Guarda Civil Municipal de Araraquara, Secretaria de Saúde, MedAra ambulâncias, SAMU e Secretaria de Obras e Serviços Públicos.
                     Na principal categoria da Prova, a Elite-A, que juntou as categorias Elite Masculina e Sub 23, válida para o Ranking Nacional, uma Prova de 96,2 quilômetros percorrida em 2h 14min e 57s, vencida por Geraldo da Silva Souza Júnior, da equipe São Lucas Saúde/Ciclo Ravena/Giant/UAC, da cidade de Americana, seguido por Thiago Duarte Nardim e pelo cubano Michel Garcia Fernandez, ambos da equipe São Francisco Saúde/Powerade/KHS/SME, da cidade de Ribeirão Preto. Geraldo Souza foi o campeão da Copa América de Ciclismo em 2010, a maior prova do país realizada anualmente em Interlagos, São Paulo, e a equipe ribeirão-pretana é a atual 3ª melhor equipe do ranking nacional, o que confirma o elevado nível técnico da Prova.
                     Na categoria Elite Feminina, também válida para o ranking nacional, uma Prova de 1h 07min e 08s e 38,5 Km, vencida por Valquíria Alessandra Pardial, da equipe Funvic/ Marcondes César, de Pindamonhangaba-SP, seguida de Maira Nogueira Murakami (Velo/SEME) de Rio Claro e Gimena Cometti Stocco, da equipe de Ribeirão Preto (São Francisco/Powerade/KHS/SME). A equipe de Pindamonhangaba, da campeã da Prova é a atual líder do ranking das Américas (UCI América Tour) cuja equipe masculina estava disputando a Volta Ciclística de Portugal, enviando apenas alguns representantes.
                     Outra categoria válida para o ranking nacional da CBC nessa Prova, a Júnior Masculina percorreu 46,2 Km em 1h 13min e 01s, e teve os três primeiros lugares do pódio com atletas do Centro de Excelência de Iracemápolis, Vitor Fernandes da Fonseca, Douglas Fernando Ribeiro e José Flávio de Almeida Mendonça, respectivamente, primeiro, segundo e terceiro colocados. A cidade de Iracemápolis-SP é o atual centro de formação de ciclistas de base do país.
                      Dentre os mais novatos da Prova, na categoria Infanto-Juvenil masculina, uma Prova de 15,4 Km percorrida em 26m e 29s, vencida por Igor Teodoro Molina, do Clube de Ciclismo de São José dos Campos, seguido de Enzo Pereira da Silva, da equipe Ciclismo São Carlos e de Mateus Agostini da Silva, também do Clube de Ciclismo/São José dos Campos. Já entre os Masters, na categoria Master-A, vitória de Newton de Souza Leite, da equipe SET/Mogí Guaçu, seguido de seu companheiro de equipe Fábio Antônio Foroni, também de Mogí Guaçu e de Manoel Tovar Junior (avulso) de São Paulo. Outra categoria bastante disputada, a Sênior A, uma Prova de 1h 27m e 46s e 53,9Km de Prova, vencida no sprint por Eliau Assam, da equipe SMEL/ Ass. Riopretense de Ciclismo, seguido de Cleiton Antônio dos Santos da SESLA/Indaiatuba e de Carlos Henrique Takimoto (Academia Estação Boa Forma/Zé Pião Mat. para Construção/SME), de Serrana-SP. Já na categoria Sênior B, uma prova de 38,5Km percorrida em 1h 06m e 48s e vencida por Maurício Dias da Silva, da equipe SEME/ Grupo O Liberal de Comunicação, seguido de seu companheiro de equipe Sérgio Gibim e de Gilberto Martins, da equipe Dimensional/ Itapira, numa fuga que se consolidou na terceira volta da Prova e permaneceu até o final. Para ver todos os resultados das demais categorias, bem como os respectivos líderes de cada categoria até 9ª Etapa da CSPC, confira o Boletim completo de Resultados.
                      Para 2013 a Prova Ciclística “22 de Agosto” - Troféu Anésio Argenton, etapa da Copa São Paulo de Ciclismo em Araraquara provavelmente será realizada em outro trecho da Via Expressa, segundo um dos organizadores, Alessandro Giannini, proprietário da GT Eventos Esportivos, organizadora do evento. “Devido a construção de uma UPA naquele trecho da Via Expressa onde é realizada a Prova, esse muito provavelmente foi o último ano da Prova realizada naquele local, o que aconteceu sem interrupção nos últimos 4 anos. Para o ano que vem, estamos dependendo de um recapeamento na mesma Via, num trecho mais para baixo, para que a Prova possa acontecer. Porém trata-se de um circuito excelente também, digno de receber um dos maiores eventos esportivos da cidade e à altura de uma Prova de ranking nacional, com excelente metragem e topografia”, comenta Giannini.
                      A Prova Ciclística “22 de Agosto” - Troféu Anésio Argenton/9ª Etapa da Copa São Paulo de Ciclismo 2012 teve ainda o apoio da Duck Bike Araraquara, Ultrabike São Carlos, Água Mineral H2 Ótima, e apoios locais de Grafinew (divulgação/cartazes), Celeiro Restaurante e Choperia e também da Mac Frutas. A próxima Etapa da Copa São Paulo de Ciclismo (10ª) acontece no dia 23 de Setembro, na cidade de Santa Rosa de Viterbo-SP, com um circuito predominantemente plano.
Fonte: Assessoria de Imprensa – CSPC/FPC.

Nenhum comentário: