MENU LAPA BIKE

Páginas

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

O ciclista Espanhol Victor Cabedo da equipe Euskaltel-Euskadi Morre atropelado

Profissão dura essa a de ciclista. Faça sol, chuva, neve ele sempre precisa colocar a sua ferramenta de trabalho na estrada e nela dividir espaço com outras gentes, com veículos de tamanho monstruoso e muitas vezes com o imprevisto, piso molhado, areia na pista...imprudência de motoristas. Tristemente a estrada cobra vidas.
Hoje, o pelotão profissional perdeu mais um ciclista vitima de acidente nas estradas. Victor Cabedo, da cidade de Onda em Valencia, faleceu após chocar-se com um veículo num trecho de descida e cair num barranco da estrada CV 200 – km 10,2 – entre as cidades de Almedijar e Aín. Segundo as equipes de resgate, foram mais graves as lesões sofridas na queda do barranco do que as provocadas pelo choque frontal.
Cabedo fazia sua primeira temporada como profissional, defendendo o Euskaltel Euskadi, era uma aposta para o futuro possivelmente como um escalador. Começou em 2009 na Seguros Bilbao, em 2011 passou pela Orbea Continental de onde foi promovido para a Euskaltel.


Segundo a imprensa espanhola, a morte de Cabedo soma-se a longa lista de óbitos de ciclistas profissionais em acidentes, 55 mortes desde 1934. O ciclismo espanhol é marcado por tragédias nas estradas, como as mortes do madrileño Antonio Martín Velasco (1994) e do murciano Mariano Rojas(1996) .
Sua última participação em competições foi no Tour da Grã Bretanha da qual teve de se retirar por problemas de saúde. Era de uma família de ciclistas. Iniciou no esporte com 6 anos. Foi campeão espanhol de ciclo-cross na categoria juvenil, e foi medalhista de prata juvenil de contra-relógio, alé de somar algumas vitórias em pista. Em 2010 venceu o Memorial Valenciaga e a Copa de España sub23. Sua principal conquista como profissional se deu com a vitória na 4[ etapa da Vuelta a Asturias. Seu irmão foi diretor de equipe e seu pai patrocinava equipes de ciclismo.