sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Ataque nipônico-brasileiro: Yamamoto e Daniel vencem penúltima etapa da Brasil Ride



A união Brasil-Japão dominou a sexta etapa da ultramaratona de mountain bike Brasil Ride nesta sexta-feira (28). Daniel Carneiro e Kohei Yamamoto forçaram as pernas e completaram o percurso de 119km em 4h05m52s, em Mucugê. Os portugueses Luís Leão Pinto e Tiago Ferreira, líderes da competição, administraram a vantagem conquistada nas etapas anteriores e chegaram na sexta colocação.
Resultado Completo 6ª etapa
"Hoje foi só ataque, ataque, ataque. Ganhamos. Amanhã (sábado) também será assim, mais ataque e, quem sabe, mais uma vitória", afirmou Yamamoto, que é tricampeão asiático e participou dos Jogos Olímpicos de Londres este ano.

Carneiro, que conheceu o companheiro japonês um dia antes do início da disputa, lamentou o "azar" nas provas anteriores. "Foi um dia especial, a gente não teve nenhum problema. Na segunda etapa a gente furou o pneu, no cross country (3ª etapa) eu não estava bem e o Yamamoto andou pra caramba. Depois, no outro dia, a gente furou pneu. Acho que a gente teve foi bastante azar, fisicamente a gente está bem preparado, mas é uma prova que depende também de muita sorte, não ter nenhum problema mecânico".

Apesar do pouco tempo e da dificuldade de comunicação, a dupla nipônico-brasileira tem mostrado evolução e afinidade a cada prova. "Temos cada vez mais sincronia, ele é muito bom", elogiou Yamamoto. O mineiro Daniel concorda. "Acho que a gente está cada vez mais entrosado, isso ajuda bastante durante a competição".


Uirá Ribeiro e Gustavo Santos chegaram no segundo lugar
Parceria verde amarela - A disputa da segunda colocação, assim como na quinta-feira, também teve sprint final, mas com uma parceria brasileira. Josemberg "Montoya" Pinho e Gilberto Gois pararam antes da linha de chegada para Uirá Ribeiro e Gustavo Santos chegarem na frente, cerca de sete minutos depois de Kohei Yamamoto e Daniel Carneiro.

"Ontem (quinta) eles ajudaram a gente e a gente falou que ia deixar eles fazeren o segundo lugar, mas aí não deu porque os gringos atacaram e tivemos que atacar também no final. Então hoje essa vitória aí a gente estava devendo a eles e, graças a Deus, deu tudo certo", explicou Montoya.

Na quinta etapa, Uirá e Gustavo puxaram um pelotão contra o vento e acabaram ficando para trás na parte final com a encostada dos estrangeiros, gerando a indignação de Uirá, que já se mostra mais tranquilo. "Deixamos as duas duplas estrangeiras para trás, chegaria eles (Montoya e Goia) na frente e a gente atrás, eu e o Gustavo. Só que eles fizeram a grande gentileza de retribuir, frear em cima da linha, deixar a gente passar na frente. Isso só vem a reforçar que a gente só tem a ganhar quando a gente une as forças".

Líderes - Os tchecos Martin Horak e Tomas Vokrouhlik ficaram com a quarta colocação, enquanto os holandeses Bart Brentjens, campeão olímpico, e Hans Becking chegaram em quinto. Fora do pódio pela primeira vez em uma etapa da Brasil Ride, os portugueses Luís Leão Pinto e Tiago Ferreira completaram o percurso em 4h13m38s.

"Hoje a gente só tentou economizar o máximo. Hoje foi desfrutar aí do Brasil Ride, administrar o máximo nossas forças. Não quisemos entrar na briga pela corrida. Se quiséssemos, tenho a certeza que poderíamos estar em lugar melhor, mas temos que saber recuperar. Próxima semana temos o mundial e, agora que temos uma vantagem confortável como essa, basta administrar e não correr riscos. Foi o que fizemos, era o nosso objetivo. Estamos felizes por termos conseguido", explicou Luís Pinto.

Outras categorias -
Na categoria Master, Abraão Azevedo e Paulo Borges venceram mais uma e estão ainda mais perto do título. Na Grand Master, deu Marco Corrado e Marco Melo. Na mista, domínio do brasileiro Mateus Ferraz com a alemã Ivonne Kraft. Entre as mulheres, Adriana Nascimento e Daniela Genovesi seguem absolutas na ponta. A última etapa da Brasil Ride 2012 acontece neste sábado (29) e terá 57,91km, com percurso em Mucugê.


Fonte: www.ibahia.com