Por GLOBOESPORTE.COM
Austin, EUA
Ex-ciclista afirma que Agência Antidoping dos EUA utiliza processos impróprios de investigação e que não podem retirar seus títulos e conquistas
Lance Armstrog explicou, por meio de nota em seu site oficial, os motivos que o levaram a desistir do recurso do processo de doping movido pela Agência Antidoping dos Estados Unidos (Usada) . O ex-ciclista americano é acusado de utilizar a substância Erythropoietina (EPO), esteroides e de fazer transfusões de sangue irregulares. O ex-heptacampeão da Volta da França revelou estar cansado e desmotivado para continuar lutando para provar sua inocência.
- Pensei por um momento que participando do processo da Usada poderia confrontar essas alegações em um ambiente justo e, de uma vez por todas, acabar com esse assunto. Eu iria agarrar a chance. Mas me recuso a participar de um processo que é tão unilateral e injusto. Independentemente do que Travis Tygart diz, não há nenhuma evidência física para apoiar suas reivindicações estranhas e hediondas.
ciclismo Lance Armstrong
Travis Tygart é o diretor-executivo da Usada e principal articulador do processo. Armstrong, que tem 40 anos, não poupou críticas aos seus inquisitores e afirmou que toda investigação foi feita de maneira equivocada e parcial. O ex-atleta ainda afirmou que a agência não tem autoridade para retirar seus títulos e conquistas.
ciclismo Lance Armstrong
- Desde o início, esta investigação não tem sido sobre descobrir a verdade ou a limpeza do ciclismo, mas sobre me castigar a todo custo. Eu sou um ciclista aposentado, a Usada apresentou acusações mais de 17 anos depois, apesar da sua própria limitação de oito anos. Como as organizações respeitadas, UCI (União Internacional de Ciclismo) e Ciclismo EUA, deixaram claro, a Usada é incompetente até mesmo para fazer essas acusações. Os organismos internacionais que regem o ciclismo ordenaram que a Usada parasse, notificaram que ninguém deveria participar dos processos impróprios, e deixaram claro que os pronunciamentos da agência, que proíbem as pessoas para a atividade ou suspendem suas realizações, são feitas sem autoridade .
O ex-ciclista tomou a decisão de desistir de sua defesa nesta quinta-feira após um tribunal federal americano negar seu recurso contra a Usada, abrindo caminho para que a agência continuasse com sua investigação sobre o atleta aposentado. Com isso, a Agência Antidoping dos Estados Unidos cassou todos os títulos conquistados pelo americano desde 1º de agosto de 1998, entre eles estão os sete troféus da Volta da França.
Confira outros trechos da nota oficial:
Motivos para desistir
"Tem um momento na vida de todo homem em que ele tem a dizer 'Chega'. Para mim, esse momento é agora. Tenho lidado com alegações de que eu trapaceei e tive uma vantagem injusta para ganhar as minhas sete Voltas da França desde 1999. Fui submetido a um período de dois anos de investigação criminal federal, seguido por uma caça às bruxas inconstitucional de Travis Tygart . O desgaste que causou à minha família, ao meu trabalho pela fundação e em mim, leva-me para onde estou hoje - encerrado com esse absurdo."
O processo no Tribunal Federal
"Eu tinha esperanças de que um Tribunal Federal iria parar a Usada. O tribunal foi simpático às minhas preocupações e reconheceu as impropriedades e deficiências da Usada em muitos quesitos, em sua conduta e em seu processo. Apesar disso, o tribunal decidiu, em última instância, que não poderia intervir."
A Usada
"A Usada quebrou a lei, virou as costas para suas próprias regras e afastou aqueles que tentaram persuadi-la a honrar com suas obrigações. Em cada instância, a Agência Antidoping tem desempenhado o papel de um valentão, ameaçando todos em seu caminho e desafiando a boa-fé de qualquer um que questiona seus motivos ou seus métodos, tudo às custas dos contribuintes americanos. Durante os últimos dois meses, eles repetiram infinitamente o mantra de que deve haver um único conjunto de regras aplicáveis a todos, mas eles arrogantemente se recusam a praticar o que pregam. Em cima de tudo isso, a Usada supostamente fez acordos com outros ciclistas para contornar suas próprias regras, desde que eles falassem que eu trapaceei. Muitos desses ciclistas continuam a correndo hoje."
Nenhum comentário:
Postar um comentário