segunda-feira, 16 de julho de 2012

Rubens Donizete e Roberta Stopa são campeões brasileiros de Mountain Bike XCO 2012, na Bahia

Campeões brasileiros de Mountain Bike XCO 2012
Atletas de quinze categorias competiram este fim de semana em busca do título mais importante do calendário nacional
A prova mais importante do Mountain Bike brasileiro conheceu os seus campeões de 2012 neste domingo (15), em Salvador, na Bahia. A competição aconteceu em um circuito de 4,5 quilômetros, montado especialmente para o evento, e teve o percurso considerado bastante técnico, contando com várias subidas e descidas, alem de muita lama, ocasionada elas chuvas que caíram durante a semana. Os campeões da categoria Elite foram Rubens Donizete e Roberta Stopa.


- Ficamos muito satisfeitos em conseguir realizar este brasileiro no estado da Bahia. Foi um grande marco para a região Norte-Nordeste. Aprendemos muito com a organização de uma prova deste nível e o ciclismo baiano teve a oportunidade de competir em casa na prova de Mountain Bike mais importante do Brasil – destaca Orlando Junior, presidente da Federação Baiana de Ciclismo (FBC).
Durante a disputa da categoria Elite, prevaleceu a supremacia dos mineiros Rubens Donizete e Roberta Stopa. No masculino, Rubens, 29 anos, foi o grande campeão. O atleta dominou completamente a competição, e desde a largada conseguiu abrir vantagem sobre seus adversários, não sofrendo qualquer tipo de ameaça durante a prova.
Com esta vitória, “rubinho” como é mais conhecido, conquistou o seu seu terceiro título nacional (2007-2011-2012). O atleta percorreu os 22,5 quilômetros com o tempo de 1h34min. Com um desempenho indiscutível, Rubinho finalizou a prova introduzindo uma larga vantagem de 3min17s sobre Ricardo Pscheidt (Felej-Joinville), segundo colocado. Em terceiro, Edivando de Souza Cruz (Scott-Fittipauldi) completou o pódio, marcando 1h38min25.
- Este ano o brasileiro contou com uma pista extremamente técnica, composta por trechos seletivos que dificultaram ainda mais a disputa. Mas apesar das dificuldades, realizei uma ótima largada e procurei tomar muito cuidado para poupar os equipamentos e conseguir chegar ao final sem problemas mecânicos. Estou muito contente e agora vou dar seguimento aos meus treinamentos para embarcar para Londres na melhor forma possível, e agora, ainda mais motivado – afirma Rubens Donizete.
Na disputa da Elite feminino, quem levou a melhor foi a mineira Roberta Stopa, que defende a equipe DaMatta/MOB/Ashima/X-Fusion, completando o percurso de 18 quilômetros em 1h39min37. Em segundo lugar terminou Raiza Goulão (Avulso) com 1h42min12, seguida por Isabella Lacerda (Avulso), na terceira colocação, após completar em 1h42min45.
O Campeonato Brasileiro de Mountain Bike 2012 realizou a disputa de quinze categorias, entre elas o maior destaque foi para as categorias de base, com atletas até 18 anos, que demonstraram um enorme crescimento e amadurecimento profissional.
A paranaense Bianca Ramão, que defende a cidade de Foz do Iguaçu, é uma grande demonstração dessa renovação do ciclismo brasileiro. Com apenas 15 anos, Bianca pedalou como uma veterana e venceu a prova de ponta a ponta, completando o percurso de nove quilômetros com o tempo de 54min50s. Com a medalha de prata terminou Sinara Bonini (Liga de Ciclismo do Oeste do Paraná) com 1h13min14, seguida de Larissa da Silva (ABC-PM Botucatu) em terceiro lugar, marcando 1h17min44.
- A prova foi muito dura, técnica, e o sofrimento foi inevitável. Passava boa parte do percurso empurrando a bike e isso me desgastou muito. Na verdade eu não esperava sair vencedora. Muito menos com uma vantagem de 18 min sobre a segunda colocada, mas acabou tudo dando certo e agora é só comemorar o título – disse Bianca logo após cruzar a linha de chegada.
O Campeonato Brasileiro de Mountain Bike 2012 é uma realização da Federação Baiana de Ciclismo (FBC), com supervisão da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). O patrocínio será do Governo da Bahia através da SUDESB, TIM, UNIRB, Combate à dengue e o apoio da Shimano, Gatorade, Granola Tia Sônia, Newworldbike e Ramiro Bike Shop. 

Nenhum comentário: