João Schwindt a esquerda, Edilson Rocha do CPB ao centro e Soelito Gohr a direitaCredito: CPB/Divulgação |
Os principais atletas do Para-ciclismo brasileiro disputaram neste final de semana, entre os dias 22 e 24 de junho, da primeira etapa da Copa Brasil de Para-Ciclismo 2012. Os principais destaques da prova foram os atletas integrantes da seleção brasileira que dominaram a categoria C5.
- É muito importante para o Para-ciclismo brasileiro contar com uma competição desse nível no calendário nacional. Essa primeira etapa foi um grande sucesso e demonstrou que o nível dos para-ciclistas está cada vez mais alto, alem de estarem surgindo vários outros novos para-ciclistas. Tivemos mais de 25 novas avaliações funcionais e isso demonstra o grande crescimento da modalidade no país – avalia Claudio Civatti, técnico da seleção brasileira de Para-ciclismo.
A primeira etapa da Copa Brasil reuniu 70 atletas de doze estados do Brasil para competirem em busca do título nacional. As primeiras provas foram sábado (23), com a realização do Contra-relógio individual. Entre os atletas Paralímpicos do Brasil, Soelito Gohr (São José dos Campos/Kuota) comprovou o favoritismo na prova, faturando a primeira colocação na categoria C5, após cumprir o percurso de 16,2 quilômetros em 22min32, seguido por João Alberto Schwindt (Ass Ciclistica Alfa) com 22min47. Na terceira colocação terminou Andre Novaes (Ass Ciclistica Trirriense) com 23min56.
Na categoria C3, Jefferson Spimpolo (Souclycles/Proimport/Taschina/Cad Deficien) que também é integrante da seleção brasileira voou baixo e foi o primeiro colocado, completando o percurso de 10,8 quilômetros em 17min13. O segundo colocado foi Fabio Lucato (Clube de Ciclismo de São Jose dos Campos) marcando 18min56, com Juarez Rufino (Avulso) na terceira colocação com 19min04.
Estrada
Após as disputas do Contra-relógio individual realizadas no sábado (23), foi a vez dos Para-ciclistas pedalarem na estrada, em um circuito de 2.700 metros, mesmo circuito onde foi realizado a prova de Contra-relógio.
Na categoria C5 os Para-ciclistas da seleção brasileira mantiveram a dobradinha, invertendo apenas as primeiras posições. A vitória ficou para João Alberto Schwindt (Ass Ciclistica Alfa), seguido de Soelito Gohr (São José dos Campos/Kuota). O Para-ciclista André Luis Novaes (Ass Ciclistica Trirriense) completou o pódio na terceira colocação.
Jefferson Spimpolo (Souclycles/Proimport/Taschina/Cad Deficien), da categoria C3, também manteve o bom desempenho do Contra-relógio e voltou ao lugar mais alto do pódio na prova de estrada. Em segundo lugar terminou Juarez Rufino (Avulso), com Fabio Lucato (Clube de Ciclismo de São Jose dos Campos) em terceiro. Jefferson fechou a primeira etapa da Copa Brasil com o melhor índice técnico, vencendo as duas provas realizadas e dando um passo importante para o título geral da competição.
A Copa Brasil também contou com as categorias Tandem masculino e feminino, alem da categoria Handbike que é hoje uma das classes que mais cresce no Para-ciclismo nacional, contando com presença significativa de atletas em todas as suas subdivisões.
Próximas etapas
A segunda etapa da Copa Brasil será realizada em Itajaí, entre os dias 11 e 14 de outubro. E finalizando a competição, Brasília vai sediar a terceira e decisiva etapa, entre os dias 29 de novembro a 02 de dezembro.
A Copa Brasil de Para-ciclismo Estrada e Contra Relógio – CBC 2012 é um evento de realização da Confederação Brasileira de Ciclismo em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro e apoio do Ministério do Esporte, através do projeto Siconv e substituirá o Campeonato Brasileiro, passando assim a ser o evento oficial para obtenção de resultados para a Bolsa Atleta do Ministério do Esporte.
-------------------------------------------
Resultados completos
EstradaEstrada-Ciclismo
Estrada-Handbike
Estrada-Tandem
Contra-relógio - CRI
CRI-Ciclismo
CRI-Handbike
Nenhum comentário:
Postar um comentário