Na manhã do sábado, 24 de março, foi disputada a prova de Sprint Eliminator – baseada na velocidade -, nas modalidades feminina e masculina, no paradisíaco cenário do Grande Hotel de Araxá, em uma pista de aproximadamente 600 metros. Esta foi a primeira vez que a prova foi disputada em solo sul-americano, valendo, inclusive, pontos para a Copa Internacional de Mountain Bike.
Em uma emocionante competição, o brasileiro Luiz Henrique Cocuzzi faturou a disputa masculina, que teve a participação de 52 atletas, dispostos em 13 baterias. O vice-campeão foi Dario Gasco, da Argentina, com Nicolas Prudencio, do Chile, e Douglas Neto ficando na terceira e quarta colocações, respectivamente.
Já no feminino, Noelia Margaria demonstrou que as águas de Araxá fazem muito bem para ela. Vencedora do Cross Country, no ano passado, a argentina, desta feita, levou o Sprint Eliminator. Florencia Espineira, do Chile, terminou na segunda colocação, com a equatoriana Alexandra Serrano e a brasileira Valéria Aparecida da Conceição na terceira e quarta posições, respectivamente.
Entenda o Eliminator
A prova de Sprint Eliminator consiste em baterias com quatro atletas alinhados lado a lado em uma disputa de velocidade. Os melhores colocados vão avançando de fase, até a Grande final. Além disso, também se realiza a Pequena Final, para definir do 5º ao 8º colocado. Foi a primeira vez que este tipo de competição foi disputado na América do Sul, atraindo atenção de ciclistas do Mercosul, contabilizando dez estrangeiros. Além disso, a UCI (União Ciclística Internacional) autorizou pela primeira vez fora de etapas de Copa Mundo a realização do Eliminator, provando o prestígio e alto grau de comprometimento do evento em buscar o que há de melhor no mountain bike mundial para os bikers brasileiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário