A localidade capixaba de Pedra Azul, a 90km de Vitória, recebeu no domingo, dia 28 de agosto, a segunda edição da Maratona de Mountain Bike Rota Imperial, que integrou as disputas da quarta da temporada brasileira do XTerra.
Disputada na bela região serrana do Espírito Santo, a prova é realizada num relevo bastante desafiador. O distrito, que pertence ao município de Domingos Martins, fica ao lado da BR-262 (Vitória-Belo Horizonte) e é famoso pela majestosa formação rochosa que dá nome ao lugar.
Tiago Aroeira
“No ano passado essa foi a prova mais dura que corri”, admitiu a belo-horizontina Erika Gramiscelli, vencedora entre as mulheres. O percurso de 51km é dos mais bonitos das maratonas realizadas na região Sudeste do País, com passagem por fazendas históricas, plantações de café e frutas, áreas de reflorestamento, passagem por cursos d’água, trilhas em single track e muita, muita subida.
A maratona reuniu cerca de 200 atletas vindos de vários estados brasileiros. A vitória na elite masculina ficou com o mineiro de Juiz de Fora Thiago Aroeira, que completou escapado o trajeto em 2h21min33s. Na segunda colocação ficou o mineiro de Viçosa, Daniel Carneiro Zóia, que marcou o tempo de 2h28min12s. Frederico Zacharias, vencedor do Duathlon, ficou em terceiro com 2h40m51s.
No feminino, Erika Gramiscelli, tetracampeã brasileira de cross country, não teve dificuldades e dominou de ponta a ponta e cruzou a meta de chegada com 3h19min34s. Na segunda colocação ficou Márcia Helena de Paula Matos com 3h51min55s e Luzia Bello, que venceu o duathlon no dia anterior, garantiu a terceira colocação com o tempo de 4h03min42s. “Fiz uma prova de 51 km, que parecia 90 km, O local é fantástico”, contou Luzia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário