MENU LAPA BIKE

Páginas

sábado, 30 de julho de 2011

TOUR DO RIO 4ª ETAPA

Brasil consegue uma dobradinha no pódio da quarta etapa do Tour do Rio

Magno Nazaré crava tempo de 4h41m15s e é o mais rápido no percurso de 193km; Antonio Nascimento, em segundo, é eleito o melhor na montanha

Os brasileiros Magno Nazaré e Antonio Nascimento, da equipe paulista Funvic/Pindamonhangaba, venceram a batalha contra os colombianos e ficaram em primeiro e segundo colocados, nos 193 km entre Teresópolis e Rio das Ostras, neste sábado, pela quarta e penúltima etapa do Tour do Rio. O americano Tyler Wren, da Jamis Sutter Home Pro Cycling, completou o pódio.
Magno Nazaré, da equipe de Pindamonhangaba, comanda o pelotão entre a serra e o litoral (Foto: Marcio Rodrigues / FOTOCOM.NET) 
Magno Nazaré, de Pindamonhangaba, no pelotão entre Serra e litoral (Foto:Marcio Rodrigues/FOTOCOM.NET)
As montanhas, a variação do clima e o ritmo forte complicaram a etapa. O trecho foi muito sinuoso e perigoso, por isso, todo o cuidado é pouco. Vencer o pelotão da Colômbia foi muito difícil. Passamos com três e eles estavam completos. Meus batimentos cardíacos estavam acima de 200, mas eu ainda tinha forças para atacar. Estamos física e psicologicamente preparados - contou Magno Nazaré, que pensou até em desistir nos 2km de prova.
A quarta e penúltima etapa do Tour do Rio, de Teresópolis a Rio das Ostras, foi marcada por duas serras e muitos trechos de descida. A mudança de temperatura entre a serra e o litoral foi mais um obstáculo para os competidores. Por volta dos 138km, o ciclista Renato Seabra, da DataRo, caiu numa descida, sofreu cortes nas pernas e foi removido de ambulância até o hospital. Ontem, ele havia assumido a condição de líder de montanha. Ainda não se saber se o atleta estará bem para correr a última etapa até a capital fluminense.
O campeão brasileiro de contrarrelógio e tricampeão de montanha na Volta de São Paulo Antonio Nascimento, o Tonho, ganhou as duas metas de montanha e ficou com a camisa branca de bolinhas vermelhas, que era do antigo líder Seabra. A amarela, que simboliza a liderança geral, continou com o colombiano Juan Pablo Suarez, da EPM-Une, que terminou em sexto, e a verde, de melhor velocista, ainda é do argentino Edgardo Simon, da Padaria Real, que ficou em 24o.
Magno Nazaré comemora o tírulo de campeão da quarta etapa do Tour do Rio (Foto: Tony Andrea / FOTOCOM.NET) 
Magno Nazaré comemora título da quarta etapa do
Tour do Rio (Foto: Tony Andrea / FOTOCOM.NET)
Os colombianos, especialistas em subida, atacaram muito nas montanhas. Uma fuga de 11 atletas (quando os ciclistas abrem uma vantagem sobre o pelotão) dominou a prova do início ao fim. Os escapados foram se distanciando cada vez mais do pelotão, chegando a abrir uma vantagem de seis minutos. Nos últimos 15km, num trecho plano, Magno aproveitou para a atacar e abriu 20 segundos de vantagem sobre os outros. Depois, foi só administrar para se consagrar o campeão da quarta etapa. O montanhista Tonho conquistou o segundo lugar no sprint final. A estratégia usada pela técnico Benedito Tadeu Azevedo, o Kid, de Pindamonhangaba, foi perfeito. A ideia era neutralizar (conter) os colombianos nas montanhas e avançar ao longo do percurso.
- É uma conquista dia a dia, e o resultado foi muito positivo. Ganhei as duas metas de montanha, agora precisamos melhorar na classificação geral. Ontem tive um erro banal (quando errou na curva e perdeu a ponta), não consegui nem dormir à noite. Mas temos que aprender com os erros e tocar a pedalada para frente. Estou evoluindo a cada etapa e minha perna está muito melhor agora - afirmou Tonho, atual dono da camisa de escalador.
Rafael Andriato, jovem promessa do Brasil na modalidade e considerado um forte candidato ao título no Rio, não suportou a serra e terminou a prova em 44o lugar, com mais de 11 minutos de distância do campeão Magno Nazaré. No individual, só o brasileiro Tonho está entre os 10 mais rápidos, na quinta posição. Os quatro primeiros colocados são os colombianos Juan Pablo Suarez, Jaime Castaneda, Edward Beltran e Javier Gomezo. Já na disputa por equipes, a colombiana EPM-Une lidera com a Funvic/Pindamonhangaba em segundo e a americana Jamis Sutter Home Pro Cycling, em terceiro.
A caravana saiu de Teresólopis na manhã de sábado, e passou por Guapimirim, Cachoeira de Macacu, Nova Frigurgo, Lumiar, Sana e Casimiro de Abreu, até chegar à Rio das Ostras. Ao longo do percurso, pessoas com bandeiras do Tour acenavam para o pelotão, torcendo muito pelos brasileiros. A competição, que acontece entre 27 e 31 de julho, tem seu percurso 800km entre serra e litoral. A largada foi na última quarta-feira, na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Após passar por Angra dos Reis, Volta Redonda, Três Rios, Teresópolis e Rio das Ostras, a caravana volta para a capital fluminense, numa arena montada na Quinta da Boa Vista.
Confira aqui os 10 primeiros colocados da quarta etapa:
1 - Magno Nazaré (Funvic/Pindamonhangaba) - 4h41m15s
2 - Antonio Nascimento (Funvic/Pindamonhangaba) - 4h41m25s
3 - Tyler Wren (Jamis Sutter Home Pro Cycling) - 04h41m25s
4 - Jaime Castaneda (EPM-Une Colômbia) - 4h41m25s
5 - Javier Gomez (EPM-Une Colômbia) - 4h41m25s
6 - Juan Pablo Suarez (EPM-Une Colômbia) - 4h41m25s
7 - Flávio Reblin (Memorial da Prefeitura de Santos) - 4h41m25s
8 - Ibon Zugasti (MMR.COM By Start Cycling) - 4h41m25s
9 - Josep Constantino (MMR.COM By Start Cycling) - 4h41m25s
10 - Adélio Silva (Funvic/Pindamonhangaba) - 4h41m25s

Saiba quem são as 10 melhores equipes no ranking do Tour do Rio:
1 - EPM-Une Colômbia - 44h34m08s
2 - Funvic/Pindamonhangaba - 44h41m07s
3 - Jamis Sutter Home Pro Cycling - 45h00m19s
4 - MMR.COM By Start Cycling - 45h00m28s
5 - Petroli Firenzi Cycling Team - 45h08m29s
6 - Trevigiani - 45h21m32s
7 - Clube DataRo de Ciclismo - 45h23m12s
8 - Padaria Real/Caloi/Céu Azul/Alimentos - 45h32m43s
9 - GRCE Memorial/Prefeitura de Santos/Giant - 45h57m01s
10 - São Francisco Saúde/Ribeirão Preto - 46h01m33s



RESULTADOS TOUR DO RIO 2011
FONTE:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário