sábado, 30 de julho de 2011

TOUR DO RIO 2011 3ª ETAPA

Colômbia domina pódio e confirma favoritismo na 3ª etapa do Tour do Rio

Com 2h53m16s, Juan Pablo Suarez vence a prova disputada entre Três Rios e Teresópolis. Melhor brasileiro, Rafael Andriato termina em sétimo

Os colombianos, especialistas em trechos com subidas, entraram na terceira etapa do Tour do Rio como favoritos. Com tempo de 2h53m16s, Juan Pablo Suarez, da EPM-Une Colômbia, foi o mais rápido nos 120.3km entre as cidades de Três Rios e Teresópolis nesta sexta-feira. Seus conterrâneos Jaime Castaneda e Edward Beltran, da mesma equipe, completaram o pódio e confirmaram o favoritismo do país. O sprintista Rafael Andriato, da Petroli Firenzi, supreendeu na montanha e, assim como Antonio Nascimento, da equipe de Pindamonhangaba, conseguiu ficar entre os dez mais velozes do circuito. Os dois brasileiros terminaram em sétimo e oitavo colocados, respectivamente.
ciclismo três rios teresopolis (Foto: Marcio Rodrigues / FOTOCOM.NET ) 
A 3ª etapa do torneio foi marcada por muitas subidas a Teresópolis (Foto: Marcio Rodrigues/FOTOCOM.NET)

Com o resultado, Juan Pablo Suarez ganhou a camisa amarela, de líder da classificação geral. A verde ficou com Edgardo Simon, melhor velocista, e a branca de bolinhas vermelhas, de melhor escalador (montanhista), ficou com Renato Seabra, um dos maiores ciclistas do Brasil.
- A subida foi dura, o nosso time atacou na serra e percebi que os brasileiros estão muito bem. Os meus companheiros me ajudaram muito. O trecho foi perigoso em alguns momentos, não deu nem para curtir a paisagem - disse Juan Pablo Suarez.
O colombiano, junto aos outros ciclistas, enfrentou o desafio de pedalar por áreas afetadas pela chuva, que devastou a Região Serrana do Rio em janeiro deste ano, ao passar por muitas obras de contenção de encostas. A equipe de batedores, composta por motoqueiros e policiais, fechou a estrada e trouxe mais segurança para o pelotão.
ciclismo Juan Pablo Suarez e Jaime Castaneda Colômbia (Foto: Tony D'Andrea / FOTOCOM.NET ) 
Juan Pablo  (esq.) e Jaime Castaneda (dir.)
(Foto: Tony D'Andrea / FOTOCOM.NET )
A terceira etapa do Tour do Rio foi disputado com vários ataques e um ritmo forte. Os ciclistas da DataRo e da EPM-Une comandaram a primeira parte da prova. No pé da serra, em Itaipava, os italianos e os colombianos assumiram a ponta, mas o grupo acabou se dispersando nas ladeiras. Nos últimos 25 quilômetros, a partir do Vale do Cuiabá, a caravana passou por um cenário maravilhoso, com cadeias de montanhas e floresta tropical. O ponto mais alto do percurso foi a 1.500 metros de altitude.
A EPM-Une atacou do início ao fim e imprimiu o ritmo acelerado da competição. Na serra, o montanhista cearense Antonio Nascimento, o Tonho, tentou trabalhar junto com os colombianos, mas eles não aceitaram. Tonho estava na frente do pelotão até errar numa curva, o que o tirou da disputa pela liderança. O brasileiro radicado na Itália Rafael Andriato soube se defender bem na parte da serra e conseguiu ficar com os escapados até cruzar a linha de chegada.
- Fiquei muito satisfeito com o resultado. Meu forte é o sprint, mas consegui ficar entre os dez primeiros, o que é uma vitória para mim. O final foi duro, é muito difícil acompanhar os colombianos, estou sentindo câimbra até na língua. Se eu continuar no segundo lugar geral da competição, vou ficar feliz. Mas vou continuar brigando pela ponta - afirmou Andriato.
O colombiano Juan Pablo Suarez abriu uma boa vantagem nos 4km finais. O técnico da EPM-Une, Gabriel Upegui, acredita que a competição não foi decidida nesta sexta-feira, mas confirma o favoritismo da Colômbia.
- Nós treinamos num ambiente muito adequado para se preparar para a subida, há muitas montanhas. Mas não temos uma distância certa para treinar, tudo depende do dia, podemos variar de 80km até 200km. A cultura do ciclismo é muito forte na Colômbia. A modalidade e o futebol são as mais populares no país. Temos muitos ídolos no ciclismo, como o Santiago Otero, que acabou de se aposentar - revelou Gabriel Upegui, revelando ainda que sua equipe está passando por uma fase de renovação.
ciclismo três rios teresopolis (Foto:  Marcio Rodrigues / FOTOCOM.NET ) 
Ciclistas pedalam sobre ponte após saírem de Três Rios (Foto: Marcio Rodrigues / FOTOCOM.NET )
A quarta etapa da prova, entre Teresópolis e Rio das Ostras, tem grandes chances de decidir o Tour do Rio 2011. No individual, os três primeiros são o colombiano Juan Suarez, o brasileiro Rafael Andriato e colombiano Jaime Castaneda. Já na disputa por equipes, a colombiana EPM-Une lidera com a Funvic/Pindamonhangaba em segundo e a italiana Petroli Firenzi, em terceiro.  A competição, que acontece entre 27 e 31 de julho, tem seu percurso 800km entre serra e litoral. A largada foi na última quarta-feira, na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Após passar por Angra dos Reis, Volta Redonda, Três Rios, Teresópolis e Rio das Ostras, a caravana volta para a capital fluminense, numa arena montada na Quinta da Boa Vista.

Confira aqui os dez primeiros colocados da terceira etapa do Tour do Rio:

1 - Juan Pablo Suarez (EPM-Une Colômbia) - 2h53m16s
2 - Jaime Castaneda (EPM-Une Colômbia) - 2h53m38s
3 - Edward Beltran (EPM-Une Colômbia) - 2h53m38s
4 - Tyler Wren (Jamis Sutter Home Pro Cycling) - 2h53m38s
5 - James Driscoll (Jamis Sutter Home Pro Cycling) - 2h53m38s
6 - Javier Gomez (EPM-Une Colômbia) - 2h53m38s
7 - Rafael Andriato (Petroli Firenzi Cycling Team) - 2h53m38s
8 - Rafael Abreu (EPM-Une) - 2h53m38s
9 - Ibon Zugasti (MMR.COM By Start Cycling) - 2h53m55s
10 - Antonio Nascimento (Funvic/Pindamonhangaba) - 2h54m11s


TOUR DO RIO 2011 – 3ª ETAPA: RESULTADOS OFICIAIS


FONTE:GLOBO.COM

Nenhum comentário: