A Quinta da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro, recebeu a segunda etapa da Taça Brasil de Mountain Bike. Valendo pontos para o ranking nacional e internacional, o local escolhido pela FECIERJ foi utilizado como residência oficial da Família Real a partir de 1808. Ali nasceu e viveu D.Pedro II e hoje abriga Jardim Zoológico Municipal, o Museu da Fauna e o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista.
Foi neste belíssimo cenário que Roberta Stopa garantiu a sua quarta vitória em cinco competições disputadas no país nesta temporada; uma impressionante performance rumo à classificação das Olimpíadas de Londres.
Com aproximadamente 5,8km, o circuito era rápido e no meio de um gigantesco gramado, com raízes e sem grandes subidas típicas do Mountain Bike, o que exigiu uma análise e preparação especial da bicicleta para tal. Através destas características, a juizforana relatou como foi importante a preparação da sua bike para uma performance exata:
“Neste tipo de circuito, preferi usar os pneus Specialized Chunder 50a 26x1.90 com a calibragem de 28psi. Já as minhas suspensões, eu deixei com uma calibragem mais firme devido as características do circuito, optei por uma relação de catraca e coroa 26-39 e cassete 11-36 o famoso 2-X.”
Com a bike e equipamentos preparados, Roberta Stopa iniciou a prova forte, assumindo a liderança logo nos primeiros metros, após a largada. Ao longo das cinco voltas, atleta aplicou um ritmo superior às adversárias e garantiu a sua segunda vitória na Taça Brasil de MTB de 2011.
“Foi uma prova rápida e muito diferente que estamos acostumados de ver no XCO, mas a cada volta completada o desgaste físico aumentava devido a intensidade aplicada em circuitos considerados planos.”
Roberta Stopa agradece a torcida que incentivou e vibrou a todo instante durante a prova. E o seu próximo desafio será no dia 19/06/2011, na cidade São Lourenço - MG para mais uma etapa da CIMTB, que também será a 2ª prova seletiva para os Jogos Panamericonos 2011.
Beijocletas,
Nenhum comentário:
Postar um comentário