MENU LAPA BIKE

Páginas

quinta-feira, 24 de março de 2011

UCI vai recorrer no caso “Contador”

 UCI permanece intransigente na luta contra a dopagem

Sempre se confirmou a intenção de levar Alberto Contador a novo “julgamento” do caso “clembuterol” dado que, hoje, a União Ciclista Internacional anunciou que decidiu apelar ao Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) contra a resolução da Federação Espanhola de Ciclismo (RFEC) que, antes da Volta ao Algarve 2011, absolveu o madrileno de qualquer suspensão no controlo “positivo” de Contador a 21 de Julho durante a Volta a França. A decisão de recurso para o TAS esteve sempre presente e, ao longo do regresso de Alberto Contador à competição – é o actual líder da Volta a Catalunha, Pat MacQuaid, presidente da UCI, mesmo à cautela, mostrou-se enfadado com o desfecho que os espanhóis deliberaram para o seu conterrâneo. Longe do assunto estar resolvido – a UCI tinha um mês para decidir-se ao não por um apelo – a “bomba” caíu hoje com um comunicado da UCI.”A UCI decidiu nesta quinta-feira, dentro dos prazos previstos no respectivo regulamento interno, apresentar um recurso para o TAS, sobre o parecer emitido pela RFEC no caso de Alberto Contador “, informa a organização que, no mesmo comunicadom, salienta que a decisão foi tomada após “um aprofundado estudo da documentação recebida” pela RFEC.
Anteriormente, a 15 de fevereiro, Alberto Contador foi ilibado pelos decisores do Conselho de Competição da RFEC, nomeado pela UCI para abrir um procedimento disciplinar por dopagem no último Tour. Apesar de o instrutor do processo, Carmen Victoria López, ter proposto uma pena de um ano para o corredor, a comissão baseou a sua decisão no artigo 296 do Regulamento Antidopagem da UCI, que isenta o atleta de responsabilidades desde que se prove que não houve culpa ou negligência.
A decisão TAS pode durar vários meses a ser conhecida e, no decurso do processo, Contador poderá manter-se em competição e, caso a decisão se arraste, tomar parte na Volta a Itália, seu primeiro objectivo da época.

F:J.CICLISMO

Nenhum comentário:

Postar um comentário