sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Começam os treinos livres para a Descida das Escadas de Santos Maior prova de downhill urbano do Brasil terá a presença de alguns dos melhores representantes da modalidade no mundo, vindos de oito países

Tudo pronto para a Descida das Escadas de Santos. Os bikers encaram os 417 degraus do Monte Serrat - um dos principais pontos turísticos da maior cidade do litoral paulista - a partir desta sexta-feira, quando acontecem os primeiros treinos livres. Mais de 120 atletas de oito países vão lutar pelo título nas dez categorias em disputa. A prova acontece neste domingo, dia 6 de fevereiro, com transmissão ao vivo a partir de 9h (de Brasília) dentro do Esporte Espetacular, da TV Globo.


Treinos livres com a presença de brasucas e gringos agita o Monte Serrat, em Santos (Foto: Divulgação)
A cada edição, a Descida das Escadas de Santos ganha mais notoriedade internacional e atrai um número maior de competidores estrangeiros. Este ano, estrelas do downhill como o sul-africano campeão mundial Greg Minnaar e a francesa Emmeline Ragot, a número dois do mundo, participarão pela primeira vez da prova. O atual campeão da Descida, Filip Polc, da Eslováquia, também está confirmado. O Brasil estará representado pelas feras Wallace Miranda e Markolf Bertchold entre os homens, e Luana Oliveira e Bruna Ulrich, entre as mulheres - todos cotados entre os favoritos.
- O nível da competição será muito alto, com certeza. Apesar de estarem competindo pela primeira vez, atletas de ponta como o Minnaar e a Emmeline estão acostumados a esse tipo de prova e com certeza darão muito trabalho - afirmou Wallace, bicampeão da Descida das Escadas de Santos em 2008 e 2009.
As alterações no traçado, com adoção do piso de madeira em duas curvas, devem garantir um percurso ainda mais técnico e rápido. A expectativa é que os principais pilotos da categoria "Elite" concluam a descida em menos de um minuto e superem o recorde de Polc (59s152), estabelecido no ano passado.
Todos esses ingredientes prometem fazer desta nona edição a melhor prova da história da Descida das Escadas de Santos. Mas a grandeza do evento não se resume à esfera esportiva. A prova também tem um legado social. Assim como em edições anteriores, cerca de 130 moradores foram recrutados para auxiliar na organização. Além de gerar renda, esta iniciativa promove a interação entre os esportistas e a comunidade.

FONTE:GLOBO.COM

Nenhum comentário: