Prova será no dia 19 de dezembro, em um circuito montado na Esplanada dos Ministérios.
A temporada 2010 do ciclismo nacional terminará no dia 19 de dezembro, com a realização de um dos mais importantes eventos do calendário. Trata-se da Copa da República de Ciclismo, que este ano completa sua nona edição reunindo, mais uma vez, algumas das melhores equipes e ciclistas do país, no masculino e feminino. A disputa será em um circuito de 2,3 km montado na Esplanada dos Ministérios, um dos pontos turísticos de Brasília. Neste ano, a prova servirá como seletiva para a Copa América 2011, programada para janeiro. A programação começará as 8h15, com o feminino, com percurso entre 6 e 8 voltas, seguido pelo masculino, de 12 a 16 voltas, largando às 9h30. A Rede Globo de Televisão mostrará a IX Copa da República ao vivo, dentro do Esporte Espetacular.
Um evento dinâmico e de muita emoção do começo ao fim. Assim é a Copa da República de Ciclismo em Brasília, que pela sexta vez é disputada na Capital Federal. O percurso praticamente plano da Esplanada permite que a prova seja muito rápida e decidida nos detalhes. Sua curta duração também faz com que as estratégias das equipes sejam mudadas em função de uma disputa de pura explosão e que sempre tem finais disputadíssimos.
Apenas equipes convidadas participam da Copa da República. No masculino foram convidadas 25 equipes, sendo as cinco primeiras do ranking da CBC até dia 15 de novembro, e as demais a critério da organização. Cada equipe deverá ter no mínimo quatro e no máximo cinco atletas, sendo que o limite da prova é de 150 participantes. No feminino, por sua vez, a disputa é individual e aberta, e foram convidadas as 15 ciclistas mais bem colocadas no ranking até dia 15/11. Outras atletas poderão efetuar inscrição pelo site.
A programação oficial prevê a entrega do kit no dia 18, das 13 às 19h, em local a ser divulgado No mesmo dia, a partir das 19h30, ocorrerá o Congresso Técnico com as equipes, no hotel oficial da competição. Os ciclistas poderão treinar no circuito oficial no dia 18, em dois períodos, das 9h às 12h, e das 13h30 às 15h.
Nilceu Aparecido Santos foi o último vencedor da disputa no masculino, com o tempo de 34min01seg650 para as 12 voltas realizadas. Já no feminino, Luciene Ferreira levou a melhor, com a marca de 20mibn34seg985 para as seis voltas programadas. Na história da competição, o maior vencedor entre os homens de Rodrigo de Brito, o Morcegão, que ganhou em 2002, 2003 e 2005. Nilceu foi o melhor em duas oportunidades, 2007 e 2009, enquanto Renato Ruiz (2004), Francisco Chamorro (2006) e Roberto Pinho (2008) têm uma vitória cada.
Copa América 2011
Uma das atrações deste ano é que a Copa da República servirá como seletiva para a Copa América 2011, programada para janeiro. Serão classificadas 15 equipes, sendo que o critério será a soma de pontos sobre a classificação final. Serão atribuídos pontos individuais em ordem crescente para três atletas (por isso a obrigatoriedade da conclusão de pelo menos três competidores de cada time), sendo que as equipes que somarem menos pontos serão classificadas.
A pontuação funcionará assim: 1º lugar, um ponto; 2º lugar, dois; 3º lugar, três, e assim sucessivamente. Em caso de empate valerá a posição dos três melhores ciclistas de cada equipe no geral. O atleta campeão da Copa da República classificará sua equipe diretamente para a Copa América 2011. O feminino terá o mesmo critério, porém na classificação individual.
Campeões:
2002 - Rio de Janeiro - Rodrigo "Morcegão" de Brito e Clemilda Fernandes
2003 - Brasília (DF) - Rodrigo "Morcegão" de Brito e Clemilda Fernandes
2004 - Brasília (DF) - Renato Ruiz e Janildes Fernandes
2005 - Brasília (DF) - Rodrigo "Morcegão" de Brito e Uênia Fernandes
2007 - Brasília (DF) - Francisco Chamorro
2007 - Belo Horizonte (MG) - Nilceu Aparecido Santos e Márcia Fernandes (BH)
2008 - Rio de Janeiro - Roberto Pinho da Silva e Janildes Fernandes
2009 - Brasília (DF) - Nilceu Aparecido Santos e Luciene Ferreira
A IX Copa da República de Ciclismo tem patrocínio de Oi, Caixa, Wizard e Sedex, com apoio especial do GDF e apoio de Montevérgine e Thule. A realização é da Rede Globo, com organização da Yescom e supervisão da UCI, Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Federação Metropolitana de Ciclismo (FMC) e Ideeia - Instituto de Desenvolvimento do Esporte, Educação e Inclusão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário