sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Campeão Sherman Trezza Comenta os Títulos da Temporada 2010


O ciclista Sherman Trezza de Paiva, de 21 anos, natural de Lambari, Minas Gerais, é um dos grandes destaques do esporte na atualidade. Após vencer o Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Maratona (XCM) 2010 na categoria Elite no final de novembro, em Cacondê (SP), Sherman firma-se como um dos melhores do país.
“Esse ano consegui três títulos expressivos para o curriculum. O de campeão pan-americano (sub-23), campeão brasileiro XCO (sub-23) e campeão brasileiro XCM (elite). Foram três provas completamente diferentes quanto ao tipo de terreno”, comenta Sherman Trezza de Paiva que defende a equipe Jamis Crankbrothers, equipado com o sistema de transmissão SRAM XX, de 20 velocidades.
“Em ambas as provas usei o sistema de transmissão SRAM XX com a combinação de coroa 42-28 (dentes) e cassete 11-36 (dentes). Gostei muito do sistema que se mostra rápido e preciso em todos os tipos de terreno. Nessas três provas o sistema se comportou muito bem, principalmente no circuito enlameado do brasileiro de XC, onde a transmissão continuou funcionando com muita precisão”, destaca o jovem esportista que “apesar de preferir um cross country com trilhas técnicas”, comenta Sherman, tem saído muito bem em provas de longa duração, geralmente compostas por mais estradas.
O novo conceito da SRAM com 20 velocidades foi lançado no início de 2009, em que acredita-se que uma gama completa de relações pode ser alcançada com menos marchas (20 contra 27 dos sistemas convencionais). Os benefícios que o SRAM 2X10 oferece são: gama completa de relações utilizáveis, menor peso, passagem de marchas mais rápida e macia em todos os terrenos.
“Na minha opinião, comparado com o sistema 3X 9 (velocidades), temos algumas diferenças e muitas vantagens no novo conceito 2X 10 da SRAM. Eficiência e precisão são os grandes atrativos da nova transmissão. Os trocadores e câmbios oferecem uma troca de marcha rápida e precisa, é o famoso sistema “Exact Actuation” da SRAM. O cassete completa essa troca com 10 velocidades, o número de dentes de uma catraca para outra muda uniformemente, isso faz com que nas trocas não se perca a rotação. A catraca de 36 dentes vem para suprir a falta da coroa pequena no pedivela”, destaca Sherman algumas diferenças e vantagens do novo sistema 2X 10.
“Outra vantagem e na minha opinião uma das principais, é que com a coroa maior (42/28 ou 39/26) pode-se “cruzar” todas as marchas, isso em muitas subidas no cross country ajuda muito, pois o piloto em vez de optar pela coroa menor coloca nas catracas maiores fazendo com que o ciclista não perca a rotação e o embalo em que está. Sem contar o baixo peso que é outro atrativo”, acrescentou Sherman que mesmo com pouca idade adquiriu grande experiência desde que começou a competir em 2001.
“Estou muito feliz com mais um título conquistado, foi uma prova muito dura e quente, onde procurei sempre dosar um pouco de energia nas primeiras serras porque sabia que no final poderia faltar. Consegui encostar nos ponteiros no final da última serra, faltando 15 Km para a chegada consegui abrir certa vantagem sobre os adversários e fiquei com o título”, disse Sherman que encerrou a temporada 2010 com o título Brasileiro de Maratona na categoria Elite.
“Em 2011 apesar de continuar na categoria sub-23, pretendo competir a maioria das provas na elite, exceto as que são obrigatórias a participação na sub-23″, comentou Sherman de Paiva que neste ano participou de diversas provas internacionais. “Meu sonho é o mesmo sonho de todo ciclista, ser campeão olímpico”, concluiu.

Fonte: Mbikecom

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