sexta-feira, 5 de novembro de 2010

COMEÇA AMANHA UM DOS MAIORES DESAFIO DE MTB NO BRASIL



Tudo pronto para o 7° Desafio Santana-Arapiraca Sesc/Alagoas
 Está tudo pronto para Arapiraca, Santana, Major Izidoro, Craíbas, Jacaré dos Homens e Feira Grande receberem a maior e mais charmosa disputa de ciclismo do Brasil – o 7° Desafio Santana-Arapiraca Sesc/Alagoas que acontece no próximo sábado e domingo (06 e 07 de novembro) e percorrerá mais de 200km em estradas de asfalto, terra e paralelepípedo.
 Em 2010, cerca de 500 ciclistas participarão das competições dos dois dias de prova uma de 100km e outra de 200km. Na primeira – sábado -, participarão atletas de todas as categorias femininas e da Júnior, Sub30 e Máster da masculina. Já no domingo, a vez será dos grandes nomes do país da categoria Elite-23.
 Será uma competição que exigirá muita resistência física e estrutura psicológica, além de uma bicicleta que resista aos solavancos das estradas de terra, as vibrações do paralelepído e lhe confira a leveza para as grandes velocidades dos trechos em asfalto. Uma competição para quem tem corpo, mente, estratégia e  um pouco de sorte.
 O 7° Desafio Santana-Arapiraca Sesc/Alagoas é considerada a Paris-Roubaix do Brasil, pois se aproxima cada vez mais das características da prova francesa – a mais charmosa do mundo -, através do seu percurso arrojado com passagens por estradas de terra, asfalto e paralelepípedo, além do cenário rústico da caatinga e do semi-árido.
 Mais informações sobre o 7° Desafio Santana-Arapiraca Sesc/Alagoas, acesse: www.desafiomtb.tv
 O Desafio
 O Desafio Santana-Arapiraca nasceu em 2003 com uma aposta entre um ciclista da cidade de Arapiraca/AL, conhecido como Índio, e um funcionário do Grupo Amazônia, também de Arapiraca, o Edilson. A ingênua aposta consistia de uma corrida de bicicleta até a cidade de Jaramataia/AL, distante 35 km de Arapiraca. Segundo as regras estabelecidas por ambos, o Índio largaria de Arapiraca e o Edilson do povoado Folha Miúda, distante 12 km de Arapiraca, na direção de Jaramataia.
 Diante da vitória do funcionário Edilson, seu patrão instituiu o Desafio Grupo Amazônia de Ciclismo, que a partir daquela data aconteceria em todos os meses de julho, no ultimo domingo de férias coletiva, e aberta somente para os funcionários do Grupo e das empresas parceiras.
 A competição permaneceu fechada durante três anos e seus principais campeões foram os seguintes funcionários
 2004 - JOSÉ FRANCISCO  - Chefe de Produção
2005 - ISMAEL PACHECO – Auxiliar de Produção
2006 - ISMAEL PACHECO – Auxiliar de Produção
 A partir de 2007, com o sucesso das edições anteriores, o evento foi aberto à participação de qualquer atleta. Sendo denominado, a partir desta data, de Desafio de Ciclismo.
 Outra característica que foi dada à competição foi de torná-la uma adaptação da centenária competição francesa -PARIS-ROUBAIX. A partir desta data, o percurso seria crescente e incluiria trechos em asfalto, paralelepípedo e também em estrada de terra, conferindo ao evento uma característica única no mundo - três tipos de pavimentos em seu percurso. Os principais protagonistas desta fase foram os seguintes atletas
 2007 - NILTON SOARES – Aracajú (SE)
2008 - JOSÉ ALBERTO NUNES – Santa Cruz do Capibaribe (PE)
 Em 2009, o evento sofre mais uma transformação - recebe a denominação de Freebike, caracterizando-se como uma competição onde o atleta pode competir com qualquer tipo de bicicleta - MTB, Speed ou Ciclocross, tendo como regra única, ser movida somente pela força humana e também que cada atleta largue e chegue  com a mesma bicicleta. O principal protagonista de 2009 foi:
 2009 - MARCELO RAMOS - Santa Cruz do Capibaribe (PE)
 Paris-Roubaix
 Paris-Roubaix é uma prova de ciclismo de estrada que acontece em apenas um dia no norte da França, próximo a fronteira com a Bélgica. Desde o seu início em 1896 até 1967 ela tinha sua largada em Paris e sua chegada em Roubaix, daí a origem do seu nome. A partir de 1968 a cidade de largada foi alterada para Compiègne, a aproximadamente 60 km do centro de Paris, sendo mantida a cidade da chegada. 
 Famosa pelo terreno difícil e seus trechos de paralelepípedos, ela faz parte da chamadas corridas clássicas do calendário europeu e distribui pontos para o ranking mundial da UCI. Ela é conhecida também como Inferno do Norte, Um Domingo no Inferno, Rainha das Clássicas ou La Pascale.
 A prova acontece anualmente em meados de abril e tem como organização o grupo de mídia Amaury Sport Organisation - ASO.
 Mais informações sobre a prova francesa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Paris-Roubaix
  Igor Castro


 TODAS AS INFORMAÇOES NO SITE DO DESAFIO
CLIQUE AQUI

Nenhum comentário: